Panorama
 
 
 

DENÚNCIAS LEVAM O IBAMA DE MARABÁ A REALIZAR OPERAÇÃO XINGU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

Belém – (22/10/07) - A Gerência Executiva de Marabá em conjunto com os Escritórios de Xinguara e Conceição do Araguaia realizaram de 25 de setembro a 09 de outubro a Operação Xingu. A ação foi desencadeada a partir de denúncias ao Sistema Linha Verde (0800-618080) e solicitação do Ministério Público Federal.

Técnicos do Ibama e policiais militares visitaram os municípios de Xinguara, São Felix do Xingu, Tucumã e Ourilândia, todos na parte sul do Estado, onde foram autuadas nove pessoas por desmatamento ilegal, pesca de espécies fora do tamanho permitido, comércio ilegal de madeira, extração de areia sem licença, entre outros. Ao todo foram aplicados mais de R$ 1 milhão em multas. Segundo a equipe de fiscalização, a situação de conflito agrário e da invasão de terra são fatores que agravam a situação de danos ambientais.

O coordenador da operação, Sidney Luis, ressalta a importância do uso da Linha Verde para denunciar crimes ambientais, mas pede à população que dê informações verídicas e precisas "para que o Ibama possa executar o seu trabalho de forma eficaz e em prol do meio ambiente".
Shirley Moura e Luciana Melo

+ Mais

Trabalhador rural é assassinado em Viana após acompanhar fiscalização do Ibama

São Luís (24/10/07) - A Superintendência Estadual do Ibama no Maranhão recebeu ontem a notícia do assassinato do agricultor José Antônio Souza, conhecido como Lourenço, integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Viana (MA) que colaborou com o órgão ambiental em fiscalização realizada um mês antes de sua morte. O Ibama solidariza-se com os familiares e amigos do trabalhador nesse momento de luto.

Ex-delegado coordenador de base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Viana, Lourenço foi vítima de um tiro no peito próximo ao pescoço e foi encontrado perto da porta de sua casa por familiares que ouviram o disparo, por volta das 18 horas. Valdenor Viegas, delegado responsável pelo caso, informou que não houve testemunhas do tiro e isso dificultou a determinação da autoria do crime.

Como nada foi roubado, há indícios de que tenha sido uma tocaia, mas a polícia segue diversas linhas de investigação e ainda não pode enumerar suspeitos, nem afirmar qual foi o motivo do homicídio. Nesta semana o delegado deve colher depoimentos das pessoas próximas ao agricultor para confirmar a informação de que ele tinha recebido ameaças.

No dia 18 de setembro passado, uma equipe de fiscalização do Ibama deslocou-se para aquela cidade da Baixada Maranhense com o objetivo de apurar diversas denúncias de desmatamento feitas ao Sistema Linha Verde, segundo as quais inclusive áreas de manguezal na região estavam sendo destruídas. Chegando ao município, os fiscais federais solicitaram o apoio do Sindicato para localizar as áreas desmatadas, daí Lourenço acompanhou a equipe como guia durante os dias do trabalho de vistoria.

O resultado final das vistorias em cinco áreas nas quais houve a verificação de crime ambiental constatou o desmatamento de 31,05 hectares em áreas de manguezais mais 12 hectares em áreas de florestas secundárias em regeneração, e resultou na apreensão de mais de 1.300 estéreos de lenha de mangue, moto-serras e um caminhão.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.