Panorama
 
 
 

FISCAIS COÍBEM DESMATAMENTO NO ENTORNO DE CAVIDADE NATURAL SUBTERRÂNEA EM GOIÁS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2007

Goiás (06/11/07) - Fiscais do Ibama/GO realizaram atividade de monitoramento e prospecção espeleológica no Povoado do Luís, município de Posse-GO. Na região foi encontrada uma área de desmatamento de 2,4 ha, em área de influência da Caverna do Luis.

Os agentes constataram que se tratava de atividade ilegal, tendo em vista que não foi apresentada Licença de Desmatamento, nem porte de motoserra.

A equipe composta pelos analistas ambientais Marco Antônio Lemos Olive e José Augusto Motta, apreenderam a motoserra para que a atividade não tivesse continuidade após a saída da equipe da área.

O local objeto da supressão vegetal possui declividade acentuada, sendo cortado por um dreno natural. Esse dreno segue em direção ao Córrego Passagem, distando cerca de cinqüenta metros à montante do local onde o curso d´água passa a ter um trecho subterrâneo. O que ocasionará, com a chegada do período chuvoso, o carreamento de toda terra da área desmatada para o interior da caverna, implicando em um significativo desequilíbrio para aquele ambiente.

A Caverna do Luis, descoberta naquela ocasião, possui entradas com dimensões consideráveis. A boca no sumidouro do rio possui trinta metros de altura (equivalente a um prédio de dez andares) e a boca da ressurgência 20 metros de altura.

Devido à proximidade da caverna, a ação de desmatamento fere o Decreto 99556/90 e a Portaria Ibama 887/90 que prevê uma faixa de proteção de 250m ao longo da cavidade.

Uma vez constatada a operação ilegal, a informação foi repassada ao Escritório Regional de Alvorada do Norte - GO para que fossem providenciados os Autos de Infração e Apreensão e o Embargo da área.

Diante do que foi constatado, o proprietário terá que recuperar toda a área que esteja dentro da faixa de proteção da caverna e responderá penal e administrativamente pela agressão ao meio ambiente.
Mirza Nóbrega

+ Mais

Usinas produtoras de concreto são notificadas pelo Ibama de Santa Catarina

Brasília (07/11/07) – A operação DAPHNIA II, realizada por fiscais do Ibama de Santa Catarina, notificou três usinas e autuou uma, ambas produtoras de concreto, acusadas de poluir as águas no entorno da Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós).

A ação de fiscalização teve início em 05 de Novembro, com o objetivo principal de notificar as usinas de produção de concreto que emitem resíduos em desacordo com os parâmetros ambientais estabelecidos pela legislação.

As quatro usinas foram localizadas em maio deste ano, e seus efluentes líquidos foram coletados pelo período de três meses. As amostras de resíduos foram submetidas a testes de toxicidade aguda no Laboratório de Recursos Hídricos da ESEC Carijós. Todas as empresas monitoradas apresentaram como resultado, em algum momento, uma inadequação à legislação ambiental para emissão de efluente.

A causa da poluição são resíduos resultantes da lavagem de máquinas e caminhões nas águas da reserva ambiental. Quando chegam às empresas, geralmente estão carregados com restos de cimento e concreto que possuem grande quantidade de produtos tóxicos, o que acaba poluindo a água. Uma grande quantidade de resíduos também foi encontrada nos pátios das empresas.

As três empresas notificadas tem 10 dias para apresentarem adequações dos seus sistemas de tratamento dentro dos parâmetros exigidos pela Legislação vigente. A empresa autuada foi multada em R$ 100 mil e teve as suas atividades suspensas, por não possuir a Licença de Operação.
Mariana Lahud

+ Mais

Campanha do Bilhão de Árvores comemora um ano com plantio de Ipê

Brasília (07/11/07) - Amanhã (8) o comitê DF da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida promove evento comemorativo de um ano da Campanha do Bilhão de Árvores, durante as atividades do programa Betinho Virou Cidadão do Mundo.

A partir das 9h na sede da Asibama, será feito o lançamento do Natal Solidário 2007 e o plantio de uma muda de Ipê doada pelo Departamento de Engenharia Florestal da UnB. Esta será a 918.998ª árvore da CBA no DF e RIDE que tem o objetivo de alcançar o plantio de um milhão de árvores para a região.

Dando continuidade à programação do evento, às 14h será plantada uma Cagaiteira por alunos e professores da Escola Classe 304 Norte, com a participação de familiares, coordenada por Eric Fisher, coordenador da Campanha no DF

E ainda às 19h, alunos do Centro Educacional Gisno e integrantes da Campanha Natal Sem fome-ano 15 organizada pela Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, plantarão um Baruzeiro, sendo esta a 919.000ª árvore da CBA no DF e RIDE.

No Brasil será a muda de árvore nativa de nº 90.000.000 da meta de 100 milhões para o nosso país na CBA. Atualmente o estado campeão é o Paraná com um grande projeto de recuperação de matas ciliares, tocado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Eles já plantaram mais de 8 milhões de mudas com responsabilização dos agricultores proprietários.

No mundo o grande campeão está sendo o México que assumiu a meta de 250 milhões de árvores. Este recrutou o exército e começou a dar recursos financeiros em troca de serviços ambientais, como consta do discurso do presidente daquele país.

O Comitê Florestal da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida deseja transformar a data de 08 de novembro no Dia da Árvore do Cerrado.

Mais informações sobre a Campanha do Bilhão de Árvores estão na página www.unep.org/billiontreecampaign e sobre a Ação da Cidadania estão em www.acaodacidadania.com.br.

+ Mais

Superintendência do Ibama no Piauí beneficia instituições com madeira apreendida

Brasília (07/11/07) – A superintendência do Ibama no Piauí beneficiou este ano, 101 instituições com doações de madeiras apreendidas pelo próprio instituto. As instituições que recebem as doações são escolhidas por uma comissão formada por servidores do Ibama.

Após uma apreensão, o infrator tem 20 dias para contestar. Passando esse prazo, o Ibama incorpora a madeira apreendida ao seu patrimônio, sendo o ato publicado no Diário Oficial da União juntamente com o aviso de doação. A pessoa que estiver realizando o transporte tem o veículo liberado e precisa prestar depoimento na Polícia Rodoviária Federal.

No processo de doação, o Ibama faz a medição do material apreendido e analisa as instituições que manifestam interesse em receber a madeira. Essas instituições tem que, necessariamente, ser governamentais com projetos ou sem fins lucrativos. O trabalho de análise e homologação da doação é realizado pela comissão da superintendência.

Neste ano, um total de 1.1000,83 m³ de madeira já foram doadas para construção de igrejas, escolas, prefeituras, associações, entre outros. Um exemplo desse processo se realizou para a construção da sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Rodrigo Santori

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.