Panorama
 
 
 

FHC PROPÕE “DERRUBADA ZERO” VISANDO FIM DAS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2007

14/11/2007 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em palestra nesta quarta-feira (14/11), na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, em São Paulo, propôs a “Derrubada Zero”, para conter as queimadas na Amazônia. FHC argumentou que, ao contrário da China, que aumenta a emissão de gases causadores do efeito estufa em razão de seu intenso processo de industrialização, a poluição brasileira advém da destruição da floresta. “É preciso mudar a mentalidade daqueles que tomam as decisões neste país. É derrubada zero, não vai mais queimar”.

Ele falou a funcionários da SMA, CETESB, Fundações Florestal e Parque Zoológico, além de representantes da Polícia Militar Ambiental, no evento “Investindo em Gente”, que contou também com a participação do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, do secretário do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge, do secretário-executivo fo Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Fábio Feldmann, e do presidente da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi.

Preocupado com a escassez de recursos e a produção e o consumo crescentes de energia, Fernando Henrique Cardoso propôs também um “câmbio civilizatório”, com medidas que incluam novas formas de produção de energia e de transportes, de modo a não tornar inviável a vida na Terra. “Teremos que realizar mudanças extremamente complexas, sobre o modo de viver ou sobre o modo de não viver, isto é, viver mal”.

Ainda falando da questão energética e de recursos naturais, o ex-presidente afirmou que os próximos decênios serão decisivos, prevendo uma forte competição sobre quem vai controlar os recursos do petróleo e do gás, e mesmo da água e das florestas. Finalmente, ele é de opinião que o tema da energia nuclear vai ser recolocado, sem dúvida. “E a população vai ter que participar das discussões. A transparência de informações e os debates terão de ser cada vez maiores. E somente a verdadeira democracia poderá garantir essa participação, de modo equilibrado”, concluiu.
Foto: José Jorge

+ Mais

FEHIDRO libera R$ 315 mil para municípios de três comitês de bacia hidrográfica

14/11/2007 O Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO liberou o total de R$ 315.136,00 para obras de saneamento e estudos de gerenciamento de resíduos sólidos, beneficiando cidades dos Comitês da Bacia Hidrográfica – CBH São José dos Dourados, Pardo e Turvo Grande.

Os contratos foram assinados pelo secretário do Meio Ambiente e presidente do FEHIDRO, Xico Graziano no último dia 08/11 e correspondem a elaboração do plano de gestão e gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos de Três Fronteiras, a canalização de trechos dos córregos Cajuru e Zacharias, em Cajuru, e obras de galerias de águas pluviais em Valentim Gentil.

Os projetos foram apresentados pelas prefeituras municipais e deverão beneficiar 41.764 munícipes.
Texto: Valéria Duarte

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.