Panorama
 
 
 

PROMOÇÃO CONJUNTA VISA RESTAURAÇÃO DE MATAS CILIARES

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2007

(17/10/2007) Nesta sexta-feira (19), no Balneário Dunas, margem esquerda do Rio Vacacaí, em Santa Maria, ocorrerá um plantio simbólico de espécies nativas, a fim de destacar o lançamento do Programa de Restauração de Matas Ciliares a nível regional. Uma promoção conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a AES Sul.

O lançamento conta com a atuação da Agência Regional de Santa Maria do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), bem como a participação dos municípios, Tupaciretã, Silveira Martins, Toropi, São Pedro do Sul, Júlio de Castilhos, Dona Francisca, Nova Palma, São João do Polesine, Cacequi e Restinga Seca (escolhido como município sede). Cada município fez um projeto específico que condiz com suas necessidades, e serão executados com acompanhamento de engenheiros agrônomos, engenheiros florestais e biólogos para que tudo esteja dentro dos parâmetros de preservação e restauração de Matas Ciliares.

Serão ao todo 35.000 mudas de espécies nativas a serem plantadas, sendo de extrema importância as espécies pioneiras, pois atraem a fauna silvestre, dispersora de sementes e, principalmente, pássaros que auxiliam no processo de regeneração natural. Haverá também, a apresentação e distribuição da cartilha ambiental “Ajude a natureza a proteger os cursos d’água. Preserve a Mata Ciliar”.

Os objetivos do plantio visam: diminuir os processos de erosão e assoreamento, para melhorar a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos; regularizar a vazão das águas superficiais pela redução de sua velocidade de escoamento; aumentar a infiltração das águas provenientes das chuvas para o abastecimento dos lençóis freáticos, e formar corredores naturais que garantam o fluxo entre populações silvestres que sofrem fragmentação e isolamento pela perda dos seus habitats.

Maiores informações podem ser obtidas através do site da Sema (www.sema.rs.gov.br), onde constam as diretrizes ambientais para restauração de Matas Ciliares, assim como sobre o Programa de Restauração de Matas Ciliares.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Grupo Paquetá apresenta sua política de conscientização ambiental na SEMA

(19/10/2007) Nesta sexta-feira (19) a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) recebeu a visita do deputado estadual, João Fischer e o diretor de infra-estrutura do Grupo Paquetá, Ingo Schwinn.

Na audiência dirigida pelo secretário adjunto Francisco Simões Pires, foi apresentado ações da Paquetá de responsabilidade sócio-ambiental. O grupo que iniciou sua trajetória no setor coureiro-calçadista em 1945, possui hoje 12 unidades espalhadas pelo Brasil, além de uma na Argentina (ainda em fase de obras). A empresa tem uma preocupação em promover as relações homem, trabalho e meio ambiente dentro de uma visão de sustentabilidade em total sintonia com a legislação. Uma política de preservação ambiental que atinge todas as regiões de atuação da marca.

A Estação de Tratamento de Efluentes Industriais que funciona junto ao curtume pertencente ao Grupo Paquetá, em Estância Velha, conta com um sistema moderno e eficiente de tratamento de efluentes com técnicos próprios e capacitados. O tratamento passa por três etapas, onde a última para reutilização da água. Tudo com licenciamento e dentro das normas legais de legislação ambiental. Coleta seletiva, aterro próprio, reciclagem, compactação (para reduzir volumes) e sistema de reutilização de água gerando menos consumo também fazem parte da política ambiental da empresa.

Simões Pires reiterou a importância que ações como essa tem para a SEMA. A apresentação da Paquetá demonstra que após o episódio da mortandade dos peixes, em outubro de 2006, as empresas têm a preocupação de mostrar a sociedade que estão agindo dentro da legislação. Buscando ações efetivas para solucionar problemas básicos de saneamento visando à preservação do meio ambiente.

O secretário adjunto destacou ainda que a SEMA está sempre aberta ao diálogo, e receber as demandas dos deputados da Assembléia Legislativa comprova a boa relação existente entre os órgãos. Fischer preside a Comissão de Participação Legislativa Popular e é membro da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e da Comissão de Economia e Desenvolvimento, além de representante do setor coureiro-calçadista. “O sistema estadual dedica atenção a esse setor produtivo tão importante e ter acesso a informações da empresa que acompanha o deputado Fischer facilita nossa atividade de fiscalização e de conhecimento do que está sendo feito no Estado em prol da preservação do meio em que vivemos”.

De acordo com João Fischer, o setor coureiro-calçadista, através de suas entidades representativas – Associação Comercial Industrial (ACI), Associação Brasileira de Indústria de Calçados (Abicalçados), Associação dos Curtumes (Assintecal), Associação das Indústrias de Componentes (AICSUL), sindicatos industriais dos municípios de Campo Bom, Sapiranga, Três Coroas, Igrejinha, Estância Velha e Novo Hamburgo, e as universidades Feevale e Unisinos – apresenta exemplos de tratamento de efluentes que são copiados em todo o mundo.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto: Jornalista Lúcia Camargo

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.