Panorama
 
 
 

IBAMA LICENCIA DUAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2007

Brasília (22/10/07) – O Ibama concedeu licença de instalação (LI) para duas pequenas centrais hidrelétricas (PCH) que fazem parte do empreendimento Complexo Hidrelétrico do Rio Itabapoana, a ser implantado no trecho médio inferior do rio Itabapoena, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O complexo é composto pelas pequenas centrais hidrelétricas (PCH) de Pirapetinga e Pedra do Garrafão, já licenciadas, e Nova Franca do Amaral, esta sem solicitação de licença de instalação no Ibama. O objetivo proposto é a geração total de 63,4MW, numa área de abrangência que inclui os municípios de Bom Jesus do Itabapoana e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Mimoso do Sul, no Espírito Santo.

A Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama também concedeu licença de instalação referente à PCH de Santa de Gabriela, proposta para ser implantada no rio Correntes, na divisa entre os estados do Mato grosso e do Mato Grosso do Sul. O empreendimento caracteriza-se por um barramento de cinco metros de altura e um reservatório de 71ha.com potência total instalada de 24MW.

A validade das licenças está relacionada ao cumprimento das condicionantes estabelecidas nos processos de licenciamento.

Informações detalhadas sobre os processos de licenciamento ambiental do Ibama podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico:
http://www.ibama.gov.br/licenciamento

+ Mais

Ibama moderniza serviços do licenciamento

Brasília (25/10/07) – A diretoria de licenciamento ambiental do Ibama está aprimorando a sua página eletrônica. O sistema já disponibiliza os processos que encontram se em tramitação na diretoria.

E a boa notícia é que agora qualquer cidadão pode cadastrar-se, escolher um empreendimento que deseja acompanhar e, a partir daí, receber em seu e-mail as novas informações que forem acrescidas ao processo relativo ao empreendimento selecionado.

O empreendedor também pode solicitar, via internet, a abertura de processos em formulários eletrônicos. E por meio do sistema prestar e obter informações e ainda acompanhar os estágios de sua licença.

Os empreendimentos já caracterizados e disponíveis para consultas no sistema, são: UHE (Usinas Hidrelétricas), PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas), UTE (Usina Termoelétrica), Mineração, Dutos, Rodovias, Ferrovias, Portos, Dragagem e Expl. Calcário Marinho.

A analista ambiental, Eliane Solon, responsável pelos dados da área técnica, resume os benefícios obtidos com a modernização dos serviços de licenciamento “agilidade interna, transparência externa”, afirma ela.
O endereço eletrônico da página do licenciamento: www.ibama.gov.br/licenciamento.

+ Mais

Montiel fala sobre emergências ambientais na Câmara dos Deputados

Brasília (23/10/07) – O Diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, expôs hoje, em audiência pública na Câmara dos Deputados, a atuação do instituto no combate a emergências ambientais. Explicou que o papel do órgão na questão é o de coordenar e supervisionar, por meio do gerenciamento de riscos, a prevenção e o atendimento das emergências.

Montiel disse que o Ibama é responsável por atuar em acidentes gerados por empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental licenciadas pelo órgão, acidentes em Unidades de Conservação e zona de amortecimento, quando afetem bens da União e em casos que ultrapassam limites do Brasil ou invada outros estados.

Além disso, o instituto atua em acidentes radioativos, junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e também quando é feito o pedido pelo Ministério Público. Quando solicitado, age no apoio de órgãos estaduais.

O diretor ressaltou a importância de se ter um procedimento de comunicação rápida entre os órgãos federais e estaduais e até mesmo com a comunidade - que é quem mais ajuda fazendo as denúncias.

O Ibama criou nos últimos anos boletins diários e um Formulário de Comunicação de Ocorrência de Acidente com informações preliminares que permite fazer um perfil do acidente e alimentar o banco de dados com dados georeferenciados.

Foi criado também o Sistema Compartilhado de Informações (Siscom), que disponibiliza informações para vários órgãos, o que possibilitou a criação de um mapa de risco com áreas de maiores acidentes ambientais.

Montiel destacou a estruturação do Ibama para combater emergências ambientais. Entre elas, o funcionamento 24 horas de uma linha (152) para comunicação de acidentes, aquisição de diversos equipamentos , reforço das Superintendências do órgão, além da criação Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
Rodrigo Santori

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.