Panorama
 
 
 

PARA GANHADOR DO NOBEL, BRASIL PODE SE DESTACAR NO COMBATE AO AQUECIMENTO GLOBAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

12 de Outubro de 2007 - Juliana Cézar Nunes e Wellton Máximo* - Repórteres da Agência Brasil - Brasília - Ganhador do Nobel da Paz, premiado com o ex-vice-presidente americano Al Gore, o presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), Rajendra Pachauri, afirmou que o Brasil pode assumir papel de liderança entre os países em desenvolvimento no combate ao aquecimento global.

A declaração foi dada em entrevista à Agência Brasil no último dia 24, na sede das Nações Unidas, em Nova York. Na ocasião, Pachauri apresentou o esboço de um relatório que será discutido em novembro, na Espanha. No documento, ele sugere ações para estabilizar as emissões de gases poluentes.

Segundo Pachauri, os brasileiros devem aprender a conciliar o desenvolvimento com o respeito ao meio ambiente. "O Brasil, assim como outros países, precisa crescer, mas deve fazer isso com sustentabilidade e mínimo impacto”, destacou.

O presidente do IPCC também afirmou que, apesar de a maior parte da energia do Brasil vir de fontes renováveis, o país precisa estimular outras maneiras para diminuir as emissões de gás carbônico. “Além de promover as energias alternativas, o Brasil necessita apostar no mercado de carbono”, completou.

O mercado de créditos de carbono é um mecanismo por meio do qual empresas de países ricos financiam projetos de desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento. Em troca da redução de lançamento de gás carbônico na atmosfera, as empresas podem manter o nível de emissões nas nações de origem.

Além do IPCC, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore ganhou hoje (12) o Prêmio Nobel da Paz de 2007. “Seu forte compromisso, refletido na sua atividade política, suas conferências, filmes e livros, reforçaram a luta contra o aquecimento global”, disse o Comitê do Nobel da Paz em Oslo (Noruega).

Neste ano, Gore ganhou um Oscar pelo documentário Uma Verdade Inconveniente, sobre o aquecimento global. “Provavelmente, ele é o indivíduo que mais mais se esforçou para criar um entendimento mundial das medidas que precisam ser adotadas”, acrescentou o comitê do prêmio.

O IPCC foi premiado por duas décadas de investigações científicas que ajudaram a “criar um consenso cada vez mais informado sobre a conexão entre as atividades humanas e o aquecimento global”.

Membros do painel, que reúne cerca de 2 mil cientistas, declararam-se surpresos ao também terem sido escolhidos para compartilhar a honra com Gore. “Estaríamos felizes mesmo se apenas ele tivesse recebido o prêmio porque é um reconhecimento da importância do assunto”, disse a porta-voz do IPCC, Carola Traverso Saibante.

O Nobel da Paz concede um prêmio equivalente a 1,1 milhão de euros (R$ 2,8 milhões) ao ganhador. Por meio de nota oficial, Al Gore afirmou sentir-se profundamente honrado pelo prêmio. “Enfrentamos uma emergência planetária. A crise climática não é uma questão política, mas um problema moral e espiritual”, afirma o texto.

Para Gore, compartilhar o Nobel com o IPCC aumenta ainda mais a importância do prêmio. Ele também declarou que o prêmio representa uma “grande oportunidade para elevar a consciência global a um nível superior”.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.