Panorama
 
 
 

REFORMA AGRÁRIA PROTEGE O MEIO AMBIENTE, DIZ PRESIDENTE DO INCRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

5 de Outubro de 2007 - Deborah Souza - Da Agência Brasil - O presidente do Incra, Rolf Hackbart, faz palestra no estande do Incra, na 4ª Feira Nacional da Agricultura Familiar
Brasília - Durante a 4ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) quer mostrar a importância do desenvolvimento do setor para o meio ambiente.

A feira, aberta ontem (4) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, vai até o próximo domingo (7).

“Estamos promovendo o desenvolvimento sustentável, buscando licenciamento ambiental dos assentamentos na Amazônia Legal. Desde o ano passado, o desmatamento nos assentamentos caiu 51,2%; aumentamos o número de famílias, o número de áreas assentadas na Amazônia Legal e o desmatamento caiu”, disse o presidente do Incra, Rolf Hackbart, em entrevista à Agencia Brasil.

Segundo Hackbart, o Brasil já tem 7,4 mil projetos de assentamentos, em cerca e 72 milhões de hectares, nos quais vivem em torno de 700 mil famílias. Ele informou que o Segundo Plano Nacional da Reforma Agrária, de 2003, já assentou mais de 400 mil famílias.

Para o presidente do Incra, o grande desafio agora é o desenvolvimento dos assentamentos, a geração de renda, emprego e a recuperação do passivo ambiental. “Estamos criando agricultores familiares, com crédito, assistência técnica e infra-estrutura”, comentou Hackbart.

Paulo Barreto, representante do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) avaliou que as mudanças climáticas afetam a forma de como as pessoas vão praticar a agricultura, com a chuva e ocorrência de secas excessivas, por exemplo. Mas, ele também tem uma visão positiva, diante da situação.

“Pode também ser oportunidade com as novidades que estão surgindo. A área de biocombustível pode aumentar bastante. Plantar o que vai poder usar para combustíveis é uma oportunidade. Também pode ajudar na área de reflorestamento, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas globais”.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.