Panorama
 
 
 

LISTA DE ESPÉCIES QUE PODERÃO SER CRIADAS COMO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DEVE SAIR EM SEIS MESES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2007

7 de Novembro de 2007 - Marcela Rebelo - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) terá seis meses para publicar a lista de espécies da fauna silvestre que poderão ser criadas e comercializadas como animais de estimação. Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), publicada hoje (7) no Diário Oficial da União, estabelece os critérios que deverão ser considerados para a escolha das espécies.

O prazo para a publicação da lista começa a ser contado a partir de hoje. O documento poderá ser revisado periodicamente, no prazo máximo de dois anos. Para a escolha das espécies silvestres que poderão ser criadas como animais de estimação, serão usados critérios como risco à saúde humana e adaptação da espécie à situação de cativeiro.

A reprodução das espécies mantidas como animais de estimação deverá ser evitada e, se ocorrer, deverá ser comunicada ao órgão ambiental no prazo de 30 dias. Segundo a resolução, o Ibama irá disponibilizar um sistema informatizado de dados sobre fauna, para controle e monitoramento de animais de criadouro, de estabelecimentos comerciais e de compradores.

O assunto foi bastante discutido e chegou a gerar impasse no Conama. Algumas entidades ambientalistas temem que a medida aumente o tráfico de animais.

“A gente entende que essa liberação pode facilitar as pessoas mal intencionadas que fazem tráfico. Elas vão poder ter outros instrumentos para regularizar esses animais”, afirmou a assessora jurídica da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e representante das entidades ambientalistas do Sudeste no conselho, Cristina Chiodi, em entrevista em agosto à Agência Brasil.

Os defensores da medida acreditam que o tráfico não deve aumentar com a resolução e argumentam que a proposta é uma forma de nortear a fiscalização do Ibama e dos órgãos estaduais do meio ambiente. Para o presidente da Câmara Técnica de Biodiversidade, Fauna e Recursos Pesqueiros (CTBio) do Conama, Paulo Nogueira Neto, a elaboração da lista evitará abusos tanto para os animais quanto para os seres humanos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.