Panorama
 
 
 

QUILOMBOLAS DO RIBEIRA CADA VEZ MAIS CONECTADOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

09/10/2007 - Oficina sobre o site www.quilombosdoribeira.org.br, realizada na semana passada no quilombo de Pedro Cubas, no Vale do Ribeira, reúne representantes de sete comunidades e aproxima os jovens quilombolas do universo digital - para muitos, foi a primeira oportunidade para clicar em um "mouse" e navegar no espaço cibernético.

O site www.quilombosdoribeira.org.br foi objeto de uma oficina de capacitação na semana passada que reuniu jovens quilombolas do Vale do Ribeira na comunidade de Pedro Cubas, uma das únicas vilas quilombolas da região equipadas com telecentro. Doze moradores de diversas comunidades do Vale do Ribeira (Bombas, Pedro Cubas, Morro Seco, Cangume, Porto Velho, São Pedro e Poça) participaram da atividade, que teve como objetivo dar seqüência ao processo de inclusão digital dos quilombolas e de atualização do site www.quilombosdoribeira.org.br pelos membros das comunidades que compõem o conselho gestor da página na Internet.

O Instituto Socioambiental (ISA) vem apoiando e executando projetos de inclusão digital nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira desde o ano passado, quando o telecentro de Ivaporunduva foi inaugurado. Saiba mais aqui. O ISA também ajudou na construção do site www.quilombosdoribeira.org.br, lançado em dezembro de 2006, leia mais aqui. E, neste ano, voltou a apoiar a instalação do telecentro em Pedro Cubas - mais informação aqui -, aberto em abril, onde foi realizada na semana passada a oficina sobre o site.

A oficina foi ministrada pela equipe de Comunicação do ISA e se desenvolveu ao longo de dois dias. A atividade começou com a memória do projeto, recuperando para os participantes o histórico do projeto do site e levantando junto aos jovens questões relacionadas aos possíveis usos do site pelas comunidades, como a divulgação e valorização de suas culturas, veiculação de denúncias de crimes ambientais e conflitos fundiários, venda de produtos, contato com turistas e pesquisadores interessados em colaborar com as comunidades.

O trabalho teve seqüência com a visita dos quilombolas a cada uma das seções do site para que eles pudessem avaliar o conteúdo atual, sugerir atualizações e mudanças. Em seguida, os participantes realizaram um exercício de redação para responder mensagens enviadas pelos visitantes do site. O exercício teve como objetivo mostrar que tipo de demanda vem sendo gerada pela página, e como elas devem ser encaminhadas pelos jovens e suas comunidades. “Para nós ficou claro que, antes de responder as mensagens, precisamos conversar com as lideranças das comunidades envolvidas”, ponderou José Luiz de França Dias, da comunidade de São Pedro.

Os quilombolas terminaram o primeiro dia com a tarefa de redigir pequenas notas sobre assuntos atuais e relevantes para suas respectivas comunidades. Cada um deles elegeu uma pauta para abordar e começar a trabalhar o texto. No segundo dia de oficina os quilombolas foram apresentados à ferramenta de atualização de conteúdo do site, o editor de texto, e puderam eles próprios inserir as notas que haviam sido escritas na véspera. Os textos foram editados, revisados e publicados. “Gostei muito de ver o que escrevi publicado, é uma sensação bem legal”, disse Jaqueline Rosa, da comunidade de Poça.

A última atividade da oficina consistiu na criação de contas de correio eletrônico (e-mail) para cada um dos participantes, para que eles pudessem enviar notícias e manter contato com a turma da oficina, e num passeio pela comunidade de Pedro Cubas, quando cada quilombola pôde tirar fotos com máquina digital para, depois, publicá-las no site. Para Juari Alves, da comunidade de Morro Seco, a oficina foi estimulante. “Eu sempre acho que conhecimento nunca é o bastante e que nós também temos que estar globalizados”, afirmou. “Agora vou levar essa experiência para nossa comunidade e trabalhar para que um dia tenhamos lá um telecentro”.

A oficina mostrou que a presença de telecentros nas comunidades possibilita que os moradores aprendam rapidamente a utilizar a tecnologia e se familiarizar com a linguagem da Internet. Enquanto os jovens de Pedro Cubas navegam e escrevem e-mails facilmente, alguns dos participantes vindos das outras comunidades nunca tinham visto de perto um computador ou sequer manuseado um “mouse”. É um indicador claro de que ainda há muito trabalho a ser feito para incluir as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira no mundo digital.

+ Mais

A primeira sessão de cinema do Cineclube de Eldorado (SP)

10/10/2007 - O filme Bom Dia Eternidade, do cineasta Rogério Moura, foi o escolhido para inaugurar em pré-estréia, na noite de 5 de outubro, o Cineclube Aldeia Cultural, no município de Eldorado, o primeiro a ser criado no Vale do Ribeira, em São Paulo

A sessão inaugural do Cineclube Aldeia Cultural, sala de cinema ao ar livre, em forma de arena, na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira (SP), foi precedida por um show do músico Edvaldo Santana - que contou com uma pala do também cantor Moisés Moreira - e teve a presença do diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Leopoldo Nunes e do Prefeito de Eldorado, Eloi Fouquet. Cerca de 100 pessoas, entre jovens e adultos moradores da cidade, assistiram à pré-estréia do filme Bom Dia Eternidade, de Rogério Moura, em noite de temperatura agradável e céu estrelado.

Localizada no centro da cidade de Eldorado, o espaço Aldeia Cultural abriga as secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente, uma biblioteca, um ponto de venda de artesanato e agora o cineclube.

A idéia é que a sala seja utilizada como lazer para a população da região e ao mesmo tempo, tenha caráter educativo, exibindo filmes brasileiros de ficção, documentários e animações, curtas, médias e longas metragens. Os temas das fitas devem expressar a diversidade e incidir nos conteúdos programáticos escolares e nos debates públicos do Vale do Ribeira, especialmente no que se refere às manifestações culturais populares, à biodiversidade, aos recursos hídricos e minerais, ao turismo e agricultura familiar.

O Cineclube Aldeia Cultural vai funcionar sempre nos finais de semana. Para as sessões itinerantes, deverão ser visitadas comunidades rurais de populações tradicionais quilombolas e caipiras, além do próprio centro da cidade de Eldorado. As exibições ocorrerão ao ar livre, nas praças públicas, nos centros comunitários ou nas escolas de ensino médio e fundamental da rede pública.

A gestão do Cineclube ficará a cargo de cinco jovens que foram formados e capacitados para isso. Nos dias 27 e 28 de setembro, uma Oficina de Formação Cineclubista, organizada pelo Instituto Socioambiental e a prefeitura de Eldorado, foi ministrada pela Federação Paulista de Cineclubes e pela equipe da empresa Manufatura de Idéias. A iniciativa é resultado da aprovação de projeto de parceria entre o Instituto Socioambiental (ISA) e a prefeitura da cidade, no processo de seleção do edital Pontos de Difusão Digital, da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura.

De acordo com Luis Eduardo Tavares, da Federação Paulista de Cineclubes, a prática cineclubista não se resume apenas à exibição audiovisual, mas se constitui tradicionalmente em uma série de princípios, que visam mediar uma relação democrática entre a obra cinematográfica e o público. Atualmente, com o surgimento das novas tecnologias, cresce o número de cineclubes nas regiões e territórios onde não existem salas de cinema. “Os cineclubes geridos de forma horizontal por equipes locais, se constituem num importante meio de cidadania cultural. Como primeiro cineclube do Vale do Ribeira, espera-se que o Aldeia Cultural se torne um pólo irradiador dessa modalidade cultural na região”, afirma Luis Eduardo.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.