Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS CRITICAM POSIÇÃO TÍMIDA DO GOVERNO FEDERAL NO COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2007

08/11/2007 - As posições tímidas do governo federal defendidas nas negociações internacionais, para o enfrentamento dos problemas decorrentes das mudanças climáticas, foram alvo de críticas durante a mesa-redonda realizada nesta quinta-feira (08/11), durante a III Conferência Regional sobre Mudanças Globais na América do Sul, realizada no hotel Bourbon Ibirapuera, na capital. Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP e Academia Brasileira de Ciências, e tendo como coordenador o professor José Goldemberg, da USP, o debate contou com a participação do presidente da CETESB, Fernando Rei, que dividiu a mesa com Marco Antonio Fujihara, do Instituto Totum, e Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo Fernando Rei, o país vem perdendo liderança nos fóruns internacionais, principalmente entre o bloco de nações emergentes formado pelo Brasil, China, Índia e Rússia, por insistir em repetir a argumentação-base de combate ao aquecimento global do princípio das responsabilidades históricas, que consta da Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU e que reconhece que as nações desenvolvidas são as grandes responsáveis pelo problema do aquecimento do planeta.

“É uma postura tímida e bem diferente da exercida pelo governo de São Paulo, que há tempos assumiu voluntariamente metas de redução das emissões de CO2”, citando, ainda, outros avanços obtidos pelo Estado paulista nesta área, como o PROCLIMA e o inventário de emissões de fontes fixas que a CETESB vem coordenando, ações regionais necessárias para o enfrentamento do desafio global.

Para Marco Antonio Fujihara, há uma grande desarticulação a nível nacional, visando a definição de uma política pública para enfrentamento do problema, enquanto que no cenário internacional, “deixamos de ser protagonistas na defesa de mecanismos mais eficientes de combate ao aquecimento global, para sermos mero coadjuvante neste processo”.

As discussões se pautaram pelo andamento das negociações internacionais da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima, o Protocolo de Quioto, e iniciativas regionais para o estabelecimento de um regime climático pós-2012, como projetos de mitigação, como o MDL e novos padrões de consumo.

O recente relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), mostra claramente que é possível deter o aquecimento global se o processo de redução das emissões for iniciado antes de 2015. De acordo com o documento, para salvar o clima do planeta, a humanidade terá que diminuir de 50% a 85% as emissões de CO2 até a metade deste século.
Texto: Renato Alonso
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.