Panorama
 
 
 

ENCA PROPÕE CRIAÇÃO DE REDE NACIONAL DE COLEGIADOS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

18/10/2007 - Adriano Ceolin - A criação da Rede Nacional de Colegiados Ambientais (Renca) e a realização de encontros regionais desses conselhos foram as principais propostas defendidas no Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca). Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, entre 16 e 18 de outubro, em Brasília, o evento contou com 625 participantes de órgãos federais, estaduais e municipais, além de observadores de diversas entidades.

Durante a plenária de encerramento, o diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Nilo Diniz, anunciou a formação da rede. "Neste primeiro momento, a Renca funcionará como um portal eletrônico de informações. As propostas apresentadas aqui já farão parte dessa rede", explicou. "Os dados cadastrais dos participantes do Enca também estão no portal, o que promoverá também a integração dos conselhos", concluiu.

Além da rede, outro resultado importante do Enca foi a idéia de se promover encontros regionais e/ou estaduais de conselhos de meio ambiente. "Algumas regiões já até decidiram. Os estados do Acre, do Pará e de Roraima, por exemplo, vão realizar um encontro conjunto", informou Diniz. Representante do Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Roberto Francine Júnior, afirmou que haverá um encontro paulista também. "Já está quase tudo acertado", contou. Segundo Francine, o Enca ajudou a entender as peculiaridades da área ambiental em cada estado. "Pudemos aprender uns com os outros", disse. Como exemplo, ele citou o Conselho Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, que já possui uma gestão mais descentralizada. "Foi importante conhecer a experiência de Minas porque, em São Paulo, nós estamos tentando trabalhar de forma mais descentralizada", afirmou.

"Conseguimos algo inédito ao promover um encontro desse porte. Nesses três dias, reunimos pessoas de todas regiões do País", afirmou o gerente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), Marley Mendonça, um dos responsáveis pela organização do Enca. "Foi muito produtivo. Trata-se de um passo importante para promover uma integração maior entre as áreas", disse o diretor do Conama, Nilo Diniz.

+ Mais

Com o Enca, MMA espera articular diálogo entre conselhos do País

18/10/2007 - Daniela Mendes - O secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do Ministério do Meio Ambiente, Hamilton Pereira, participou na manhã desta quarta-feira (17) de um painel sobre a relação entre colegiados e a Política Ambiental Integrada no I Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca), em Brasília. Ele destacou que o MMA espera, com o evento, abrir espaço para discussões e articular o diálogo entre os conselhos de meio ambiente do País "Nosso interesse é fazer desse conjunto de colegiados não apenas espectadores, mas atores das políticas de meio ambiente que defendemos.", declarou.

Ele afirmou ser necessário converter o estado brasileiro em um indutor do processo de desenvolvimento do País e destacou o papel dos conselhos na construção de políticas públicas ambientais. "É importante identificarmos os consensos, para produzirmos as políticas de hoje, e os dissensos, para que se possa produzir os acordos de amanhã.", acrescentou.

O secretário disse ainda que o Enca é uma oportunidade para se discutir com os conselhos uma agenda positiva do ministério, no sentido de socializar as informações, fazer esclarecimentos e mobilizá-los em torno de questões estratégicas para o MMA. "Nos interessa trabalharmos temas como a III Conferência de Meio Ambiente, temas relativos à educação ambiental e, em particular, temas relativos ao fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente", disse Hamilton Pereira.

Para ele é fundamental que o público reunido no I Enca debata e contribua com a criação de políticas públicas em sintonia com os interesses da comunidade. O Enca encerra nesta quinta-feira (18), com a apresentação de propostas elaboradas pelos participantes para melhorar o desempenho dos conselhos e o resultado de suas deliberações. O encontro está sendo realizado no auditório do Parlamundi, LBV, na 915 Sul, em Brasília.

+ Mais

Encontro debate participação social na gestão ambiental

15/10/2007 - Adriano Ceolin - O Ministério do Meio Ambiente promove de 16 a 18, em Brasília, o Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca). A abertura do evento será nesta terça-feira (16), às 18h, no auditório do Parlamundi (Legião da Boa Vontade), com a presença de dirigentes do MMA e de representantes de órgãos colegiados na esfera nacional, estadual e municipal. O encontro busca fomentar o debate entre esses colegiados sobre a participação social na gestão ambiental. Mais de 500 representantes de órgãos de meio ambiente de todas as regiões do País participarão do encontro.

O Enca também tem como objetivo propor uma reflexão sobre as estratégias de fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). O evento foi organizado por uma comissão formada por integrantes de várias áreas do MMA. Um dos responsáveis pela organização do Enca, o diretor do Conama, Nilo Diniz, conta que a idéia da realização do encontro surgiu há dois anos. "Estamos num momento de crescimento da temática ambiental. E os órgãos colegiados são o ponto de contato entre as estatais e a sociedade". Para Nilo, o encontro fortalecerá esses colegiados, considerados fundamentais para a inserção da sustentabilidade socioambiental no desenvolvimento do País.

A abertura do Enca contará com o show do grupo Choro Livre, às 21h. Para quarta-feira (17) haverá o painel "Os Colegiados e a Política Ambiental: participação, transparência e controle social", com as presenças de João Paulo Capobianco, secretário-executivo do MMA, e de Silvia Bava, do Instituto Polis.

+ Mais

Debates avançam em encontro de colegiados

18/10/2007 - Quatro macrotemas foram objetos de debate no segundo dia do Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca). Ontem à tarde (17), os participantes do evento dividiram-se
em grupos de trabalho (GTs) para discutir a participação e o funcionamento dos colegiados; o fortalecimento do Sisnama, Singreh, demais sistemas, e o financiamento;
articulação entre colegiados; e a relação entre colegiados e conferência.

A formação de GTs atende ao objetivo do Enca em propiciar o intercâmbio de experiências entre os órgãos de meio ambiente e comitês de bacias hidrográficas em nível federal,
estadual e municipal A finalidade é fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

Até agora o resultado tem sido positivo, avaliou Dominique Louette, diretora-adjunta do Conama. "Promover essa troca de informações é um grande avanço. Grande parte dos
participantes também avalia assim", afirmou

Ontem, o diretor da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Pires, fez uma exposição na reunião do GT de órgãos de meio ambiente federais. "Nos últimos tempos, houve uma ampliação da participação dos colegiados. Isso é muito importante, mas também
precisamos identificar fronteiras e dividir atribuições", afirmou.

+ Mais

Marina Silva abre Encontro de Colegiados Ambientais, em Brasília

16/10/2007 - Adriano Ceolin - A ministra do Meio Ambiente (MMA), Marina Silva, abriu na noite desta terça-feira (16) o Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca), em Brasília. Em seu discurso, Marina Silva enalteceu a importância do evento, uma vez que envolve a participação da sociedade no debate da política ambiental brasileira, ressalvando-se a competência de cada órgão.

Segundo a ministra, essa participação gera uma quantidade de propostas que devem ser tratadas de forma efetiva no âmbito do governo. "Temos de ampliar cada vez mais nossa capacidade de ação, pois os governos serão exigidos a dar respostas aos problemas ambientais e precisamos ter um olhar muito forte sobre as contribuições da sociedade. Podemos dar um salto qualitativo a partir desse olhar", disse Marina Silva.

A ministra lembrou os 15 anos de criação do MMA: "Essa data é muito simbólica, porque estamos num momento decisivo, pois não basta imaginar que existe o sistema. Ele tem que ser cada vez mais fortalecido", disse, referindo-se ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

"Esse encontro revela que o Sisnama vem se fortalecendo a cada momento e que o governo precisa ser parceiro desse processo", acrescentou Marina Silva. O secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, foi na mesma linha: "Sem a participação das entidades que representam a sociedade, o trabalho de fortalecimento do Sisnama é impossível".

Na avaliação da ministra, o governo deve se estruturar em todos os setores para executar as diferentes tarefas necessárias para dar respostas às demandas e contribuições da sociedade.

O evento, que ocorre até quinta-feira (18), visa fomentar o debate entre colegiados nacionais, estaduais e municipais sobre a participação social na gestão ambiental. Para o diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), essa iniciativa é pioneira. "Ela reúne mais de 500 pessoas. É um espaço de diálogo e dabate sobre as questões ambientais". Além de propor uma reflexão sobre as estratégias de fortalecimento do Sisnama, o Enca também discute a gestão do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.