Panorama
 
 
 

OTAVIANO MORAES ENTREGA EM TRÊS PASSOS LICENÇAS PARA ATIVIDADE DE SUINOCULTURA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2007

(26/10/2007) O secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, entregou nesta sexta-feira (26), em Três Passos, durante a interiorização do Governo Yeda Crusius, três licenças ambientais emitidas pela Fepam, sendo duas Licenças de Operação (LO) e uma Licença Prévia (LP) para atividades de suinocultura em municípios da região do Noroeste Colonial.

As LOs foram entregues para a Sadia S/A e para a Associação de Criadores de Suínos do RS (ACSURS). Já a Cotrijuí recebeu a LP.

Com a licença, a Sadia S/A irá desenvolver no município de Redentora, sistema de unidade produtora de leitoas, com 550 matrizes, 110 machos e 815 fêmeas em terminação. A atividade será desenvolvida em uma área construída de 6.976,0 metros², em um sistema de dejetos líquidos, em propriedade rural com área total de 22,85 ha e área de terceiros de 503,33 ha.

A Cotrijuí recebeu Licença Prévia (LP) para desenvolver futuramente no município de Tenente Portela, a atividade de suinocultura em sistema de creche, com 600 animais para engorda, em sistema de dejetos líquidos.

Já a ACSURS, através de Alceu e Erno Binsfeeld, recebeu o licenciamento pelo sistema integrado a ser desenvolvido no município de São Martinho, para a criação de suínos, ciclo completo, com manejo de dejetos líquidos. A atividade vai começar com 450 matrizes em ciclo completo e pretende entregar 800 animais para o abate.

Otaviano Moraes também entregou, junto com a governadora Yeda Crusius, certificados de Gestão Ambiental para as prefeituras de Augusto Pestana, Crissiumal, Esperança do Sul e Pejuçara.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Prática de proteção ao meio ambiente pode ser remunerada

(24/10/2007) Fazer gestão ambiental com o conceito de meio ambiente sustentável, onde os recursos da Terra realmente sustentem a vida e a saúde, dando suporte ao progresso e sendo capaz de se renovar. Com esta finalidade foi realizada terça-feira (23), na Assembléia Legislativa, a terceira audiência técnica voltada para gestão ambiental, com ênfase para a compensação, queimadas e lei das capoeiras.

Compatibilizar a utilização sustentável das pequenas propriedades rurais com a legislação ambiental é uma das demandas que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) vêm discutindo e analisando para uma tomada de ação que beneficie a todos.

Já ocorreram duas audiências referentes ao tema e ontem, o secretário-adjunto da Sema, Francisco Simões Pires e o representante do Defap, João Paulo Steigleder reuniram-se com o Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Elton Weber e a Comissão de Agricultura, Pesca e Cooperativismo, que opera com dois grupos de trabalho: um pelo Conama e o outro por Serviços Ambientais.

Foram ressaltados projetos de recuperação de passivos ambientais, em termos de compensação ambiental, também para os pequenos proprietários, com estudos voltados para queimadas e Lei das Capoeiras.

De acordo com Francisco Simões Pires “o terceiro encontro nos fez voltar para o estudo da viabilidade de remunerar pequenas propriedades rurais, pelas práticas de proteção do meio ambiente”.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

SEMA, Agas e Fecomércio discutem sacolas oxibiodegradáveis

(25/10/2007) O Secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, recebeu nesta quinta-feira (25) representantes da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e do Sindicato dos Gêneros Alimentícios (Fecomércio).

Na reunião, as entidades levaram sua preocupação quanto ao Estado vir a usar sacolas oxibiodegradáveis. Estas sacolas contêm um componente químico que acelera a decomposição do plástico, num processo que dura um tempo médio de 18 meses. Significativa redução se comparada às sacolas comuns que podem levar 300 anos para se decompor, degradando o meio ambiente.

No entanto, faltam estudos que comprovem que este componente químico não agride o meio ambiente. O tema é polêmico e em São Paulo, um parecer técnico contrario a posição da sua secretaria do Meio Ambiente, fez com que o governador José Serra vetasse o projeto.

Diante do exposto, Otaviano Moraes sugeriu a criação de um grupo de trabalho envolvendo técnicos da SEMA, Fepam, Agas e Fecomércio para realizar estudos com embasamento científico a fim de levar a sociedade “elementos de informação fundamentados”.

A Fecomércio e Agas compartilham da mesma posição, primeiro é preciso fazer levantamentos com a finalidade de proporcionar o melhor à sociedade através de um estudo sério que sirva de orientação.

Estiveram presentes Antônio Cesa Longo, Francisco Miguel Schmidt e Paulo Phither, da AGAS; João Francisco Micelli Vieira e Ana Paula Oliva, da Fecomércio.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto: Jornalista Lúcia Camargo

+ Mais

Projeto destaca preservação de Maquiné

(26/10/2007) A Exposição e Mostra Verde, Projeto Maquiné BioAtivo: preservando a Mata Atlântica Gaúcha, que vai de 23 de outubro a 1 de novembro, no Shopping Bourbon Country, realizou quinta-feira (25), coquetel para celebrar o evento.

O projeto, uma ação da Agroindústria e Distribuidora de Produtos Orgânicos e Aromáticos (HBA), sob a coordenação de Laís Birmann e Danielle Daniel, conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e tem o objetivo de preservar e difundir um ambiente sustentável em Maquiné. Entre as finalidades está o incentivo a agricultura orgânica e o reflorestamento, pois é um lugar que abriga diversas espécies ameaçadas de extinção.

O projeto Maquiné BioAtivo visa preservar os 2,7% de Mata Atlântica que restam no Estado, através do cultivo de ervas medicinais orgânicas certificadas, reflorestamento de áreas desmatadas, desenvolvimento de sementes, criação de consórcio de agricultores e no desenvolvimento e fabricação de produtos naturais.

No evento foram expostos os oito objetivos do milênio incorporados ao projeto: acabar com a fome; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, malária e outras doenças; qualidade de vida com respeito ao meio ambiente; e todos trabalhando pelo desenvolvimento.

O projeto também destaca a captação de parcerias de empreendedores para a neutralização de carbono, visto que o aquecimento global é um fenômeno que afeta a todos e está diretamente relacionado ao consumo de energia que geramos, pois as emissões de gases contribuem para o efeito estufa. A neutralização de carbono consiste num modo de conter essas emissões, onde o carbono emitido é quantificado por meio de projetos específicos, resultando em um número de árvores que, plantadas e mantidas em áreas de preservação por trinta anos, produzem o oxigênio equivalente ao carbono emitido.

Estavam presentes na exposição a bióloga e gerente executiva do Projeto da Sema de Conservação da Mata Atlântica no Estado, Vera Lúcia Lopes Pitoni e o Procurador de Justiça e deputado, Vieira da Cunha.

Animais de Maquiné em extinção

Graxaim, onça parda, jaguatirica, paca, araponga, puma, veado-mateiro, lontra, bugio-ruivo, lobo-guará, macuco, tico-tico-rei, gralha-azul e beija-flor.

Vegetais ameaçados

Cedro, corticeira-da-serra, palmito, araucária, canela sassafrás, samambaia, xaxim, orquídeas e bromélias.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lúcia Camargo

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.