Panorama
 
 
 

MEIO AMBIENTE, UMA LUTA DE PAZ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2007

(18/10/2007) O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, defendeu que todo o cidadão tem responsabilidade na luta pela preservação do meio ambiente em artigo publicado nesta quinta-feira (18) em Zero Hora. Leia o texto.

Ao conceder a honraria da Paz compartilhadamente, o Prêmio Nobel fez justiça com o qualificado grupo de centenas de cientistas de diversas nacionalidades que se abrigam no IPCC, órgão da ONU que tem alertado a humanidade sobre a relação entre a atividade humana e os problemas ambientais, e também fez merecida justiça com Al Gore pela sua Uma Verdade Inconveniente.

Mas, e talvez o mais importante, o Nobel da Paz reforçou a importância da luta contra o cenário sombrio do aquecimento global que os relatórios do IPCC denunciam.

Aqui no Sul, as secas poderão ser mais freqüentes e intensas, com riscos à produção de grãos e de aumento do êxodo rural. No nosso Estado, já foi constatada elevação da temperatura superior a um grau nos últimos anos, aumento de ondas de calor, noites mais quentes, diminuição dos dias de geadas severas, menor quantidade de dias seguidos sem chuva e maior número de dias com chuva consecutiva. Tudo em um quadro revelador de que o Rio Grande do Sul tem vivido as piores estiagens de sua história e, ao mesmo tempo, sofrido com chuvas, mais intensas e concentradas em estações não tradicionais, que castigam as populações e produzem grande impacto social nos bairros mais pobres. Culturas de verão como soja e milho podem sofrer pela diminuição de água no solo de determinadas regiões gaúchas.

É preciso, pois, adaptar o calendário agrícola às alterações climáticas, incentivar novas culturas e o uso de cultivares de ciclos diferentes associado à conservação das matas e à recuperação das áreas de vegetação à beira de rios e nascentes, armazenar água, fortalecer as instituições de pesquisa, melhorar o monitoramento climático e equipar o Estado com um Centro de Meteorologia Aplicada, dentre outras providências.

Na semana da premiação do Nobel da Paz, os ecojornalistas brasileiros, em congresso nacional, reuniram-se em Porto Alegre para tratar exatamente do aquecimento global e de como enfrentá-lo por meio da mídia. No dia da abertura do congresso, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, cinco alunos da rede pública, acompanhados de seus pais e professores, foram premiados por slogans que criaram alertando sobre os males do aquecimento.

Nesta próxima semana, o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, espaço de Estado que traçará o mapa de nossas vulnerabilidades para formulação de planos de adaptação e mitigação, terá seus membros nomeados pela governadora Yeda Crusius. É cada um fazendo um pouco nesta luta de paz. O que não podemos é ficar de braços cruzados.
CARLOS OTAVIANO BRENNER DE MORAES | Secretário de Estado do Meio Ambiente

+ Mais

Conselho do Meio Ambiente aprimora gestão compartilhada

(18/10/2007) Nesta quinta-feira (18), através da realização da 101ª Reunião Ordinária do Consema, foram aprovadas alterações da Resolução 004/2000 e a inclusão das Atividades de Mineração na Resolução CONSEMA 102/2005. E também seis novos municípios tornaram-se qualificados para licenciamento ambiental e impacto local.

A aprovação das alterações na resolução 004/2000, que definia os critérios para a habilitação, estabeleceu o quadro de profissionais, próprios ou à disposição, necessários para a qualificação junto ao Conselho, bem como a periodicidade da troca de informações e prazos para os municípios estruturarem o licenciamento local. De acordo com o Secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, “as alterações da resolução são importantes avanços no aprimoramento da gestão ambiental e particularmente em favor da autonomia dos municípios”.

Já a discussão sobre a inclusão de atividades de mineração na Resolução CONSEMA 102/2005, amplia o rol dos empreendimentos sob a responsabilidade dos municípios e teve a participação de várias entidades que integram o Conselho. A resolução aprovada prevê o tratamento de algumas atividades mineradoras, cujas áreas se restrinjam a dois hectares, como de impacto ambiental eminentemente local e, por isso, de competência municipal. As salvaguardas para o bom uso do licenciamento ambiental estão previstas nas Resoluções aprovadas, que representam um aprimoramento do sistema integrado e compartilhado de gestão ambiental no Estado. “As alterações se constituem numa decisão que atende a um antigo pleito dos prefeitos que se vêem na contingência de atender as demandas de obras públicas municipais e nem sempre podem contar com o licenciamento necessário em face da falta de condições da Fepam em atendê-los” afirma Otaviano Moraes.

Com o acréscimo dos novos municípios agora 176 cidades estão qualificadas para o licenciamento de atividades de impacto local, representando 64% da população do Estado. E nesta ocasião foram protocolados processos dos municípios de Vista Alegre do Prata e Araricá, visando qualificação em licenciamento ambiental e impacto local.

Confira perfil dos seis novos municípios habilitados:

FREDERICO WESTPHALEN

Localização: Região Norte do Estado
População: 28.107 habitantes
Área territorial: 265 km²
Atividades econômicas: agricultura (soja, milho, feijão, fumo, trigo, aveia, hortifrutigranjeiros, uva e cítricos), pecuária (aves, eqüinos, bovinos, ovinos e suínos) e indústria (09 silos, 02 cooperativas, 03 frigoríficos, 05 abatedouros e agroindústrias).

OSÓRIO

Localização: Região Litoral Setentrional do Estado
Área territorial: 663 km².
População: 39.941 habitantes
Atividades econômicas: agricultura (laranja, melancia, cana-de-açúcar, banana, feijão, mandioca, milho e arroz), pecuária (bovinos, búfalos, suínos e aves), indústria (beneficiamento montagem, transformação e extrativista).

NOVO XINGÚ

Localização: Região Planalto Médio
Área territorial: 81,1 Km²
População: 1.878 habitantes
Atividades econômicas: agricultura (soja, milho, trigo e feijão) pecuária (bovinos, suínos, aves e piscicultura) indústria (confecção de roupas e calçados)

RIO DOS ÍNDIOS
Localização: Região Médio Alto Uruguai
Área Territorial: 237 Km²
População: 4.702 habitantes
Atividades econômicas: agricultura (soja, trigo, milho, feijão, sorgo além de cana-de-açúcar, batata e frutíferas), pecuária (bovinocultura, leite e seus derivados, mel, carne de aves e peixes) indústria, comércio e serviços (12 alambiques artesanais e cooperativas de grãos, leite e de crédito)

CRISSIUMAL
Localização: Região Noroeste do Estado
Área Territorial: 364 km²
População: 15.180 habitantes
Atividades econômicas: agricultura (soja, milho, trigo, mandioca, fumo, cana-de-açúcar, aveia, batata inglesa, amendoim, alho, tangerina, pêssego, limão, caqui, abacaxi, maracujá, melancia e banana), pecuária (aves, eqüinos, ovinos, bovinos e suínos), indústrias (Laticínio Criciumal Ltda., Sadia S/A, Indústria Moveleira – mercado nacional/ internacional).

DONA FRANCISCA
Localização: Região Centro
População: 3.552 habitantes
Atividades econômicas: agricultura (soja, milho, fumo, feijão e arroz) pecuária (bovinos, suínos, aves e piscicultura) indústria (beneficiamento de arroz, fabricação de móveis, metalúrgicas e embutidos).
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lúcia Camargo

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.