Panorama
 
 
 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ADERE AO PACTO CONTRA O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

26/10/2007 - O Estado de São Paulo é o primeiro Estado não Amazônico a ser signatário contra o desmatamento na Amazônia. O governador José Serra e o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, formalizaram hoje (26/10), em evento realizado no Parque Villa-Lobos, na capital, a adesão ao Pacto pela Valorização da Floresta e pelo fim do desmatamento na Amazônia.

“Estou dando minha solidariedade política a este movimento. A destruição da Amazônia é de uma irracionalidade total e de muita truculência, isto precisa ser combatido”, afirmou o governador José Serra, aproveitando para sugerir ao secretário Xico Graziano a criação de um selo verde para as madeireiras de São Paulo que trabalham com madeira certificada.

O secretário Xico Graziano também aproveitou a ocasião da realização do evento, organizado pelo Greenpeace e outras oito organizações ambientalistas – Instituto Sócio-Ambiental, Centro e Vida, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, The Nature Conservancy, Conservação Internacional, Amigos da Terra, Imazon e WW Brasil – , para divulgar os últimos números das operações realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente em estradas e nos depósitos da capital, para coibir a comercialização de madeira ilegal proveniente da Amazônia.

Resultados das fiscalizações em estradas e depósitos de madeira

Nas estradas paulistas, foram realizados 9 bloqueios e apreendidos 310 metros cúbicos de madeira ilegal, cerca de 465 toneladas. Foram vistoriados 144 veículos e efetuadas multas no valor total de R$ 234.171,00. Já na megaoperação de fiscalização, envolvendo efetivos da Polícia Militar Ambiental e técnicos do Instituto Florestal e Fundação Florestal, ocorrida ontem (25/10) junto a depósitos localizados na capital e Região Metropolitana de São Paulo, durante a chamada “Operação Primavera/Gasômetro”, foram vistoriados 16 estabelecimentos e apreendidos 210 metros cúbicos de madeira (315 toneladas), totalizando multas no valor de R$ 300 mil. Os números foram apresentados pelo tenente-coronel da Polícia Ambiental, Vanderlei Manoel de Oliveira, que estava representando o comandante da instituição, coronel Ramos.

Outras ações da Secretaria do Meio Ambiente, também já em pleno andamento, envolvem o protocolo assinado com a Secretaria de Habitação e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), tendo como uma das principais diretivas a obrigatoriedade de comprovação da madeira de origem legal, no mínimo, ou a utilização de madeira certificada.

“Vamos avançar ainda mais nessas operações, atingindo também grandes centros consumidores no interior”, anunciou o secretário Xico Graziano ao governador Serra, prometendo implementar ainda mais o Programa “São Paulo Amigo da Amazônia”, um dos 21 Programas Ambientais Estratégicos do Governo do Estado.

A formalização de São Paulo ao Pacto pelo Fim do Desmatamento aconteceu em cima de um caminhão preparado pelo Greenpeace para a exposição itinerante “Aquecimento Global: Apague Esta Idéia”. A exposição deveria ter início neste final de semana, em São Paulo, e depois seguiria para o Rio de Janeiro e Brasília, mas foi adiada porque a atração principal da mostra – uma enorme tora de castanheira do Pará, árvore-símbolo da Amazônia – foi seqüestrada por madeireiros e assentados em Castelo dos Sonhos, no oeste do Pará.

Para simbolizar a exposição da espécie derrubada das matas, o governador Serra, acompanhado pelo secretário Xico Graziano, mais o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que também prestigiaram o evento, pintaram no solo da carroceria do caminhão a "identificação modelo de vítima" utilizada para perícia policial, desenhando a forma de uma tora de castanheira.
Texto: Renato Alonso
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.