Panorama
 
 
 

PROJETO DA SEMA É CAMPEÃO DA CATEGORIA “GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM MEIO AMBIENTE”

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2007

(08/10/2007) Inscrita no 15º Prêmio Expressão de Ecologia, maior premiação ambiental da Região Sul, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) sagrou-se campeã da categoria “Gestão de Políticas Públicas em Meio Ambiente”, com o projeto “Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA-RS)”.

Neste ano foram inscritos 133 projetos, e o júri escolheu 31 de diversas categorias. Os vencedores serão retratados no Anuário Expressão de Ecologia, em circulação a partir da segunda quinzena do mês de novembro.

O programa Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA-RS) foi lançado em 5 de junho de 2003 objetivando implementar um novo modelo de gestão ambiental, proporcionando agilidade nos processos de licenciamento e fiscalização, promovendo a descentralização das ações da Sema, através da integração dos gestores ambientais nas esferas estadual, regional e municipal. Por conseguinte, a principal função do programa é capacitar os municípios e agentes fiscais para que possam ser geridas amplamente as questões ambientais, além da emissão de licenças e, também, o compartilhamento de responsabilidades entre os departamentos da Sema, Fepam, conselhos regionais de desenvolvimento, universidades, comitês de gerenciamento das bacias hidrográficas e associações municipais.

Já o projeto desenvolvido pelo SIGA-RS, embasado na contribuição para a conservação dos recursos naturais do Estado, atendeu a três problemas: Efetividade à divisão constitucional das competências, ou seja, a necessidade de integração dos sistemas ambientais e dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente nos diferentes níveis de governo, como a União, Estado e Municípios. Distribuição das competências de licenciamentos ambientais, que geravam demandas acima da capacidade de atendimento. E, por último, a promoção de Gestão Compartilhada, com a verificação das qualificações dos órgãos municipais e de seus agentes para o licenciamento das atividades de impacto local e a integração e mútua cooperação desses órgãos.

Os benefícios do projeto são diretos, pois possibilitam o exercício pleno na administração ambiental e seus reflexos são vistos por empreendedores na agilização dos processos de licenciamentos de menor impacto. Reservando aos órgãos estaduais as análises mais complexas e de maior impacto ambiental.

A cerimônia de homenagem aos vencedores será realizada no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC), entre 28 e 30 de novembro.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Termo de Cooperação vai capacitar Técnicos Agrícolas para a legislação ambiental

(09/10/2007) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Governo do Estado do RS, juntamente com a Fepam, firmaram nesta terça-feira (09) Termo de Cooperação com a Associação dos Técnicos Agrícolas (ATARGS) para nivelar seus conhecimentos com relação a legislação de licenciamento ambiental. Para tanto, serão realizados cursos e ações voltados à qualidade e capacitação destes profissionais.

Durante reunião com o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, a diretora-presidenta da Fepam, Ana Maria Pellini; o diretor da ATARGS, Mário Limberger e o Ten Cel Ladimir da Silva, Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, também ficou acertado o equacionamento de questões relativas ao licenciamento de empresas que comercializam produtos agrotóxicos.

Deste forma, a Associação dos Técnicos Agrícolas deverá apresentar à Fepam até novembro próximo amplo diagnóstico do setor, incluindo o número de revendas e tempo de localização, mapa de localização, revendas licenciadas, entre outras informações.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Conscientização para formar um meio sustentável

(02/10/2007) Com o tema “Água boa, para todos e para sempre”, a sétima edição da Semana Estadual da Água, de 6 a 13 de outubro, oferecerá para o Rio Grande do Sul uma série de atividades e a premissa de qualidade, quantidade e perpetuidade da água. Mais uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção RS (ABES-RS), com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

A cada ano, de acordo com a coordenadora da Semana Estadual da Água, Lurdes Wolff, a mobilização da sociedade, de órgãos públicos e privados, assim como Ongs, aumenta, juntamente com a conscientização de que a água é um bem esgotável e que há a necessidade de preservação. Assim sendo, os importantes agentes multiplicadores do assunto-tema do evento são alunos de escolas de todo o Estado, que utilizam materiais informativos distribuídos nas redes de ensinos e acabam auxiliando os professores em suas aulas, tornando-se fixos em murais das entidades.

O evento desse ano baseia-se na premissa de que qualidade (água boa) é conservar e recuperar as águas superficiais e subterrâneas. Quantidade (para todos) é a consideração da disponibilidade de água no planeta e fazem-se necessárias políticas para que sua distribuição atenda às demandas dentro dos princípios da racionalidade. E, perpetuidade (para sempre) trabalha com a disponibilidade garantida para esta e futuras gerações, como condições básicas da vida e que a existência equilibrada da água determina as características da Terra. Essa lógica diminui os impactos do homem e reduz as ações das mudanças climáticas sobre as reservas de água doce.

Segundo a ABES-RS, atualmente, 30% da população da América Latina não têm acesso à água potável. Estima-se que, em 20 anos, 48 países deverão enfrentar escassez ou falta extrema de água, isso afetará uma população de 2,8 bilhões de pessoas, mais um motivo para combater queimadas, desmatamentos, supressão ou alterações no ecossistema, assim como o uso inadequado do solo e projetos de uso d’água sem cuidados ambientais.

Não somente em residências, mas em qualquer lugar, há o conselho de reparar vazamentos em tubulações, de regular as descargas sanitárias, da participação na coleta seletiva do lixo, do uso adequado de agroquímicos, da preservação da Mata Ciliar e o tratamento de efluentes. Pois tubulações com vazamento desperdiçam milhares de litros de água por dia. Com um simples gotejamento perdem-se em média 45 litros de água/dia. Nas descargas sanitárias o gasto pode chegar a 19 litros. Já com a coleta seletiva o objetivo é evitar a contaminação da água e conservar os recursos naturais. O uso adequado de agroquímicos evita o envenenamento da água, do solo e do ar, que afeta a saúde humana, os animais e os respectivos ecossistemas. A preservação da Mata Ciliar é imprescindível na proteção da biodiversidade, rios, lagos, córregos e, principalmente, nascentes. O tratamento de efluentes, não menos importante, é fundamental para a redução de poluição e aumento na qualidade de vida.

O que há de evitar-se são os banhos prolongados e desnecessários, o lixo atirado à água, nos mares e rios, lavar automóveis com mangueira, deixar torneiras abertas, o desmatamento e a poluição do ar.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Governo apresenta Plano de Recuperação do RS

(04/10/2007) O Secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e o Secretário Adjunto, Francisco Simões Pires, acompanharam na manhã desta quinta-feira (4), a apresentação das medidas que integram o Plano de Recuperação do Estado.

A governadora Yeda Crusius explicou o conjunto de propostas de projetos de lei e um decreto do Executivo que visam à recuperação das finanças do Estado e a redução do déficit estrutural. As medidas visam também preparar o RS para o futuro, com ações voltadas à melhoria do serviço público, à eficiência da gestão e à recuperação da capacidade de investimentos.

Entre as novas medidas estão a lei de responsabilidade fiscal estadual – LRF-E, inédita no Brasil, permitirá maior transparência e controle dos gastos públicos e dos Poderes; revisão da estrutura tributária e de incentivos, elevação e redução de alíquotas para determinados setores, além de revisão de incentivos fiscais; extinção de 80% dos cargos de comissão; e a retomada do pagamento de precatórios com parte dos recursos oriundos da venda de imóveis.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto: Jornalista Lúcia Camargo

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.