Panorama
 
 
 

A TRILHA DAS GRANDES BALEIAS JOGA ARGUMENTOS DA
CAÇA CIENTÍFICA POR ÁGUA ABAIXO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

10 de Outubro de 2007 - Dezenove jubartes foram marcadas no Pacífico Sul para fornecerem dados à pesquisa tocada pelo Greenpeace e duas instituições científicas.
Amsterdã, Holanda — Projeto do Greenpeace e de duas instituições científicas está marcando e rastreando um grupo de 19 baleias jubartes do Pacífico Sul até a Antártica.

O Japão vive defendendo a matança de baleias que promove anualmente afirmando que se trata de uma 'caça científica'. Este ano, o país pretende matar 935 minkes, 50 fins e 50 jubartes - as duas últimas ameaçadas de extinção. Pois o Greenpeace e duas instituições científicas (Opération Cétacés e o center for Cetacean Research and Conservation) lançou nesta quarta-feira o site do projeto A Trilha das Grandes Baleias desmascarando os argumentos da frota baleeira japonesa, mostrando que é possível sim estudar as baleias sem matá-las.

Os pesquisadores do projeto marcaram um grupo de 19 baleias jubartes do Pacífico Sul com sensores que enviam sinais por satélite, permitindo o rastreamento dos animais. Quem quiser acompanhar a rota delas rumo ao Oceano Antártico e aprender mais sobre as ameaças à vida marinha, basta acessar o site A Trilha das Grandes.

O projeto produzirá um material científico vital para o conhecimento dos movimentos, habitat e estrutura da população das grandes baleias.

“Em menos de dois meses, o monitoramento das baleias do Pacífico Sul já proporcionou um grande conhecimento científico e nenhuma baleia morreu para que isso fosse conquistado” afirma Sara Holden, coordenadora da campanha de baleias do Greenpeace Internacional. O programa de pesquisa não-letal A Trilha das Grandes Baleias pretende mostrar que as baleias não precisam morrer em nome da ciência e podem ser de grande valor econômico para os países, por meio do turismo de observação de baleias. Ilhas do Pacífico Sul já possuem estruturas atendendo exclusivamente essa forma de turismo, que traz grandes lucros, sem promover a matança dos animais.

“As pesquisas não-letais e o turismo de observação de baleias já vem sendo desenvolvidos no Brasil há mais de 20 anos, obtendo resultados valiosos”, afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de baleias do Greenpeace Brasil.

O site da “Trilha das Grandes Baleias” também aponta a necessidade de uma rede global em prol das reservas marinhas, que darão às espécies ameaçadas uma chance de recuperação.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.