Panorama
 
 
 

IBAMA FECHA GRUTA “POÇO ENCANTADO”

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2007

Salvador (08/11/07) – A Gruta Poço Encantado - um dos principais endereços turístico da Chapada Diamantina, que recebe anualmente de 12 a 15 mil turistas - foi interditada na última terça-feira (06), durante uma operação conjunta realizada por agentes do Escritório Regional do Ibama em Seabra e do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em atendimento à denúncias do Centro Nacional de Estudo, Pesquisa e Manejo de Cavernas (Cecav).

Além do fechamento da gruta, os agentes autuaram o “guardião do Poço Encantado”, Miguel Jesus da Mota, que recebeu uma multa no valor de R$ 50 mil.

Segundo os agentes que lavraram o auto, Miguel foi autuado por “alterar o aspecto ou estrutura da edificação ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial, em função do seu valor ecológico, promovendo construção de escadaria de alvenaria em todo trecho de visitação da gruta do poço encantado, no município de Itaetê, sem autorização do órgão ambiental competente, contrariando a legislação vigente”.

O descumprimento à legislação ambiental, em especial a portaria Ibama 015/2001, que regulamenta o uso turístico das cavernas da Chapada Diamantina, poderá levar ao fechamento outros empreendimentos turísticos na área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o que provocaria um grande prejuízo ao setor turístico no Estado da Bahia.

Nesse momento, o Cecav está programando uma reunião com gestores ambientais do Ibama, SEMARH, Bahiatursa e representantes de empreendimentos turísticos da Chapada Diamantina, à fim de, juntos, encontrarem caminhos que possam resultar na elaboração dos devidos Planos de Manejo Espeleológicos, documento necessário para o licenciamento ambiental do uso das cavernas.
Carlos Humberto
Foto: Ibama/BA

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.