Panorama
 
 
 

SEMA/FEPAM ASSINAM COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA PARA LOTEAMENTO NO LITORAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2007

(12/11/2007) Foi assinado nesta segunda-feira (12) na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Compromisso de Ajustamento de Conduta que dará continuidade às obras do Loteamento Atlântida Sul – Fase 2, mediante realização de medidas compensatórias pelo empreendedor.

Dentre estas medidas, o projeto original deverá modificar o traçado da Avenida Beira Mar, a fim de respeitar a Área de Proteção Permanente (APP) na faixa de 60 metros, contados da praia para o interior e apresentar ao município de Osório no prazo de seis meses, o projeto do sistema de coleta e tratamento de esgoto cloacal englobando os balneários de Atlântida Sul e Mariápolis.

O documento assinado pelo secretário Otaviano Moraes, pela diretora-presidenta da Fepam, Ana Pellini, pelo prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, pelo representante da Bolognesi Engenharia Ltda, Ronaldo Marcelio Bolognesi, e pelo promotor de Justiça Especializada de Osório, Júlio de Almeida, prevê ainda na fase de implantação a apresentação à Fepam, no prazo de um ano, do plano de manejo das dunas frontais.

O Compromisso de Ajustamento de Conduta também prevê a preservação das dunas interiores, através da aplicação de plano específico, com a retirada das espécies florestais exóticas, além de substituir espécies exóticas do interior do loteamento por outras nativas da região.

Quanto ao sistema de drenagem pluvial, este deverá ser canalizado sob ou junto às vias públicas. A futura estação de tratamento de esgoto será projetada com capacidade para receber os efluentes das fases 1 e 2 do balneário de Atlântida Sul e de Mariápolis.

Para o secretário Otaviano de Moraes, trata-se de uma iniciativa nova mediante parceria, com o objetivo de promover o desenvolvimento auto-sustentável através da preservação do meio ambiente. Já a diretora-presidenta da Fepam, Ana Pellini frisou que , “o importante é o diálogo qualificado avançar conforme os parâmetros da legislação ambiental”.

Presentes ao encontro o secretário adjunto, Francisco Simões Pires; o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior; o gerente Regional da Fepam no Litoral Norte, Mattos´Allem Roxo, entre outros.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação e texto: Eliane do Canto

+ Mais

Prefeitos da Metade Sul apóiam licenciamento da silvicultura

(13/11/2007) Prefeitos dos municípios da Metade Sul do Estado entregaram ao Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes e para a diretora-presidente da Fepam,Ana Pellini documento de apoio ao Governo do Estado no que se refere ao licenciamento da silvicultura. O encontro ocorreu nesta terça-feira (13) no gabinete do Secretário.

Otaviano Moraes enfatizou o apoio dos prefeitos como uma importante manifestação de solidariedade e que a Fepam é uma instituição altamente respeitada, reconhecida dentro e fora do Estado pelo seu rigor e competência de seus profissionais.

A diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini destacou as rigorosas condições impostas para plantios florestais, considerando as características ambientais das diversas regiões do Estado. Estas diretrizes têm como referência as Convenções Internacionais que o País é signatário, as Constituições Federal e Estadual, a legislação ambiental e as normas técnicas que estabelecem princípios, critérios e indicadores para o manejo de plantações florestais. “A decisão tira a autonomia do Estado e vamos recorrer em todas as instâncias”, afirmou, reiterando que a Fepam está tranqüila, pois sabe que todas as licenças foram emitidas com total responsabilidade e cuidado.

Na segunda-feira, o secretário e a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini foram surpreendidos com uma decisão judicial que transfere as atribuições do licenciamento ambiental da silvicultura para o Ibama. “A decisão subtrai do Estado o poder de licenciar quando o próprio Ibama reconhece a competência e seriedade com que a Fepam trata as questões de licenciamentos”.

De acordo com o prefeito de Arroio Grande e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul do Estado (Azonasul), Jorge Luiz Cardoso, a atitude é extremamente preocupante e pode afastar os investimentos da região e, conseqüentemente, a geração de empregos e desenvolvimento. “Não entendemos como uma juíza federal pode barrar os licenciamentos, quando temos no RS um órgão competente para faze-lo. Perder esses investimentos traria incontáveis prejuízos a região Sul”.

Na mesma linha, o prefeito do Chuí, Hamilton Silvério Lima, considera que a decisão significa uma falta de respeito com o RS e com a Fepam, que possui uma das legislações mais exigentes do país.

Também estiveram presentes os prefeitos de Pedras Altas, Sílvio Marques Dias Neto; Turuçu, Selmira Fehreinbach; Jaguarão, Henrique Edmar Knorr Filho; Arroio do Padre, Gilnei Fischer; Piratini, Francisco de Assis C. Luçardo; Santana da Boa Vista, Donato Laudelino da Rosa Neto; o secretário-adjunto da Sema, Francisco Simões Pires e o secretário da Fazenda de Arroio Grande, Faustino Silveira.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Sema/Fepam vão recorrer da liminar sobre silvicultura

(12/11/2007) O Secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano de Moraes e a diretora-presidenta da Fepam, Ana Maria Pellini, supreendidos com a decisão judicial de transferir as atribuições do licenciamento ambiental da silvicultura para o Ibama, e convencidos da correção dos licenciamentos expedidos, informam que recorrerão, se necessário, até a última instância para reverter os efeitos da liminar.

A liminar foi concedida pela juíza substituta da Vara Federal Ambiental e Agrária, Clarides Rahmier, transferindo da Fepam para o Ibama as atribuições do licenciamento ambiental do plantio florestal (silvicultura).
Coordenação e texto: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.