Panorama
 
 
 

ENCONTRO REGIONAL DO PNUMA DISCUTE PADRÕES DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

24/10/2007 - Com o objetivo de revisar e fortalecer estratégias para promover padrões regionais de consumo e produção sustentáveis, dentro de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Setor de Tecnologias de Produção Mais Limpa da CETESB (EINP) participou, nos dias 18 e 19 de outubro últimos, na sede do Sinproquim, na capital, do 4º Encontro Regional de Especialistas em Consumo e Produção Sustentável - termo que as Nações Unidas tem usado como uma evolução dos conceitos de Produção Mais Limpa.

O presidente da agência ambiental, Fernando Rei, participou da abertura do encontro ao lado de Ricardo Sánchez Sosa, diretor do PNUMA para a América Latina, destacando o desafio da inserção da produção mais limpa nas atividades da CETESB, destacadamente no licenciamento - dentro dos Planos de Melhoria Ambiental. Ressaltou também o papel da CETESB no Brasil e na região da América Latina e Caribe, com potencial para apoiar iniciativas de outras entidades.

Esta reunião insere-se no Processo de Marrakech, conduzido pelas Nações Unidas desde 2003, com o objetivo de elaborar até 2011 um programa de 10 anos para atender à Declaração de Joanesburgo, estabelecida em 2002 na Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável. Além das reuniões regionais, este processo contém reuniões globais e grupos de trabalho, compostos por especialistas em diversos assuntos, tais como licitações, produtos, turismo e construções sustentáveis, entre outros.

O objetivo específico desse encontro foi discutir estratégias regionais sobre o tema, visando orientar políticas públicas e programas concretos que levem a mudanças nos padrões de produção e consumo global, para serem levadas à próxima reunião do Fórum Regional de Ministros de Meio Ambiente dos países da América Latina e Caribe. Neste sentido, foram feitos debates em grupos de trabalho, integrados por representantes do MERCOSUL, Caribe, Comunidade Andina e América Central, além de representantes de universidades, ongs e empresas, gerando um documento que será encaminhado aos ministros dos países participantes.

Segundo Flávio Ribeiro, gerente da área de Produção Mais Limpa da CETESB, o convite para que a Companhia participasse dessa discussão se deu pelo seu reconhecimento como órgão de referência em assuntos de produção mais limpa e consumo sustentável, já tendo inclusive colaborado em diversas outras ocasiões com o PNUMA, que durante o evento reforçou a intenção de estender esta colaboração.
Texto: Renato Alonso

+ Mais

Eventos na capital e no interior visam consciência ambiental de micro empresários

26/10/2007 - Quatro eventos voltados para a conscientização ambiental dos microempresários no estado foram realizados neste mês de outubro, no interior e na capital, com a participação de técnicos da CETESB. Os eventos foram realizados no âmbito do “II Congresso da Micro e Pequena Indústria”, em São Paulo, no último dia 4, e da “Semana Regional da Micro e Pequena Indústria”, entre os dias 5 e 11, em Marília, Piracicaba e Sertãozinho.

No evento realizado na capital, no âmbito da parceria firmada entre a CETESB e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, o eng. Aruntho Savastano, da Diretoria de Controle de Poluição Ambiental esclareceu aos presentes questões sobre os “Instrumentos de Captação, Tecnologia e Inovação para apoio à Micro e Pequenas Empresas”. Neste sentido, o especialista ressaltou a importância da publicação de duas cartilhas, produzidas pela CETESB e FIESP, que elucidam dúvidas sobre o licenciamento ambiental e fornecem informações diversas sobre como proceder para regularizar a situação do empreendimento junto aos órgãos ambientais.

Dois temas em especial motivaram o interesse dos empresários presentes: o Sistema Unificado de Licenciamento – SILIS e o Projeto de Unificação do Sistema Ambiental do Estado. O encontro ocorreu no Hotel Gran Melia Mofarrej.

No interior, as Agências Ambientais de Marília, Piracicaba e Ribeirão Preto tomaram parte do evento “Semana Regional da Micro e Pequena Indústria”. Os encontros foram realizados em Marília, Piracicaba e Sertãozinho, com a apresentação do tema “Benefícios do Licenciamento Ambiental”, tendo como palestrantes, respectivamente, os gerentes das Agências de Marília, Geraldo Chagas; e de Piracicaba, Cátia Maria Fiano Loureiro; e do técnico Sebastião Lázaro Bonadio, da Agência de Ribeirão Preto.
Texto: Cris Couto

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.