Panorama
 
 
 

“LUZ PARA TODOS” CHEGA PARA POVOS INDÍGENAS DO ACRE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

17 de outubro - O programa “Luz para Todos”, do Ministério das Minas e Energia, beneficia até agora 190 famílias indígenas de aldeias nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá (AC). As primeiras famílias contempladas estavam dentro de critérios estabelecidos pela Funai, como proximidade aos núcleos urbanos, esclarece Antonio Apurinã, administrador regional da Funai em Rio Branco.

Técnicos da Funai de Brasília e de Rio Branco, do Comitê Gestor Estadual e do IBAMA estão visitando as comunidades priorizadas pelo programa, que terão o fornecimento de energia elétrica estabelecido, para minimizar os impactos socioambientais e culturais pela introdução dessa nova tecnologia. “As comunidades têm o poder de decisão se querem ou não o programa”, destaca a técnica da Funai Conceição Borges, responsável por acompanhar a implantação de energia elétrica nas aldeias.

A ação faz parte da Agenda Social dos Povos Indígenas lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 21 de setembro, em São Gabriel da Cachoeira (AM). A energia elétrica, para os povos indígenas do Acre, é de grande importância por se tratar de um vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural nas comunidades.

+ Mais

Indígena Makunaima é personagem de documentário

19 de outubro - Makunaima, uma figura indígena, considerada por alguns povos como sagrada, tem sua história contada no documentário “Nas Trilhas de Makunaima”, que o SESCTV exibirá no dia 20 de outubro, sábado, às 21 horas.

Dirigida por Thiago Chaves Bríglia, a produção discorre a relação desse personagem com o Monte Roraima, localizado no extremo norte do Brasil. Crenças, lendas e mistérios em torno da montanha são transmitidos de geração em geração pelos índios Ingarikó, Taurepang e Macuxi.

O documentário mostra influências de Makunaima nos hábitos e costumes locais como a pesca, a caça e a religião. Inspiração para o escritor Mário de Andrade, em seu romance “Macunaíma”, o “Monte Sagrado” também coopera com o crescimento do turismo na região.

Nas Trilhas de Makunaima faz parte do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, DocTV, uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, TV Cultura São Paulo e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD e do SESCTV.

+ Mais

Funai esclarece sobre Terra Indígena Piaçaguera

18 de outubro - Em relação a notícias veiculadas na mídia sobre o projeto de construção de um porto em Peruíbe, na Baixada Santista, pelo Grupo EBX, a FUNAI esclarece que a área pretendida para implementação do projeto incide na Terra Indígena Piaçaguera, de ocupação tradicional do Povo Tupi-Guarani, cujo relatório antropológico foi aprovado pelo presidente da FUNAI, por meio do Despacho n.º 202/02, e publicado no Diário Oficial da União em 23/12/02, sendo, portanto, uma Terra Indígena reconhecida oficialmente pelo órgão federal indigenista.

Em conformidade com os programas da Agenda Social dos Povos Indígenas, anunciado pelo Presidente Lula em 21 de setembro no município de São Gabriel da Cachoeira/AM, que incluem a demarcação de 127 Terras Indígenas, a FUNAI dará continuidade aos procedimentos administrativos necessários para demarcação e homologação da Terra Indígena Piaçaguera, garantindo ao Povo Tupi-Guarani a posse permanente e o usufruto exclusivo das terras que tradicionalmente ocupam.

+ Mais

Funai envolve técnicos no diálogo para construção do plano de cargos e salários e reestruturação do órgão

18 de outubro - Durante a semana de 15 a 20 de outubro, a Funai realiza o Encontro Nacional de Técnicos, com o tema “Promoção e Proteção dos Povos e Terras Indígenas na Perspectiva de um Novo Indigenismo”, em Brasília (DF). O objetivo é promover o diálogo com os 150 técnicos convidados de todo o Brasil, responsáveis pela execução de ações de proteção territorial e ambiental, de educação, de preservação do patrimônio cultural e de promoção do etnodesenvolvimento.

A abertura do encontro aconteceu com o Presidente da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira, e o corpo de diretores da fundação. Na oportunidade, os técnicos puderam esclarecer dúvidas sobre a negociação do plano de cargos e salários, além de discutir sobre a reestruturação do órgão. Márcio Meira esclareceu que a implantação de uma nova estrutura é um processo que deverá ser feito com a participação das administrações e núcleos de apoio da fundação.

O diretor de assistência e presidente-substituto, Aloysio Guapindaia, destacou a importância da formação e capacitação de técnicos indigenistas e do retorno das ações às comunidades. “Precisamos, cada vez mais, trabalhar com projetos em todas as áreas, pactuados com os povos indígenas, aplicando os recursos com transparência, acompanhamento e fiscalização”, afirmou Guapindaia.

+ Mais

Audiência Pública define novos rumos da Educação Escolar Indígena no Maranhão

18 de outubro - O Ministério Público Federal no Maranhão, representado pelos procuradores da República Alexandre Silva Soares e Flauberth Martins Alves, se reuniu no dia 2 de outubro, em São Luís, com o secretário de Estado da Educação, Lourenço Vieira Silva, representantes da Funai e lideranças indígenas, para discutir possíveis irregularidades na prestação dos serviços de educação indígena. A iniciativa atende a solicitação da Coordenação de Articulação dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIM, que apontou indícios de utilização de verbas, pertencentes a programas do Fundo Nacional de Educação, no transporte escolar indígena.

O encontro resultou em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual a Secretaria de Educação do Maranhão (SEDUC/MA) reconhece inadimplência na prestação regular do serviço público de educação e se compromete a dar condições estruturais ao Conselho Estadual de Educação Indígena, garantindo-lhe sede própria, secretariado com dedicação exclusiva, deslocamento dos conselheiros indígenas para reuniões e fiscalizações, abertura de contas bancárias para cada um dos programas de educação escolar indígena, relação dos professores indígenas contratados pelo Estado do Maranhão nos anos de 2006/2007, implantação de cursos de licenciatura e informar o estado estrutural das escolas localizadas em aldeias, indicando, inclusive, a presença ou não e as condições de material de consumo permanente, como carteiras e quadro de giz, dentre outros, bem como a presença ou ausência de prédio próprio, número de salas e conservação do prédio.

No TAC, a SEDUC/MA obriga-se imediatamente a implantar cursos de formação e capacitação para professores e gestores das escolas, feitos com periodicidade de pelo menos uma vez por ano, e concurso público para professores e demais cargos de educação.

Após a Audiência Pública aconteceu a 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Educação Escolar Indígena do Maranhão (3 a 5/10), cuja pauta incluiu a leitura do Termo de Ajustamento de Conduta e definição de estratégias para mudanças efetivas na educação escolar indígenas do estado.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.