Panorama
 
 
 

NOVAS SEDES PARA O PROJETO DE CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2007

Em cooperação financeira oficial entre Brasil/Alemanha, Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Meio Ambiente (Sema), estão previstas para inauguração em novembro, duas sedes administrativas do Projeto de Conservação da Mata Atlântica.

O Projeto conta com onze unidades de conservação (UCs), sendo que seis são do Estado, três municipais e duas federais. Para administrá-las existe a necessidade de sedes e o Projeto atua com duas: Sede do 1° Grupamento Ambiental do 1º Pelotão da 1ª Companhia do 3º Batalhão Ambiental, no município de Taquara e a Sede Administrativa da Reserva Biológica Estadual da Serra Geral/DEFAP/SEMA, no Distrito de Barra do Ouro, em Maquiné.

Com o intuito de melhorar a eficiência administrativa das UCs, as novas sedes: 2º Pelotão da 1ª Companhia do 1° Batalhão Ambiental do Comando Ambiental da Brigada Militar; e Parque Estadual de Itapeva e Agência Florestal Torres da Secretaria do Meio Ambiente ficarão no município de Torres/RS. A soma de suas áreas formam um total de 710,20 m². Há, também, a possibilidade da concretização de mais duas sedes, uma em Osório e outra em São Francisco de Paula.

Unidades de Conservação

As UCs que fazem parte do Projeto de Conservação da Mata Atlântica são: Parque Estadual de Itapeva, Parque Estadual do Tainhas, Reserva Biológica Estadual da Mata Paludosa, Reserva Biológica Estadual da Serra Geral, Estação Ecológica Estadual de Aratinga, Área de Proteção Ambiental Estadual Rota do Sol, Área de Proteção Ambiental Municipal Morro de Osório, Área de Proteção Ambiental Municipal de Caraá, Área de Proteção Ambiental Municipal de Riozinho, Parque Nacional Aparados da Serra.

Objetivos das Unidades de Conservação (UCs)

Cada UC tem característica voltada para sua região, mas todos com um objetivo em comum: cuidar da fauna e da flora, preservando animais, vegetais, nascentes de rios e áreas florestais. Promovendo a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais.

Municípios inclusos no Projeto

Ao todo são 28 os municípios incluídos na área do Projeto: Arroio do Sal, Cambará do Sul, Canela, Capão da Canoa, Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Gramado, Igrejinha, Imbé, Itati, Jaquirana, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Osório, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Taquara, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas, Xangri-lá.
ASSECOM SEMA
Lúcia Camargo

+ Mais

Universidades poderão participar do Prêmio de Responsabilidade Ambiental do Estado

As universidades que atuam no Rio Grande do Sul poderão apresentar seus trabalhos de pesquisa e cases ambientais dentro do Prêmio de Responsabilidade Ambiental do RS. E com isso habilitar-se ao prêmio que já é considerado o Oscar do Meio Ambiente no Estado.

O Prêmio de Responsabilidade Ambiental foi idealizado e é promovido pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa e instituído por Resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Governo do Rio Grande do Sul em 09 de maio de 2005, para ser outorgado a pessoas jurídicas que empreenderam projetos e ações desenvolvidos no âmbito do meio ambiente.

A premiação dos cases selecionados acontecerá no dia 07 de dezembro no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Para fazer a inscrição e apresentar os trabalhos os participantes devem inscrever-se no site do instituto www.borboletaazul.org.br ou pelos telefones 051 3395 3930/ 51 3395 4046.

Meio Ambiente destaca a importância da instalação do Balcão Único em regionais (29/10/2007)
Marx André Fortes, Otaviano Moraes, Francisco Simões Pires e Armenio de Oliveira dos Santos
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) recebeu a visita do secretário da Indústria e Comércio de Palmeira das Missões, Marx André Fortes, para tratar de pleitos do município.

Na reunião o secretário adjunto, Francisco Simões Pires enfatizou a importância da instalação do Balcão Ambiental Único nas regionais da SEMA e da Fepam, como uma forma de agilizar o processo de licenciamento ambiental.

Este modelo inovador lançado em Alegrete no final de setembro, junta em um mesmo protocolo a solicitação de licença envolvendo os Departamentos de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), e de Recursos Hídricos (DRH) da SEMA e a Fepam. Em uma atuação conjunta que agiliza e qualifica o atendimento.

Com ele o empreendedor não necessita abrir um processo diferente em cada um dos setores até atingir o licenciamento final na Fepam. A medida possibilita o licenciamento único com a mesma qualidade e cuidados ambientais e ainda sem a demora para obter uma resposta.

Esta janela única está prevista no Plano Plurianual 2008/2011, adotando um sistema simplificado,de integração e unificação da gestão ambiental, objetivando facilitar o atendimento da crescente demanda por esse serviço.
ASSECOM SEMA
Lúcia Camargo

+ Mais

53ª Feira do Livro disponibiliza livro que trata do tráfico de animais

"Aves do Rio Grande do Sul: A Problemática do Tráfico" é um livro escrito pelo zootecnista, Marcio Nascimento, em conjunto com o veterinário, Eduardo Alves, em parceria com o engenheiro agrônomo do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Fabrício Azolin. A obra visa à educação e conscientização ambiental, uma realização da Ong Acaang.

De acordo Azolin, “a beleza, raridade e canto dos pássaros são motivadores para o comércio ilícito, tanto de aves nativas, como exóticas, mas principalmente devido ao lucro que esta atividade ilegal proporciona”. Como o tráfico de animais está classificado em terceiro no “ranking” mundial de comércio ilícito, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas, todavia, o processo de extinção de espécies encaminha-se através da exploração desordenada da fauna brasileira, sobretudo devido à perda de seus habitats naturais e supressões.

Com o patrocínio da Aracruz Celulose, foram feitas oito mil cópias, sendo metade destinada para escolas e crianças, em função de educar e conscientizar, e a outra direcionada à venda.

O livro conta com fotos ilustrativas de aves e linguagem acessível, o que transformou o exemplar em um cartão de visitas do Zoológico de Sapucaia do Sul, juntamente com o Labirinto Beleza e vem sendo comercializado na 53ª Feira do Livro, em Porto Alegre. ASSECOM SEMA/ FEPAM
Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.