Panorama
 
 
 

ATLAS DAS ÁGUAS DO PARANÁ VAI SUBSIDIAR PUBLICAÇÃO NACIONAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Novembro de 2007

O “Atlas das Águas do Paraná” vai subsidiar a publicação com as conclusões do IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que terminou neste final de semana em Foz do Iguaçu, reunindo cerca de 1.250 pessoas de todo o país para debater a gestão integrada dos recursos hídricos. A decisão sobre a publicação foi tomada durante a Assembléia final do Encontro com a participação de 70 comitês, que compõe o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

“Estaremos produzindo uma publicação com a história da gestão das águas no Brasil e o perfil dos comitês de bacias hidrográficas já instalados, utilizando o recém-lançado Atlas paranaense como fonte de informações. O material foi apresentado e aprovado durante aos participantes do encontro, garantindo ainda uma parceria com a Itaipu Binacional para ampliarmos a tiragem”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O secretário contou que entre as informações estão a importância da água no planeta, América do Sul, Brasil e no Paraná; os diversos usos da água e disponibilidade nos continentes, doenças de veiculação hídricas e aspectos de saneamento serão reproduzidas do Atlas do Paraná nos anais do Encontro.

O coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e responsável pela organização do evento, Mauri Pereira, disse que os técnicos da Secretaria, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Suderhsa (Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) se reunirão ainda esta semana para avaliar o trabalho e repassar os conhecimentos adquiridos.

“Possibilitará melhorar e modernizar ainda mais nosso sistema de gerenciamento de recursos hídricos. Além dos técnicos da Secretaria, funcionários da Sanepar, Copel e Itaipu tiveram uma participação ativa em todos os debates mais importantes, demonstrando o interesse em trabalhar as ações de governo voltadas a água de maneira integrada”, afirmou Mauri.

BALANÇO – Os participantes do Encontro consideraram este último o melhor evento já realizado sobre o tema. Durante quatro dias, foram ministradas doze oficinas, 120 experiências de sucesso e 560 pessoas capacitadas em 129 cursos.

Um dos representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília, o técnico Ney Maranhão, disse que os participantes voltaram para casa satisfeitos com o evento. “Tenho acompanhado de perto as ações do Paraná, que está bem preparado e organizado e isso se reforça ainda mais com a realização deste Encontro”, ressaltou Maranhão.

Para Sonia de Souza Lima, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, as discussões tiveram um nível altamente elevado e técnico. “Estamos levando para casa bons exemplos em praticamente todas as áreas. O Paraná conseguiu garantir um público selecionado e resultados em discussões mais polêmicas como na Cobrança do Uso da Água, por exemplo. O Estado está de Parabéns”, destacou a mineira.

O paulista Pedro Carmo mencionou a oportunidade de auto-avaliação que os Estados tiveram sobre o andamento da implantação dos comitês e uso racional da água. “Nós em São Paulo estamos avançando muito, mas percebemos que entre os Estados do Sul o Paraná tem experiências valiosíssimas e inovadoras comprovadas na prática que deram certo. Com isso, pudemos tirar dúvidas e pegar o contato dos técnicos para seguirmos o mesmo caminho. Um evento muito proveitoso”, ressaltou o técnico do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo.

A representante da Secretaria de Obras do Rio de Janeiro, Carmem Petraglia, fez questão de mencionar a palestra do presidente da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira sobre “A Experiência do Conselho Gestor dos mananciais da Região Metropolitana de Curitiba”.

“Estamos tentando fazer um trabalho semelhante na região metropolitana do Rio e a palestra do Alcidino abriu nossos horizontes. Já marcamos para que ele apresente este trabalho em nosso estado. O Paraná nos dará todo o apoio técnico, sem sombra de duvidas esta possibilidade nos ajudará a avançar na questão de urbanismo e gestão dos recursos hídricos”, declarou Carmem.

ESTANDE – O estande do Sistema SEMA (IAP, Suderhsa e ITCG) foi uma dos mais visitados da “Feira de Recursos Hídricos”, que aconteceu paralelamente ao evento. Cerca de 400 pessoas ao dia procuraram os técnicos de plantão para buscar informações sobre programa e Projetos do Governo do Paraná. Entre as ações de maior interesse do público o Programa Mata Ciliar, Desperdício Zero e a Série de Mapas sobre as Bacias Hidrográficas do Estado.

“O Programa Mata Ciliar é muito interessante e importante para o país. Estamos em busca de informações como investimento e logística para que possamos desenvolver algo semelhante”, contou o gerente da Petrobrás, João Oderich, ao receber explicações no estande da Secretaria.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.meioambiente.pr.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.