Panorama
 
 
 

JABOTICABAL TEM NOVA AGÊNCIA AMBIENTAL UNIFICADA E DÁ EXEMPLOS DE PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

26/10/2007 - Em pouco mais de 12 horas em Jaboticabal, o secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, demonstrou na prática o que quer da nova agência ambiental unificada, instalada na cidade nesta sexta-feira (26/10): muito trabalho e disposição para enfrentar os problemas, agilizando e desburocratizando o atendimento, sem deixar de lado o rigor na fiscalização.

Graziano chegou à cidade na quinta-feira (25/10), por volta das 18h30. Em pouco mais de uma hora visitou o aterro sanitário e a estação de tratamento de esgoto, assim como o futuro distrito industrial, acompanhado do prefeito municipal, José Carlos Hori. Em seguida, participou do encerramento da XI Semana de Estudos Jurídicos, da Faculdade de Educação São Luis, lembrando de sua ligação com Jaboticabal, onde lecionou por quase 18 anos, na Universidade Estadual de São Paulo – Unesp.

Na sua palestra, Xico Graziano falou das ações que vem desenvolvendo à frente da pasta ambiental, dando ênfase ao Município Verde, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado. O secretário explicou que as cidades receberão uma nota por seu desempenho no tratamento e destinação dos resíduos sólidos e esgoto, projetos de recuperação da vegetação nativa e outras atividades que demonstrem o cuidado e a preocupação das prefeituras em recuperar ou manter a qualidade de vida em seus municípios. Como exemplo, ele citou a cidade de Luiz Antônio, que receberia nota máxima na região se o sistema já estivesse vigorando.

A nova agência ambiental de Jaboticabal é a décima agência unificada instalada em todo o Estado – e a primeira de 21 novas agências ambientais que estão sendo criadas - , de um total de 56 agências planejadas para abrigar as atividades da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e do DEPRN – Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais. A sede de Jaboticabal vai centralizar o atendimento aos 21 municípios que fazem parte das bacias do Mogi, Tietê/Batalha e Turvo/Grande: Barrinha, Dumont, Guariba, Guatapará, Luiz Antônio, Motuca, Pitangueiras, Pradópolis, Rincão, Santa Lúcia, Taquaral, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Monte Alto, Taiaçu, Taiuva, Vista Alegre do Alto, Dobrada, Santa Ernestina e Taquaritinga, além do município-sede.

Antes da inauguração da agência ambiental unificada, o secretário do Meio Ambiente ainda teve tempo de participar do plantio simbólico de uma muda de Oiti, na Praça Flávio Ferreira, no Bairro Residencial, de Jaboticabal. Lá, foi recepcionado por um grupo de crianças e adolescentes que participam do Projeto Arco-íris, programa de inclusão social que visa tirar as crianças das ruas, oferecendo cursos profissionalizantes e atividades lúdicas. Com uma bolsa que fornece ajuda de custo aos participantes, o programa desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Governo do Estado, dá treinamento para viveiristas e jardineiros, aos adolescentes. Em troca, eles participam do plantio de oito mil mudas de árvores, meta que a prefeitura pretende atingir até o final deste ano.

Graziano gostou do que viu. Foi o que disse na sua palestra na Faculdade São Luis, dirigindo-se a um auditório lotado por estudantes universitários, aos jovens do projeto Arco-íris e também às autoridades presentes à inauguração da agência ambiental unificada.

“É preciso que os municípios se envolvam com os projetos ambientais e este envolvimento tem que contar com todos nós. Não é possível esperar que o Estado sozinho resolva todos os problemas, nem que a Secretaria do Meio Ambiente se encarregue de todas as responsabilidades pelo meio ambiente. Plantar árvores é muito bom. Mas melhor que plantar uma árvore é cuidar dela para que cresça saudável”, alertou o secretário do Meio Ambiente. Atento com tudo que via ao seu redor, antes de iniciar o plantio em um dos canteiros da praça, Graziano não deixou de recolher um papel jogado no chão, demonstrando que são as pequenas ações que fazem à diferença.
Texto: Eli Serenza
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.