Panorama
 
 
 

RIO, MINAS, ESPÍRITO SANTO E BAHIA CRIAM PÓLO PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUTÍVEIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

19 de Outubro de 2007 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Os governos do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia formalizaram hoje (19) a criação da Fronteira Leste para Biocombustíveis, com a assinatura de um termo de cooperação que prevê a atuação conjunta das secretarias de Agricultura dos quatro estados.

O secretário de Agricultura do Rio de Janeiro, Christino Áureo, informou que o objetivo “é fazer com que todo o potencial de produção de vegetais para etanol, bioenergia, biodiesel, enfim tudo que envolve esse complexo, possa ser desenvolvido nessa região do Brasil, que está muito próxima do litoral e, portanto, da logística portuária”.

Christino Áureo lembrou que o Rio tem tradição na cultura da cana-de-açúcar, que está presente na agricultura local há cerca de 400 anos. Os outros três estados, segundo o secretário, também apresentam experiências de sucesso na área de biocombustíveis. Ele estima que a área disponível para produção de cana para etanol e grãos para biodiesel nesses quatro estados supera um milhão de hectares.

O secretário disse que a intensificação da produção agrícola para a fabricação de biocombustíveis não implicará em prejuízo ao meio ambiente. “Não vai se derrubar nem uma árvore sequer porque são áreas de pastagens que estão degradadas ou que têm baixa produtividade. São lavouras que não apresentam bom retorno para o produtor”, afirmou.

A produção conjunta de cana dos quatro estados alcança atualmente cerca de 80 milhões de toneladas anuais, o que permitiria a instalação de até 30 novas usinas na região. Áureo prevê que essa produção poderá triplicar a partir da criação desse pólo.

Como primeira etapa desse trabalho integrado, os secretários de Agricultura do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, César Roberto Colnago; da Bahia, Geraldo Simões de Oliveira, e de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, pretendem promover a unificação de ações de diagnóstico da realidade agrícola dos municípios que integram a região.

O secretário informou que além dos recursos dos orçamentos estaduais, da União e de órgãos de apoio à pesquisa e difusão de tecnologia, será buscada a equalização tributária entre os estados na parte de impostos.

Estudos nesse sentido serão aprofundados com suporte do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Os governadores querem dar à fronteira um caráter nacional, atraindo fundos de investidores que desejam estabelecer novas indústrias de etanol, açúcar, bioeletricidade e biodiesel e agricultores interessados em aderir ao projeto.

+ Mais

Governo do Rio decreta alerta máximo contra incêndios florestais no estado

18 de Outubro de 2007 - Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A secretaria estadual do Ambiente do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) decretaram alerta máximo em todo o estado contra queimadas e incêndios que estão se alastrando por causa da estiagem prolongada.

Quem for pego em flagrante ateando fogo em qualquer lugar, incluindo queimadas agrícolas, será preso. Atualmente, existem cerca de 150 focos de incêndio espalhados pelo estado, que este ano bateu o recorde histórico de incêndios florestais, com cerca de 8 mil atendimentos pelo Corpo de Bombeiros.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, explicou como a população pode contribuir para o combater os incêndios florestais e ajudar a medida de alerta máximo.

“Em primeiro lugar, sendo solidária com os Bombeiros, atuando como voluntária. Em segundo lugar, com educação ambiental: nada de balão, de queimada, de fazer piquenique com fogo, de jogar guimba de cigarro pela janela”.

Ele orientou a quem vir alguém ateando fogo para limpar estradas, queimando lixo ou preparando terreno para a agricultura para telefonar para o Disque-Denúncia da Polícia Civil, no telefone 2153-1177 ou para a Polícia Militar, no número 190.

As ações emergenciais incluem a mobilização de brigadas do Corpo de Bombeiros e de voluntários do Previfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Minc e o presidente do IEF, André Ilha, também pedem ajuda às prefeituras para que mobilizem a população a colaborar no combate aos focos de incêndio e denunciar os criminosos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.