Panorama
 
 
 

PLANO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS TEM CONCLUSÃO PREVISTA PARA 2009

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

5 de Outubro de 2007 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O Plano Nacional de Mudanças Climáticas deverá, numa visão realista, estar concluído no final de 2009. A informação foi dada hoje (5) a empresários da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro pelo embaixador extraordinário do Brasil para Mudanças Climáticas, Sérgio Serra. A iniciativa foi anunciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em setembro, na Organização das Nações Unidas (ONU).

O embaixador ressalvou que “pelo menos alguns módulos podem ficar prontos antes e, inclusive, ser divulgados com antecedência para que se possa agir sobre eles, isto é, sobre suas recomendações”. Também disse que, numa perspectiva otimista, o plano pode estar pronto em um ano e meio.

Sérgio Serra disse esperar que alguns pontos do plano possam subsidiar a posição negociadora do Brasil nas discussões que serão realizadas depois da Conferência das Partes, da Convenção do Clima e do Protocolo de Quioto, que acontecerá em Bali, em dezembro deste ano.

O plano tem quatro eixos estratégicos: mitigação das emissões de gases do efeito estufa, considerados causadores do aquecimento global; adaptação; pesquisa e desenvolvimento; e divulgação e capacitação. A comissão encarregada do detalhamento do plano é constituída por 15 ministérios sob a coordenação da Casa Civil. A redação do decreto que dará partida para a elaboração do plano está em discussão no Ministério do Meio Ambiente, segundo o diplomata.

Algumas questões conceituais já foram, entretanto, definidas. Uma delas é que será um plano nacional e não federal. Para isso, ele envolverá os governos nos três níveis (federal, estadual e municipal) e a sociedade civil. Foi eliminado do nome do plano a palavra “enfrentamento”, informou Sérgio Serra, que não explicou o motivo.

Um comitê gestor executivo responderá pela coordenação dos grupos de trabalho temáticos que abrangem, entre outros setores, os de energia e florestas, os que mais contribuem para as emissões de gases no Brasil, salientou Serra. Essas questões, de acordo com o embaixador, terão a participação de governo, universidade, entidades empresariais e sociedade civil organizada. Serra lembrou que o desmatamento representa 75% das emissões brasileiras.

“Os grupos de trabalhão conduzirão consultas públicas as mais amplas possíveis”, informou Sérgio Serra. Ele disse que o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, por exemplo, já apresentou documento com sugestões para o plano, que poderão vir a ser adotadas.

As conclusões da 3ª Conferência do Meio Ambiente, marcada para 2008, deverão conter especificações regionais para iniciativas contra o problema, o mesmo sucedendo com as Conferências Estaduais, que servirão de subsídio ao plano nacional.

+ Mais

Brasil pretende defender em conferência que países ricos liderem redução de gases

5 de Outubro de 2007 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A posição que o governo brasileiro levará à Conferência das Partes do Protocolo de Quioto, em dezembro, em Bali (Indonésia), é de que os países industrializados devem assumir a liderança na redução dos gases poluentes na atmosfera. Foi isso que o embaixador extraordinário do Brasil para Mudanças Climáticas, Sérgio Serra, disse hoje (5) na Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro.

Por trás dessa postura, informou Serra, está a visão de que estas nações são responsáveis pela maior parte das emissões consideradas causadoras do aquecimento global, e tem sido assim historicamente. Para ele, é necessário chegar a um "roteiro ou um mandato o mais ambicioso possível para as negociações que irão ocorrer ao longo de 2008 e, nós esperamos, terminar até o fim de 2009”.

Sérgio Serra afirmou também que os países em desenvolvimento podem e devem encontrar uma forma concreta de contribuir para esse esforço, por meio de políticas públicas que contenham compromissos mensuráveis de contenção ou controle das emissões – mas sem metas. Essas nações chamadas emergentes assumiriam esses compromissos de forma voluntária, sem punição caso não conseguissem cumpri-los, uma vez que a prioridade máxima dos países em desenvolvimento, reconhecida pela Convenção da ONU que trata do clima, é combater a fome e a pobreza e se desenvolver de uma forma sustentável, assinalou o diplomata. Foi nessa linha a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da Assembléia-Geral da ONU.

O Brasil, de acordo com Serra, aceita que esses compromissos sejam fiscalizados pelos demais países. Ele afirmou que ao contrário do que se pode pensar, não é a China, mas os países produtores de petróleo os que mais resistem à redução de suas emissões de gases poluentes.

O embaixador comunicou que a expectativa do governo brasileiro é que a reunião de Bali defina um cronograma de negociações e critérios que devem nortear essas negociações. Ainda não aderiram ao Protocolo de Quioto, que estabeleceu metas de redução de emissões para os países industrializados até 2012, os Estados Unidos e a Austrália. “A gente deve fazer um esforço para trazer esses países para dentro e fazer com que eles assumam esse compromisso”, comentou.

Ele opinou, ainda, que a concessão de algum tempo para que isso ocorra é positiva porque favorece a evolução do pensamento interno nos Estados Unidos sobre a importância do combate às emissões dos gases do efeito estufa. A seu ver, o cenário das eleições norte-americanas “vai servir para motivar mais, qualquer que seja o partido que ganhar, a adotar perante a pressão da sua própria opinião pública uma posição mais construtiva do que tem sido a norma até agora”.

Até 2009 terão de ser definidas as novas metas de redução de emissões de gases poluentes da atmosfera para depois de 2012, dentro de um novo protocolo, que poderá continuar com a mesma denominação. O Protocolo de Quioto, assinado em 1997, só começou a vigorar em 2005, após a ratificação do acordo pela Rússia, quando teve um número razoável de países emissores.

“Nós estamos estimando agora três anos. Talvez menos tempo seja necessário para que um novo acordo seja ratificado. Achamos que é realista ter isso pronto em meados ou fim de 2009”, avaliou o embaixador de Mudanças Climáticas. A esperança, acrescentou, é que se consigam compromissos que levem a um equilíbrio em termos de emissões até 2050.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.