Panorama
 
 
 

INVERNO RIGOROSO PROVOCA RACIONAMENTO DE ÁGUA EM BASE BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2007

1 de Novembro de 2007 - Ana Luiza Zenker - Da Agência Brasil - Brasília - Comandante André Schumann, encarregado da logística do Programa Antártica, fala sobre o racionamento de água na base brasileira de pesquisas.

Brasília - Quem vive e trabalha na base brasileira de pesquisas na Antártida, a Estação Antártica Comandante Ferraz, está tendo que racionar água. O motivo é o congelamento dos dois poços que fornecem água líquida para a base, durante o inverno deste ano. Para o capitão de fragata André Schumann, encarregado da logística do Programa Antártica, da Marinha, este inverno é "o mais rigoroso que nós observamos desde que começamos a ter esses dados disponíveis", há 25 anos.

Os dois lagos que abastecem a estação são chamados de lagos de degelo, pois recebem água que derrete das geleiras e da neve nas proximidades da base. O congelamento da água começou a ser sentido a partir de agosto, aproximadamente. Os motivos ainda não foram definidos. De acordo com Schumann, há duas possibilidades de explicação.

A primeira é de que esse é um efeito cíclico, ou seja, que um inverno como o deste ano se repetiria de tempos em tempos. A segunda possibilidade é de que o inverno mais rigoroso seria conseqüência do aquecimento global. O capitão explica que, com o aumento da temperatura da Terra, segundo alguns pesquisadores, há mais evaporação de água dos oceanos. Esse vapor se concentraria nos pólos, dificultando a passagem dos raios solares e deixando a área mais fria durante o inverno.

O capitão informa que não há falta de água potável para consumo, “porque existe um suprimento bastante grande de água mineral, justamente prevendo essas possibilidades”. Já para atividades que precisam de água corrente, como a limpeza da estação, de roupas, sanitários e o banho, a água está sendo racionada. “Foi preciso mudança rotina para qualquer coisa que precise de água corrente”, diz.

“Mas em nada prejudicou o andamento das atividades de manutenção, de condução da estação, da realização das pesquisas”, pondera. Em relação aos estudos, ele explica que na segunda etapa do inverno normalmente são desenvolvidas apenas pesquisas relativas às ciências da atmosfera, que incluem estudos sobre meteorologia, camada de ozônio e gases do efeito estufa, por exemplo.

Uma das preocupações da equipe que faz parte do programa era a dificuldade de acesso, uma vez que grande parte do gelo que já deveria ter derretido ainda está sólido na costa do continente. “O Brasil não possui [um navio] quebra-gelos, precisa ter o verão para você poder chegar com o navio lá”. No entanto, apesar do atraso do verão, o navio Ary Rongel deve chegar à estação amanhã (2), para o início de novas atividades.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.