Panorama
 
 
 

ONGs LATINO-AMERICANAS SE UNEM POR SANTUÁRIO DE BALEIAS NO CHILE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2007

25 de Outubro de 2007 - Dezenove jubartes foram marcadas no Pacífico Sul para fornecerem dados à pesquisa tocada pelo Greenpeace e duas instituições científicas.
Santiago, Chile — Proposta encaminhada ao Senado chileno quer proteger animais em águas territoriais do país contra a caça dita científica.

Representantes de 15 ONGs latino-americanas especializadas em pesquisa com cetáceos enviaram proposta ao parlamento chileno para a criação de um santuário de baleias em águas territoriais do país. O Chile será sede, em junho do ano que vem, o 60o. encontro anual da Comissão Internacional de Baleias (CIB).

Segundo o texto do acordo proposto, o santuário de baleias deve proibir completamente as operações de caça comercial e científica para assegurar a conservação da diversidade de espécies de cetáceos encontrados nas águas chilenas.

O Senado chileno aprovou acordos semelhantes no passado. Em 2006, os senadores aprovaram a necessidade de se garantir maior prioridade à preservação das baleias e seu ecossistema como parte da política externa do país, e em 2007 o Senado reconheceu a necessidade de uma política nacional de conservação e uso não-letal dos cetáceos.

O grupo de ONGs inclui representantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá, Uruguai e Venezuela, que discutiram também o estabelecimento de outros santuários para baleias em outras regiões do mundo, o desenvolvimento responsável do turismo de observação de baleias e o fortalecimento de programas de pesquisa de cetáceos.

O grupo de ONGs é coordenado pelo Centro de Conservação de Cetáceos (CCC), do Chile, pelo Instituto de Conservação de Baleias (ICB), da Argentina, pela Fundação Cethus, também da Argentina, e apoiado pelo Fundo Internacional para a Proteção Animal e de Habitats (IFAW)

"O Chile pertence ao bloco de países latino-americanos conservacionistas que está trabalhando ativamente na CIB para assegurar uma lei soberana que permita o uso não-letal das baleias no hemisfério sul", afirmou a presidente do CCC, Bárbara Galletti. "O paradoxo resultante disso é que de acordo com a atual lei chilena, espécies cetáceas são protegidas apenas por uma medida administrativa de pesca, que proíbe sua captura até o ano de 2025. Acreditamos que o encontro de ONGs em Santiago é uma oportunidade valiosa para avançarmos em direção ao estabelecimento de um santuário de baleias no Chile, que reflita mais exatamente uma política externa que aproxime o país do padrão internacional em conservação e uso não-letal de cetáceos e do interesse público."

O Japão inicia em novembro sua temporada de caça "científica" nos mares do sul e pretende matar 945 baleias, entre fins, jubartes e minkes.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.