Panorama
 
 
 

AÇÃO DO GREENPEACE CAUSA TUMULTO NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

Brasília (17/10/07) - O gerente do Ibama em Santarém, Daniel Cohenca, suspendeu a autorização especial de coleta e transporte de árvores queimadas concedida ao Greenpeace (clique para ver documento oficial), no último dia 11. Com a autorização especial, o Greenpeace pretendia transportar uma tora de castanheira (Bertholletia excelsa) de Castelo dos Sonhos (PA) para São Paulo e Rio de Janeiro, o que acabou provocando confronto com madeireiros e moradores do município paraense.

O cancelamento da autorização de transporte ocorreu para não agravar o conflito entre representantes da ONG e moradores do município, área onde ocorre uma operação de fiscalização de desmatamento.

Neste momento, cerca de 100 pessoas ainda cercam a base operativa do Ibama onde se refugiaram os ativistas. Uma comissão dos populares negocia o fim do impasse. No entanto, a Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama esclarece que a presença dos membros do Greenpeace na base põe em risco o bom andamento dos trabalhos que o instituto desenvolve na região e até a segurança da equipe de fiscalização.

A Diretoria contesta a declaração do coordenador da expedição da ONG, Marcelo Marquesini, divulgada hoje no O Globo Online, de que a presença do estado na região amazônica é débil. “Se os ativistas estão a salvo para dar declarações à imprensa é graças à estrutura montada pelo Governo Federal para combater o desmatamento na Amazônia”, rebate Flávio Montiel, Diretor de Proteção Ambiental do Ibama.

A Diretoria propõe a retirada imediata dos militantes do Greenpeace da base do Ibama com o acompanhamento da Polícia Militar até o Mato Grosso ou Santarém. Com a suspensão da autorização de transporte, a tora deve permanecer na localidade, evitando o acirramento do conflito.

Há quinze dias o Greenpeace solicitou a madeira para realizar uma exposição itinerante, com fins educativo-culturais no sudeste do país. Mas a movimentação do grupo no município acabou gerando indisposição com a população local.
Kezia Macedo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.