Panorama
 
 
 

CERTIFICADO DE CONFORMIDADE É ENTREGUE A 79 EMPRESAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

Certificado de Conformidade é entregue a 79 empresas do setor sucroalcooleiro que aderiram ao Protocolo Agroambiental

23/10/2007 - “Este evento marca um passo preliminar. Agora, vamos nos esforçar para que a agenda seja cumprida, assim daremos o exemplo de como em São Paulo se faz a coisa bem feita. Nós, brasileiros, temos tecnologia e vontade de fazer, estamos antenados com o mundo que vem aí e que exige o meio ambiente preservado para as futuras gerações”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, durante a abertura do evento de entrega dos certificados de conformidade às 79 empresas que aderiram ao Protocolo Agroambiental do setor sucroalcooleiro, nesta segunda-feira (22/10), em São Paulo. Somadas às 17 usinas do Grupo Cosan, agora já são, no total, 96 empresas que aderiram ao protocolo.

O Protocolo Agroambiental foi firmado em junho deste ano entre a Secretaria do Meio Ambiente (SMA), a Secretaria da Agricultura e Abastecimento e a ÚNICA – União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo. Tem por objetivo reconhecer e estimular as boas práticas do setor, por meio da concessão de certificados, visando consolidar o desenvolvimento sustentável. O programa tem dez itens que devem ser seguidos pelas empresas que aderirem ao Protocolo e que passarão por avaliações anuais de desempenho. O principal compromisso refere-se à antecipação do fim da queima da palha de cana como prática de colheita. As 17 usinas que compõem o Grupo Cosan aderiram ao protocolo no último dia 21 de setembro.

“Estamos navegando numa nova era da trajetória dessa antiga planta agrícola, a cana-de-açúcar. Ela deixou de ser apenas uma planta alimentícia para se transformar num novo paradigma na área de energia limpa, colocando o Brasil na vanguarda dessa produção. Portanto, podemos chamá-la, além de cana-de-açúcar, de cana-do-etanol, cana-da-biomassa, cana-da-eletricidade e, em breve, cana-do-etanol celulósico”, avaliou Marcos Sawaya Jank, presidente da UNICA.

Jank comentou que a adesão de quase cem empresas, em pouco mais de um mês, ao Protocolo Agroambiental demonstra que o setor também vive uma nova era, comprometendo-se a transformar fumaça e fuligem em luz, a partir de uma fonte de energia limpa e altamente renovável. Essa opção de geração de energia pode complementar a sazonalidade hidrológica, afirmou.

Agenda ambiental

“Este é um momento importante para todos os empresários brasileiros, quando os que atuam na área sucroalcooleira reconhecem a importância da agenda ambiental e assumem, voluntariamente, um compromisso ambiental perante os órgãos técnicos, seus funcionários e sua entidade representativa”, complementou Graziano.

Graziano diz considerar que a adesão voluntária ao protocolo tem maior chance de sucesso, do que o caminho de comando e controle. Essa adesão representa o esforço de toda a cadeia produtiva e os bons exemplos atraem novos seguidores. Os passos iniciais estão sendo dados, agora é preciso cumprir a agenda”, ressaltou Graziano.

“O exemplo que estamos dando vai fazer a diferença. Temos espírito bandeirante neste Estado, espírito empreendedor, somos líderes do setor mais pujante da nossa economia e isto fará este protocolo dar certo. Vamos caminhar e trabalhar juntos porque todos vocês que aderiram ao protocolo já são vencedores” comemorou o secretário da Agricultura e e Abastecimento, João Sampaio, no encerramento do evento.
Texto: Cris Olivette
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.