Panorama
 
 
 

AUDITORIA DEVERÁ APRIMORAR APLICAÇÃO DE RECURSOS NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2007

Na abertura da 24ª Reunião Extraordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), nesta terça-feira (30/10), em Guaratinguetá, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, anunciou duas medidas que serão aprimoradas e encaminhadas ao governador José Serra. A primeira é a criação de uma auditoria para acompanhar a aplicação dos recursos destinados a empreendimentos ambientais e a segunda se refere a uma forma de compensação ambiental para quem preservar a água.

O encontro foi realizado na Faculdade Nogueira da Gama e teve como objetivo discutir e aprovar a criação de Câmara Técnica de Comunicação e Organização Social nos Municípios, a hierarquização de empreendimentos a serem financiados com os recursos do FEHIDRO, advindos da cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio do Estado de São Paulo, na Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul e a concessão ao DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, do valor de até R$ 10.000,00, dos recursos arrecadados, para custeio do sistema de cobrança.

Graziano afirmou que discutirá com o governador de que forma poderá ser realizada a auditoria: se através de uma legislação específica ou de alguma norma especial. “Há muitos recursos que são destinados aos projetos ambientais e que são mal aproveitados”, afirmou. O secretário disse que a intenção é aperfeiçoar a administração desses recursos, até para valorizar o trabalho dos comitês.

Graziano explicou que os recursos solicitados pelas prefeituras serão distribuídos através dos Comitês, ou seja, por vias técnicas e não mais políticas. “Para isso, precisamos que os prefeitos participem das reuniões dos Comitês, juntamente com os seus representantes, e tragam os seus problemas regionais para podermos acompanhar de perto essas questões. Por isso, faço questão de participar de todas as reuniões dos Comitês e, também, da presença dos prefeitos e seus representantes. Queremos um sistema de recursos hídricos mais forte, mais integrado, mais efetivo”.

Quanto à compensação ambiental pela preservação da água, o secretário esclareceu que trata-se de uma forma de estimular quem está atuando em defesa do meio ambiente. “O agricultor que preservar as matas ciliares receberá uma compensação financeira. Queremos, com isso, dar um exemplo para todos”.

Graziano enfatizou a importância dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, principalmente o Município Verde, lembrando que “o município que aderir ao Projeto terá a nossa prioridade. Queremos que o Município Verde seja a marca do nosso governo”. Ele destacou também o projeto relativo à cobrança pelo uso da água.

A reunião contou com as presenças, entre outros, do prefeito de Guaratinguetá, Antonio Gilberto Filippo, que também é presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul; de Paulo Teodoro, presidente do CEIVAP – Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Comitê Federal); e de representantes da Faculdade Nogueira da Gama. Também estavam presentes professores e representantes de entidades ambientalistas da região.
Texto: Rosely Ferreira Martin
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.