Panorama
 
 
 

SOLTURA DE CARDEIAIS EM BAGÉ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2007

Porto Alegre (14/11/07) - O escritório do Ibama em Bagé realizou a soltura de 32 pássaros cardeais (Paroaria coronata) no município de Dom Pedrito/RS.

Os animais foram encontrados em poder de dois homens que vinham do Uruguai e foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal. Eles foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal, onde foram presos e tiveram seus pertences apreendidos. Além dos pássaros, portavam caixa de transporte para animais recém capturados, armas, munição, remédios e outros produtos contrabandeados.

Após a verificação de que os pássaros estavam em estado silvestre e que haviam sido capturados há pouco tempo, os fiscais do Ibama conduziram os animais em gaiola adequada até o município de Dom Pedrito, onde foram soltos.

Os caçadores, além de presos, responderão por crime ambiental e serão multados em R$ 500,00 por cardeal, mais R$ 3.000,00 por ser espécie ameaçada de extinção.
Maria Helena Firmbach

+ Mais

Maranhão pode ter 1ª representação estadual do Sistema de Bases Compartilhadas de Dados sobre Amazônia

São Luis (14/11/07) - Durante a reunião que comemora os 10 anos do Sistema de Bases Compartilhadas de Dados sobre a Amazônia, o coordenador do Comitê do BCDAM, José Laurindo Campos dos Santos, apresentou ontem (13) a proposta de implementação no estado do Maranhão de uma representação estadual piloto do sistema, que promove o intercâmbio de dados e informações estatísticas e georreferenciadas sobre a Região Amazônica entre instituições, técnicos e pesquisadores envolvidos com as políticas públicas e ações estratégicas voltados para o desenvolvimento sustentável da maior floresta do mundo.

Essa rede já tem 93 instituições colaboradoras, vinculadas à Presidência da República, aos ministérios, aos governos dos nove estados da Amazônia Legal, além de ONGs. A 13ª Reunião do Comitê de Coordenação do BCDAM foi aberta na segunda-feira (12/11) no Pestana São Luís Resort Hotel e encerra hoje (14), com apresentação das propostas dos cinco grupos de trabalho temáticos e eleição do coordenador e vice do novo comitê gestor para o biênio 2007/2009.

+ Mais

Ibama/RS faz doação de madeira para o IPHAN

Porto Alegre (14/11/07) – A Superintendência do Ibama/RS realizou na última terça-feira (13), a doação de madeira apreendida para o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). A doação, encaminhada pela Comissão de Bens Apreendidos, foi feita para a superintendente regional do IPHAN, Ana Lúcia Meira, na sede do Instituto.

O material doado inclui 30,910m³ de madeira serrada de angelim (apreendidos na região de Uruguaiana) que serão utilizados em restaurações de bens do patrimônio histórico na região das Missões, além de 3,475m³ de mogno (apreendidos na região metropolitana de Porto Alegre) que serão usados na restauração das portas e sacristias da Igreja de São Miguel Arcanjo, também nas Missões.
Maria Helena Firmbach

+ Mais

Chefe do Prevfogo recebe homenagem do GDF

Brasília (14/11/07) – O chefe do Centro de Prevenção e Combate à Incêndio do Ibama, Prevfogo, Elmo Monteiro da Silva Junior, recebeu ontem a Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal, a maior comenda da Instituição, pelos notáveis serviços prestados ao sistema de defesa civil do país. Atuando em conjunto com a defesa civil do GDF há 13 anos, Elmo acredita que “esse é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido”.

O Prevfogo também está atuando em intercâmbio com outros países. Em 2006 foi criada a Rede Sul Americana de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, onde o Centro a partir de março deste ano passou a atuar na função de secretaria executiva, com mandato de dois anos. Na Rede vários acordos de cooperação estão sendo acertados; com a Colômbia foi firmado acordo para que o Prevfogo promova a capacitação técnica na formação de peritos em avaliação de incêndios florestais. O Prevfogo também está negociando com Paraguai, Peru, Argentina e Venezuela acordos voltados para o monitoramento de queimadas.

Em um processo mais amplo de intercâmbio tecnológico entre países o Ibama enviou o analista Alexandre Avelino para o Chile com a missão de conhecer o sistema de combate a incêndios daquele país, e outros dois analistas, Gabriel e Seixas, foram para a Espanha onde farão um curso na área de prevenção e combate aos incêndios. Segundo Elmo Monteiro, “o investimento em recursos humanos é fator preponderante para o sucesso das ações do Prevfogo”.

+ Mais

Ibama propõe renovar intercâmbio de técnicas de combate a incêndios com o Serviço florestal americano

Brasília (12/11/07) – As mudanças do uso do solo e as alterações climáticas globais são fatores que podem agravar a ocorrência de incêndios florestais na Amazônia, Cerrado e Pantanal. Este fato exige não só organizações locais, regionais e nacionais melhor preparadas e estruturadas para enfrentar esse problema. Com esse objetivo, técnicos da Diretoria de Proteção Ambiental receberam hoje delegação do USDA/Forest Service (Serviço Florestal) e da Embaixada dos Estados Unidos. José Lázaro de Araújo Filho, do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), João Antônio Raposo, da Coordenação de Emergências Ambientais e Cláudio Dupas, do Centro de Monitoramento Ambiental (Ceman) apresentaram aos visitantes as ações de cada setor.

A idéia do encontro é reativar acordos de cooperação técnica na área de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais. “Esperamos dar continuidade a essa troca de experiências com os EUA que são um dos grandes especialistas nessas áreas, com o fim de ampliar a nossa capacidade de gerenciamento”, ressalta Flávio Montiel, Diretor de Proteção Ambiental. A chefe do USDA/Forest Service, Gail Kimbell, que estava acompanhada pela coordenadora do Programa para o Brasil, Michelle Zweede, e pela Liz Mayhew, coordenadora do Programa para a América Latina, também vê nos acordos oportunidades de intercâmbios de tecnologias.

No Brasil, o Ibama, por meio do Prevfogo tem como principal missão proteger contra incêndios florestais mais de 300 Unidades de Conservação federais, que totalizam uma área de 80 milhões de hectares, além de desenvolver programas de educação, pesquisas, capacitação, manejo e uso do fogo. Só no ano passado, o Prevfogo capacitou 1813 brigadistas e contratou 1273. Neste ano, foram capacitados 1288 e contratados 1000 brigadistas que atuaram em 79 Unidades de Conservação.

No entanto, existem outras áreas florestais, que não estão sob a responsabilidade direta do Ibama, que são anualmente atingidas por incêndios florestais, como, por exemplo, Reservas Indígenas – administradas pela Funai; Unidades de Conservação Estaduais e Municipais – administradas pelos governos estaduais e municipais e outras. A maioria dessas áreas não possui nenhuma estrutura voltada para a prevenção e combate a incêndios florestais, ou se possuem, são muito insipientes. Nesses casos, o Ibama, sempre que solicitado, tem prestado apoio com os recursos do Prevfogo, porém encontra sérias dificuldades para atuação conjunta e coordenada com os demais parceiros. Isso tem comprometido a eficácia das operações e as tornam mais onerosas.

Uma das propostas do Ibama é a criação de um Grupo de Coordenação Nacional de Incêndios Florestais semelhante ao National Wildfire Coordenating Group (NWCG) americano, criado nos anos 70 com o propósito de coordenar programas das agências que participam da gestão de incêndios florestais de modo evitar desperdícios e fornecer meios de construtivamente trabalharem juntos. Sua meta é cuidar para que o programa de gestão de fogo de cada agência seja executado com maior efetividade.

Segundo José Lázaro de Araújo Filho, Chefe Substituto do Prevfogo, “é exatamente essa experiência que o Ibama quer conhecer, para avaliar como ela poderia ser aplicada no Brasil. Também interessante é de que forma as organizações norte-americanas poderiam apoiar o desenvolvimento de programas de Treinamento, Sistema de Comando de Incidentes, Gerenciamento de Incidentes, Educação, Equipamentos, Uso do Fogo, Gestão da Informação, entre outros”.

Para João Raposo, coordenador-geral de emergências ambientais, a visita da delegação americana servirá para dar continuidade ao trabalho de cooperação mútua entre os dois governos. “Há mais de quinze anos realizamos trocas nas áreas de tecnologia, capacitação e disponibilização de equipamentos de sensoriamento remoto e combate a incêndios, com ganho para os dois países. Em incêndio ocorrido recentemente na Califórnia, foi empregada tecnologia brasileira no combate ao fogo”, comenta Raposo.
Kézia Macedo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.