Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS DA SMA E DA CETESB PARTICIPAM DOS TRABALHOS DO IPCC

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

22/10/2007 - Dois funcionários e uma ex-funcionária do sistema estadual de meio ambiente de São Paulo fazem parte da lista de pesquisadores e especialistas brasileiros que participaram da produção dos relatórios do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 2007, junto com o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, no último dia 12/10. João Wagner Alves, gerente da Divisão de Questões Globais da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Oswaldo Lucon, do Gabinete da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, e Sônia Vieira, ex-funcionária da agência ambiental paulista, participaram dos trabalhos do IPCC como coordenadores, autores ou revisores.

O IPCC é ligado à ONU – Organização das Nações Unidas e considerado como a principal instituição científica que trata do assunto do aquecimento global. Reúne mais de 2.500 técnicos do mundo todo, que contribuem com o órgão produzindo relatórios relacionados às mudanças climáticas. O Brasil possui 61 participantes junto ao IPCC. O Comitê do Nobel justificou a escolha por considerar a mudança climática como um dos fatores que podem ameaçar as condições de vida de grande parte da humanidade. O IPCC tem emitido relatórios nos últimos vinte anos e conseguiu criar um consenso sobre a relação entre a ação do homem e o aquecimento global.

“Quando a notícia foi divulgada, eu estava em Genebra, no IPCC, numa reunião com cerca de vinte pessoas para definirmos como será a divulgação do guia do inventário. Essa foi a primeira reunião no IPCC após o anúncio do prêmio, portanto, foi com esse grupo que o prêmio foi festejado. Nós estávamos no lugar certo, na hora certa”, diverte-se Sônia Vieira, que trabalha como coordenadora. “Acho que o prêmio vai ajudar a divulgar o que é o IPCC, o trabalho que realizamos, dando visibilidade ao grupo e ajudando a conscientizar as pessoas. Espero que esse reconhecimento resulte num acordo para todos trabalharem a favor, num esforço concentrado contra as mudanças climáticas e o aquecimento global” concluiu.

João Wagner, por sua vez, lembrou que o envolvimento da CETESB com o IPCC começou com a preocupação dos técnicos da agência ambiental paulista, em relação às questões das mudanças climáticas. Essa preocupação resultou em convênios firmados com o Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT. “A nossa participação na conquista desse prêmio é um reflexo do trabalho da empresa como um todo. A CETESB, enquanto órgão técnico, teve a oportunidade de participar de grupos de trabalho e o Nobel é a materialização da dedicação ao trabalho de todos os técnicos da Companhia”, ressaltou Alves.

“O Painel Intergorvenamental de Mudanças Climáticas convida especialistas do mundo inteiro para discutir as mudanças climáticas. Nós participamos da elaboração de alguns capítulos do IPCC sobre resíduos e energia, a partir de 1994, com a criação do PROCLIMA – Programa Estadual de Mudanças Climáticas, coordenado pela Divisão de Questões Globais (PTQ) da CETESB”, explica Oswaldo Lucon. “Na verdade, a nossa contribuição é pequena em relação ao todo e essa conquista não é individual porque consultamos nossos colegas, que forneceram muito material para o trabalho. Principalmente o pessoal de resíduos, efluentes e veículos. Portanto, o mérito é de todos da CETESB”, avalia Lucon.

O PROCLIMA foi responsável pela elaboração de um dos 15 inventários que compõem a Comunicação Nacional, o inventário nacional de emissões de metano por manejo de resíduos, referente aos anos de 11000 a 1994, e contribuiu para a revisão e redação do método de boas práticas em inventários, publicado em 2006 pelo IPCC (“International Panel on Climate Change”) no Greenhouse Inventories Guidelines: volume on waste.

Considerando a relevância dos projetos de recuperação do biogás gerado pelos resíduos, o PROCLIMA participa do convênio firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente (SMA), CETESB e Ministério da Ciência e Tecnologia, para a redação de “Manuais sobre Recuperação Energética de Biogás de Aterros e Estações de Tratamento Anaeróbio Efluentes no Brasil“.

Este convênio está em vigor desde 2001. Os relatórios parciais podem ser encontrados na página de internet do MCT, com os títulos: “Subsídios para a recuperação e uso energético de biogás gerado em estações de tratamento anaeróbio de efluentes – ETAE” e “Subsídios para a recuperação e uso energético de biogás gerado em locais de disposição de resíduos sólidos - LDRS”. Ambos podem auxiliar os prefeitos e administradores da área de saneamento do Estado de São Paulo e de todo o país a desenvolver seus próprios projetos de biogás, auxiliando na obtenção de recursos gerados por créditos de carbono, que darão suporte à promoção de melhorias no saneamento e desenvolvimento ambientalmente sustentável.

Também no âmbito do PROCLIMA, foi desenvolvido o Método de Inventário de Emissões Veiculares: Metodologia Simplificada de Cálculo das Emissões de Gases do Efeito Estufa de Frotas de Veículos no Brasil.
Texto: Cris Olivette
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.