Panorama
 
 
 

NOVO MORADOR NO ZOOLÓGICO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2007

(16/10/2007) Para compartilhar um recinto no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, a leoa Ronda, nascida no Zôo em 1994, acaba de receber o macho Brutus.

Com aproximadamente 12 anos de idade, o novo morador do Parque vem da propriedade do Sr. Airton dos Santos, mantenedor de leões, em Novo Hamburgo, devidamente autorizado pelo IBAMA.

O leão é um dos poucos felinos que vive em grupo, composto, no máximo, por trinta integrantes. No grupo, geralmente quem comanda a caça e fornece o alimento para os demais membros da família é a fêmea, chefe e favorita do macho dominante.

O leão marca seu território com fezes e urina, e, às vezes, se apropria da maior parte da comida, deixando seus filhotes sem alimento. O felino chega a atingir, quando corre, até 64km/hora.

Dados gerais da espécie:
Espécie: Panthera leo
Família: Felidae
Ordem: Carnívora
Altura: 1m
Comprimento do corpo: 1,8 a 2,4m
Peso: 180kg a 220kg
Longevidade: 25 anos
Gestação: 100 a 108 dias
Número de crias por parto: 1 a 4
Alimentação: carne
Habitat: Savanas
Distribuição: África, Índia
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Fundação Zoobotânica do RS

+ Mais

O Labirinto Beleza no Zôo

(19/10/2007) Neste sábado (20), será lançada com entrada franca, no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, uma obra especial. Trata-se do Labirinto Beleza, um projeto da ONG Acaang, sob coordenação do engenheiro agrônomo Fabrício Ribeiro Azolin, da Agência de Porto Alegre do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), que através de brincadeira interativa com exposição de fotos, objetiva educar e conscientizar os visitantes sobre os cuidados com o meio ambiente.

Com paredes medindo cerca de 1,70 metros de altura, o labirinto tem diâmetro de 17 metros e percurso até o centro. É uma estrutura ao ar livre, sustentada por escoras de madeira de eucalipto cultivado, com fios de arame transpassados em garrafas PET de dois litros. Os visitantes durante o percurso podem visualizar as exposições de fotos, charges, desenhos infantis selecionados com inúmeras questões ambientais, como proteção do meio ambiente, problemas e conservação, assim como quadros, banners e mensagens voltadas para o aproveitamento dos materiais recicláveis, tipos de poluição, áreas protegidas, unidades de conservação e biodiversidade.

A partir de parcerias e apoios de instituições públicas e privadas, a organização não governamental Acaang vem desempenhando atividades de caráter sócio-ambiental e conta com uma equipe multidisciplinar de estudantes e profissionais nas áreas de Agronomia, Geografia, Geologia, História Natural e Ambiental, Medicina Veterinária, Serviço Social e Zootecnia.

O labirinto é aberto à visitação de todos, bem como escolas, organizações não governamentais, empresas públicas e privadas e demais instituições que também podem contribuir com o seu conteúdo, funcionamento, visitação e manutenção.

+ Mais

Dia do Lobo Guará é comemorado no Zôo

(19/10/2007) A Fundação Zoobotânica do RS comemora, no próximo dia 21 – domingo - no Parque Zoológico, o Dia do Lobo Guará. Esta data tem como objetivo popularizar o conhecimento desta espécie que se encontra ameaçada de extinção, na categoria “Criticamente em Perigo”.

Durante todo o domingo, a equipe do Setor de Educação Ambiental do Zôo estará desenvolvendo uma série de atividades, através de painéis educativos, distribuição de bótons e cartilhas de autoria do cartunista Maurício de Sousa. Pegadas do lobo serão pintadas pelo Parque, dando dicas para aguçar a curiosidade dos visitantes. No local do evento serão distribuídas máscaras do lobo para as crianças que participarem das atividades.

Com a divulgação desta espécie, a Zoobotânica busca reduzir a destruição do seu habitat e a matança que ocorre indiscriminadamente.

Sobre a espécie

O Lobo Guará é o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul. Sua distribuição geográfica estende-se pelo sul do Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia a leste dos Andes. Estudos dão conta de que a espécie está extinta no Uruguai e possivelmente na Argentina. No Brasil é encontrado nos biomas: Cerrado, Pantanal, Campos do Sul, parte da Caatinga e Mata Atlântica.

Mede até cerca de 1 metro no ombro e pesa entre 20 e 25 kg. A sua pelagem característica é avermelhada por todo o corpo, excepto no pescoço, patas e ponta da cauda que são de cor preta. Ao contrário dos lobos, esta espécie não forma alcatéias e tem hábitos solitários, juntando-se apenas durante a época de reprodução. A gestação dura em média 67 dias e resulta em ninhadas de até seis crias. O Lobo Guará caça preferencialmente de noite e ataca pequenos mamíferos roedores e aves, mas a sua dieta tem um forte componente omnívora. Estes animais são bastante dependentes da lobeira (Solanum lycocarpum) e estabelecem com esta planta uma relação simbiótica: sem os frutos da lobeira o Lobo Guará morre de complicações renais causadas por nemátodos, e em contrapartida tem um papel fundamental na dispersão das sementes desta planta.

O Parque Zoológico fica na BR 116 – Parada 41 - Sapucaia do Sul. Fica aberto de 3ª feira a domingo, das 8h30 às 17h. Informações pelo telefone 51.3474.1499.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Fundação Zoobotânica do RS

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.