Panorama
 
 
 

PROJETO NA BAIXADA FLUMINENSE TRANSFORMA CATADORES EM AGENTES AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

13 de Outubro de 2007 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Um programa de inclusão social que vincula o resgate da cidadania com a preservação do meio ambiente conquistou o Prêmio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e serve agora de modelo para outras cidades do Brasil e da América Latina.

Batizado de “Coleta Seletiva Solidária”, o programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Mesquita, na Baixada Fluminense. Busca capacitar e apoiar o trabalho de catadores de materias recicláveis.

Entre os municípios interessados em multiplicar a iniciativa estão as cidades de Angra dos Reis, Itaboraí, Nova Iguaçu e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O projeto também já chamou a atenção da Rede de MercoCidades, organização que reúne cidades pertencentes aos países que compõem o Mercosul.

A secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelli, conta que a iniciativa começou com apenas três catadores e atualmente já apóia duas cooperativas, caminhando para uma terceira. Os catadores fazem a coleta em cerca de sete mil residências que aderiram ao projeto, à média de 300 casas por catador.

“Toda semana tem reunião com as cooperativas. E a gente faz um planejamento onde todo o programa é discutido com os catadores: as ruas que eles vão ampliar, as novas casas que vão abrir", explica a secretária. "Então, é um programa territorial na cidade toda, dá mobilidade aos catadores, reafirma a identidade deles enquanto grupo. É um projeto de inclusão social, de geração de trabalho e renda. Eles já estão ganhando em média, quase R$ 500 por catador.”

Um dos catadores envolvidos no projeto é Nivaldo Florentino Romão, 57 anos, natural de Pernambuco, que mora em Mesquita desde os quatro anos de idade. Chamado por um vizinho para participar do projeto, Romão comemora o salário certo que recebe todo mês e que resulta em benefício para toda a família. “A gente coleta, prensa e os compradores vêm e compram os nossos produtos. E graças a Deus tem sido muito benéfico para a gente."

A coleta inicial é acompanhada por dez agentes ambientais da prefeitura. A partir daí, os próprios catadores são transformados em agentes do meio ambiente. A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente pretende transferir para os catadores, por meio da cessão de uso, todos os equipamentos disponibilizados para o trabalho da coleta de materiais recicláveis.

+ Mais

Centro pesquisará tratamento adequado aos rejeitos de carvão em Santa Catarina

13 de Outubro de 2007 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Carbonífera Criciúma, de Santa Catarina, está desenvolvendo um projeto para combater a drenagem ácida provocada por rejeitos de carvão mineral, que há mais de um século polui a região sul do estado. O projeto conta com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e está orçado em R$ 1,2 milhão.

A parte principal do projeto, a Estação Experimental Juliano Peres Barbosa, primeira unidade construída no Brasil com células experimentais e equipamento meteorológico capaz de minimizar os efeitos na natureza da drenagem ácida, será inaugurada na próxima quarta-feira (17), na Mina do Verdinho, no município de Criciúma. A mina é propriedade da Carbonífera Criciúma, empresa líder do setor de mineração de carvão no país.

Um dos coordenadores do projeto engenheiro metalúrgico Paulo Sérgio Soares, informou que a estação tem como objetivo verificar a melhor maneira de reduzir essa drenagem ácida, a partir da cobertura desses rejeitos de forma técnica adequada. “Na verdade [vamos] prevenir a geração dessa drenagem. Isso é feito cobrindo os rejeitos e evitando o contato deles com o ar e com a água da chuva”, esclarece.

Como a cobertura dos rejeitos do carvão pode ser efetuada de formas diferentes e com graus de compactação diversos, utilizando mais de um material, como argila, cinzas de fundo de termelétrica e solo orgânico, Paulo Sérgio Soares explicou que a estação “vai buscar uma maneira de fazer essa cobertura, escolhendo os melhores materiais e as melhores condições técnicas de aplicação dos materiais disponíveis sobre os rejeitos do beneficiamento do carvão”.

A drenagem ácida de mina é um dos principais problemas ambientais relacionados à mineração de carvão. Essa mistura de ácido e metais pesados tem caráter nocivo e pode afetar os mananciais e depósitos de água subterrâneos, comprometendo o meio ambiente.

Os resultados que forem obtidos pelos pesquisadores na estação experimental poderão ser transferidos para outras mineradoras. O trabalho a ser desenvolvido nessa unidade tem importância local, e ao mesmo tempo poderá capacitar os pesquisadores a fazer um “modelamento” de sistemas semelhantes em outras regiões do país onde esse problema da drenagem ácida possa existir, argumentou disse o engenheiro do Cetem. Os primeiros resultados deverão ser obtidos no prazo de três anos.

Os rejeitos da mineração de carvão produzidos em 123 anos de exploração mineral na região carbonífera catarinense ocupam uma área superior a 20 quilômetros quadrados. Os efeitos da drenagem ácida poluiriam a água em 24 municípios de Santa Catarina, que têm como atividade econômica importante a lavra e o beneficiamento de carvão, prejudicando uma população estimada de 650 mil pessoas, de acordo com informação da assessoria de imprensa do Cetem.

“De fato, você tem uma poluição das águas e com isso você prejudica as atividades de abastecimento e de uso para lazer, por exemplo, desses rios, que ficam impactados pela exposição inadequada de rejeitos”, disse o pesquisador.

Paulo Soares explicou que o agravamento da questão, do ponto de vista ambiental, ocorreu na década de 70, quando houve um aumento da mineração do carvão na região. Atualmente, cerca de dez empresas atuam na área carbonífera no sul catarinense, sendo que a maioria adota práticas “mais ambientalmente amigáveis”.

Há também áreas inativas decorrentes da desativação de algumas companhias, cujos rejeitos de carvão estão expostos ao ar e à água a céu aberto desde tempos passados.

O projeto global realizado em conjunto por técnicos do Cetem e da Carbonífera Criciúma abrange também estudos de alternativas para tratamento de efluentes dessas minerações, importação de sistemas de gestão ambiental, conhecimento da dinâmica das águas subterrâneas na Mina do Verdinho para saber como elas são atingidas pela poluição, entre outras atividades.

Paulo Sérgio Soares disse que o projeto pretende também estabelecer parceria com as universidades do Sul do país para transformar a estação experimental num centro de estudos de interesse geral, “que permita a pesquisadores de outras instituições desenvolver seus trabalhos a partir dos dados que a gente colher”.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.