Panorama
 
 
 

REUNIÃO ANUAL DOS JARDINS BOTÂNICOS DEBATE PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES EM EXTINÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2007

05/11/2007 - Teve início nesta segunda-feira (05/10), no Instituto de Botânica, em São Paulo, a 16ª reunião anual de Jardins Botânicos Brasileiros. O encontro, que em sua abertura contou com a presença de representantes dos 34 Jardins Botânicos do território nacional, acontece até o próximo dia 09, sexta-feira. A reunião tem como principal objetivo promover a integração entre os especialistas das diversas instituições e promover, assim, um debate visando a luta pela preservação de espécies que se encontram em processo de extinção.

O secretário Xico Graziano, que abriu o evento, preferiu dispensar a sua palestra – prevista para a reunião inaugural – e, no lugar, promoveu uma conversa com os seus ouvintes, estimulando o diálogo e a colocação, pelo presentes, das dificuldades encontradas para uma gestão moderna em seus institutos. “O meio ambiente necessita de mais ação e menos palavras”, explicou. Graziano enfatizou que os jardins botânicos são áreas importantes para contemplação e lazer, “mas não devemos esquecer do trabalho essencial realizado em seu espaço pelos pesquisadores que lutam por um desenvolvimento ambiental”.

Para a diretora do Instituto de Botânica, Vera Bononi, a integração por parte dos representantes dos 34 Jardins Botânicos do Brasil é o ponto fundamental do encontro, pois “todos lutamos pela preservação e acreditamos que os jardins botânicos sejam espaços onde as espécies em extinção possam ser cultivadas e protegidas". De acordo com Dacio Roberto Matheus, também do Instituto de Botânica de São Paulo, “a reunião é uma tribuna livre para troca de experiências entre os diversos especialistas presentes, vindos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Porto Alegre, entre outras localidades”.
Texto: Cris Couto
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.