Panorama
 
 
 

CADE VAI DECIDIR SE MANTÉM CONTRATOS PARA LEILÃO DO RIO MADEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

26 de Outubro de 2007 - Agência Brasil - Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pode decidir hoje (26) sobre a manutenção de contratos de exclusividade [não-concorrência] da Construtora Norberto Odebrecht com os principais fornecedores de equipamentos para o leilão das hidrelétricas do Rio Madeira.

Hoje é o último prazo dado pelo Cade para que a construtora se manifeste a respeito de um parecer da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a exclusividade estabelecida com fornecedores e prestadores de serviço para o leilão.

O Cade pediu parecer da Aneel diante da ação judicial movida pela Odebrecht, que contesta decisão da Secretaria de Direito Econômico pela suspensão da cláusula de exclusividade.

+ Mais

Leilão da primeira hidrelétrica no Rio Madeira é adiado para 10 de dezembro

22 de Outubro de 2007 - Marco Antônio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Portaria a ser publicada amanhã (23) no Diário Oficial da União, pelo Ministério de Minas e Energia, adia para 10 de dezembro o leilão de compra de energia elétrica proveniente da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que integra o complexo do Rio Madeira, em Rondônia.

Prevista inicialmente para 30 de outubro, depois para 22 de novembro, a data do leilão foi alterada a pedido da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a fim de garantir o cumprimento dos prazos previstos na legislação pertinente.

A construção de usinas no Rio Madeira gerou polêmica sobre os possíveis impactos socioambientais. No último dia 10, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou com ressalvas os estudos de viabilidade técnica da Usina Santo Antônio. E recomendou alternativas para reduzir o valor da tarifa máxima de energia, por meio da revisão das estimativas de custo.

A nova portaria determina que, no caso de o vencedor da licitação ser consórcio, fundo de investimentos, empresa estrangeira ou entidade de previdência complementar, deverá ser constituída uma espécie de sociedade anônima, antes da concessão para uso de bem público da usina.

Prevê, ainda, a aplicação de penalidades caso alguma unidade geradora da usina não entre em operação comercial nas datas estabelecidas no cronograma do empreendimento.

O vencedor da licitação, segundo a portaria, não terá de arcar com os custos relativos à eventual construção de obras de navegabilidade. E a demanda de consumo de energia elétrica a ser atendido pela usina a partir de 2012 ainda será definida, sem necessidade de declaração de necessidade específica para o leilão de dezembro.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.