Panorama
 
 
 

SERVIÇO FLORESTAL PROMOVE CONSULTA SOBRE EDITAL PARA MANEJO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

18/10/2007 - O Serviço Florestal Brasileiro vai ouvir a comunidade do entorno da Floresta Nacional do Jamari sobre os termos do edital de licitação para manejo sustentável dentro da unidade. Serão duas audiências. Uma no município de Cujubim, nesta quinta-feira (18), outra, em Itapuã do Oeste, nesta sexta-feira (19).

As audiências serão abertas a todos os interessados. As contribuições serão recolhidas pela equipe do Serviço Florestal para aperfeiçoamento do documento final. O edital com o conteúdo definitivo será publicado no dia 31 de outubro.

A minuta do edital está disponível na página do Serviço Florestal Brasileiro http://www.florestal.gov.br , onde também pode ser encontrado todo o material referente ao projeto de concessão florestal para uso sustentável na Flona do Jamari como mapas, normas, informações etc.

A equipe do Serviço Florestal Brasileiro trabalha em campo, mobilizando as comunidades locais para as audiências com apoio das prefeituras de Cujubim e Itapuã do Oeste. O governo do estado, por meio da Secretaria de Educação, cedeu um espaço dentro da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Paulo Freire, em Itapuã do Oeste, para a realização da audiência do dia 19. Em Cujubim, o encontro será na sede da Associação de Mulheres.

As reuniões fazem parte de uma agenda de transparência e mobilização civil em torno dos processos decisórios do Serviço Florestal Brasileiro. Na agenda estão incluídas consultas técnicas, seminários e reuniu entre a equipe do Serviço Florestal com diversas entidades ligadas ao governo estadual e às prefeituras na região da flona - além de encontros com entidades ambientalistas e setores empresariais como a Federação das
Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), por exemplo.

Cronograma

Dia 18, de 9h às 17h - Cujubim, na Associação de Mulheres de Cujubim (rua Pardal, esquina com a Av. Roxinou s/n);

Dia 19, de 9h às 17h - Itapuã do Oeste, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Paulo Freire (rua Ayrton Senna s/n, Centro).

Pré-edital - O documento levado à apreciação pública é o primeiro a ser elaborado nesse gênero no Brasil e arremata um processo que iniciou no ano passado com a aprovação de Lei de Gestão de Florestas Públicas.

Ele contém as normas que vão possibilitar a escolha da melhor proposta para receber a concessão para uso dos recursos florestais dentro da unidade. Contém também todas as informações sobre as características geográficas da área, infra-estrutura, estudos de viabilidade econômica e potencial de produtos florestais para manejo de baixo impacto (que segue a Instrução Normativa nº 5/06 do MMA).

Por meio do edital, serão licitados lotes em três tamanhos para atender a grandes, médios e pequenos empreendedores. Quem vencer deverá conservar a área e poderá explorar produtos florestais como madeira, óleos, sementes, resinas, etc. Sempre com técnicas de manejo sustentável. O vencedor poderá também oferecer serviços como ecoturismo, esporte de aventura, etc.

"A publicação do pré-edital coroa um processo que começou com a elaboração do projeto de lei", afirma Tasso Azevedo, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro. "Mas todo o cuidado é pouco para que seja um processo virtuoso - que beneficie as populações locais e promova a conservação da floresta", diz.

Flona do Jamari - A Floresta Nacional do Jamari foi definida pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, como a área onde se localizará o primeiro lote de unidades de manejo a serem submetidas à concessão florestal, segundo Portaria nº 492 - publicada no Diário Oficial da União, dia 24 de setembro de 2007.

Trata-se de uma unidade de conservação federal de uso sustentável, com 220 mil hectares. Desse total, apenas 90 mil (cerca de 40%) serão manejados; já que os outros 60% serão destinados ao uso comunitário, conservação integral, mineração, de acordo com as normas do Plano de Manejo da Flona do Jamari, aprovado pelo Ibama em 2005.

Esses 90 mil hectares serão repartidos em unidades de pequeno, médio e grande portes, que serão licitadas separadamente e sob regras diferenciadas. A idéia é dar oportunidade de acesso a produtores de diferentes escalas, cada um com direitos e obrigações próprias.

+ Mais

Edital seleciona projetos sobre sensibilidade a derramamento de óleo no litoral

18/10/2007 - Grace Perpetuo - O Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicaram nessa quarta-feira (17), no Diário Oficial da União, o edital para uma seleção pública de propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados ao mapeamento de sensibilidade ambiental a óleo na bacia sedimentar marítima do Espírito Santo. O projeto selecionado deverá elaborar cartas de sensibilidade ambiental para derramamentos de óleo (cartas SAO) sobre a bacia.

Para o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, o lançamento do edital é de grande relevância para o completo mapeamento da sensibilidade a óleo no litoral brasileiro. "Nessa ação com o CNPq, estamos garantindo a continuidade dos trabalhos de mapeamento de nosso litoral - e já programamos que, em cinco anos, teremos todas as bacias sedimentares marítimas devidamente levantadas, com um detalhado diagnóstico da sensibilidade ambiental a óleo", afirmou.

O secretário-executivo explicou que a bacia do Espírito Santo foi escolhida "pela relevância de sua biodiversidade e pela pressão da indústria do petróleo em explorar ali novas áreas de produção". "A Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA está elaborando também uma Agenda Ambiental do Petróleo, na qual é fundamental o mapeamento das áreas sensíveis a óleo para, entre outras ações, subsidiar nossos processos de licenciamento e fiscalização e garantir a proteção e a qualidade dos ambientes marinhos e costeiros", acrescentou Capobianco.

A Gerência de Qualidade Costeira e do Ar do MMA já publicou o Atlas de Sensibilidade ao Óleo da Bacia Marítima Ceará/Potiguar; e o da bacia marítima de Santos será lançado ainda este ano. Outros dois atlas estão em andamento: um da bacia marítima do Sul da Bahia e outro da bacia marítima de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

A íntegra do edital para a bacia do Espírito Santo está disponível na página do CNPq na internet: www.cnpq.br. As propostas devem ser submetidas até o dia 30 de novembro; os resultados serão divulgados a partir de 5 de dezembro; e a contratação de projetos será iniciada em 12 de dezembro. A proposta aprovada será financiada com recursos oriundos do MMA, em valor global estimado em R$ 1 milhão, com liberação prevista ainda para este ano.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.