Panorama
 
 
 

EM PROGRAMA INÉDITO NO PAÍS, PARANÁ ESTIMULA RECICLAGEM DE VIDRO EM ESCOLAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Novembro de 2007

O consultor de reciclagem da Associação Técnica Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Stefan David, disse nesta quinta-feira (22) que o Paraná é o primeiro Estado a estimular o recolhimento e a correta destinação de vidro nas escolas e entre a população. O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, reforçou a campanha nesta quinta-feira (22) em Foz do Iguaçu ao premiar três alunos vencedores do concurso infantil de desenho sobre a importância da reciclagem, do qual participaram cerca de 400 estudantes das escolas públicas e particulares com idade entre 6 a 11 anos.

“O que o Governo do Paraná está fazendo é inédito no Brasil. A Secretaria do Meio Ambiente cria oportunidade de solucionar de maneira efetiva a questão do resíduo, com uma parceria entre os setores públicos e privados”, declarou o consultor da Abividro, Stefan David.

Com o tema “Embalagem de vidro amiga do homem e da Natureza” a competição foi lançada após a realização em Foz do “1o Vidraço” - ação para recolhimento de vidro promovida pelo Programa Desperdício Zero da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Associação. Cada escola enviou ao escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Foz os 15 melhores trabalhos, posteriormente avaliados por uma comissão julgadora da Secretaria do Meio Ambiente, IAP e Abividro. Entre os critérios de seleção foram priorizados a criatividade, originalidade, impacto visual, pertinência ao tema e espontaneidade.

“O governo entende que a participação da sociedade, em especial das crianças, é fundamental no processo de redução do lixo que chega aos aterros. Este concurso incentiva a reflexão e a discussão sobre a possibilidade de contribuição de todos os cidadãos em suas casas com o meio ambiente”, declarou Rasca Rodrigues. Ele contou que a coordenadoria de resíduos sólidos da Secretaria tem promovido ações em todo o Paraná como, por exemplo, o “Pastelaço”, “Vidraço” e “Polentaço”, mostrando os danos causados por alguns tipos de resíduos e mostrando as soluções para a sua disposição correta.

VENCEDORES - Os vencedores do concurso Luana Kuo, do Colégio Caesp; Lucas Barros, da Escola Municipal Parigot de Souza, e Carlos Jorge Manssur, do Colégio Estadual Bartolomeu Mitrê, ganharam uma bicicleta e seus professores um kit de copos devido ao incentivo em sala-de-aula.

Um dos vencedores, o aluno do Colégio Estadual Bartolomeu Mitrê, Carlos Jorge Manssur, deu uma verdadeira aula ao explicar o que aprendeu com a ação do governo. “O vidro é o único material que pode ser reciclado para fazer outro tipo de vidro. Além disso, se não quebrarmos as garrafas de bebida depois de vazias estaremos permitindo que ela seja reaproveitada para colocar bebidas falsificadas dentro delas novamente”, enfatizou Carlos.

A professora do Colégio Caesp, Andreza Inácio, orientou a turma da aluna Luana Kuo, primeiro lugar no concurso. “O desenho foi a melhor forma de comprovarmos que a Luana entendeu as explicações repassadas em sala sobre a coleta seletiva do vidro. (Ela fala pouco português, por ser de origem chinesa e morar há pouco tempo no Brasil.) O desenho de Luana mostra todo o processo para a reciclagem e nos orgulha muito”, destacou a professora.

VIDRAÇO – No final do mês de agosto, o Programa Desperdício Zero reuniu 2,5 mil pessoas em Foz do Iguaçu no lançamento do Programa de Recolhimento de vidro, que deverá retirar do aterro sanitário da cidade 150 toneladas do resíduo gerado mensalmente. Em todo o Paraná espera-se recolher cinco mil toneladas de vidro geradas e destinadas irregularmente em todos os demais municípios. Além disso, a ação evitará a reutilização das embalagens de vidro para a falsificação de produtos como, por exemplo, bebidas alcoólicas na região da fronteira.

O coordenador do Programa Desperdício Zero, Laerty Dudas, destacou que as parcerias são fundamentais para o sucesso da ação. Como exemplo ele citou o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihoteis), de Foz, que irá separar o vidro gerado nos estabelecimentos comerciais.

Uma empresa licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) faz a coleta sem custo algum para a população ou para os estabelecimentos. Posteriormente os cacos de vidros são enviados às indústrias vidreiras associadas à Abividro para produção de novas embalagens e produtos. Com o inicio da campanha espera-se criar pontos voluntários de coleta de vidro, inclusive em parceria com as prefeituras.

Para contribuir com a campanha do governo, a prefeitura de Foz está disponibilizando o telefone 0800-451111, onde os cidadãos avisam que possuem vidro para recolhimento. Além disso, cerca de mil catadores da cidade também foram envolvidos na cadeia do recolhimento, aumentando a renda das famílias.

“A grande vantagem das pessoas ligarem para o 0800 é deixar de gerar um dano ambiental. Já os catadores saem da cadeia do problema e entram na cadeia da solução, da qual ainda conseguem garantir melhores condições de vida e mais saúde ao meio ambiente”, enfatizou o secretário municipal do Meio Ambiente de Foz, André Allana.

PREVISÕES - Segundo um estudo do Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA), em 2008, metade da população mundial viverá em cidades, e em 2030 mais de 4,9 bilhões de pessoas viveram em cidades, 60% da população mundial, 81% destas em países em desenvolvimento como o Brasil. Com esta grande concentração de pessoas em um local, a produção de lixo também irá aumentar, e por isso a reciclagem é indispensável. “Estas crianças que participaram da premiação terão idades entre 29 e 34 anos, ou seja, serão os adultos, e incentivá-los desde já a reciclar é garantia de que no futuro, o lixo não será um problema”, finalizou o secretário, Rasca Rodrigues.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.meioambiente.pr.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.