Panorama
 
 
 

MEDIDA COMPENSATÓRIA AMBIENTAL PERMITE IMPLANTAÇÃO DE PARQUE EM S. FRANCISCO DE PAULA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2007

(19/11/2007) O Parque Natura Municipal da Ronda, a ser implantado em São Francisco de Paula, será beneficiado com aporte de recursos no valor de R$ 260,7 mil visando à compensação dos impactos ambientais decorrentes do licenciamento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Palanquinho, localizada no rio Lajeado Grande, entre o município e Caxias do Sul.

O Termo de Compromisso de Execução de Medida Compensatória foi assinado nesta segunda-feira (19), pelo secretário do Meio Ambiente, Otaviano de Moraes; o diretor do Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Luiz Alberto Mendonça; o prefeito de São Francisco de Paula, Décio Antônio Colla e o diretor presidente da Serrana Energética e Ronaldo Marcelio Bolognesi.

Pelo documento, caberá à Prefeitura de São Francisco de Paula, implantar, gerir e manter o parque, uma Unidade de Conservação de domínio público. Já a empresa Serrana Energética irá aportar os recursos financeiros por um período de dois anos, a partir do início da implantação do empreendimento, ficando a Fepam/Sema responsáveis pela fiscalização e aplicação dos recursos.

Para o Secretário Otaviano de Moraes, trata-se de parceria comprovadora de que desenvolvimento e meio ambiente podem caminhar juntos, promovendo frutos qualitativos para a sociedade.

+ Mais


Sema/Fepam apresenta diagnósticos de bacias hidrográficas

(22/11/2007) - O secretário-adjunto do Meio Ambiente (Sema), Francisco Simões Pires, coordenou nesta quinta-feira (22) o painel Estudo Integrado Ambiental em Aproveitamentos Hidrelétricos. O evento fez parte do I Seminário sobre Energia e Sustentabilidade, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/RS), no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, com o objetivo de discutir a oferta de energia no Brasil frente ao crescimento sócio-econômico e seus impactos ambientais.

No encontro os biólogos da Fepam, Marta Segalla e João Carlos Dotto apresentaram os estudos ambientais que estabeleceram um diagnóstico das Bacias dos Rios Taquari-Antas e Uruguai respectivamente, com relação ao aproveitamento previsto. De acordo com Marta Segalla é necessário desvincular potência do impacto, ou seja, o impacto ambiental não é uma decorrência da potência da barragem e sim da fragilidade do ambiente para aquele empreendimento.

Os diagnósticos feitos em ambas bacias seguiram indicações da Comissão Mundial de Represas (CMR) levando em consideração o meio físico, antrópico, aquático e biótico terrestre. João Carlos Dotto destacou a importância desses estudos de análise de bacia, pois possibilita uma definição de diretrizes de licenciamento visando a sustentabilidade da bacia como um todo, caracterizando-a em um contexto regional e não apenas em um determinado ponto. E desta forma antecipando as questões ambientais de uma forma mais abrangente.

O painel também contou com a participação de Ronaldo Cavalcanti, coordenador do projeto Avaliação Ambiental Integrada (AAI) da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que realizou uma avaliação integrada na bacia do Rio Uruguai. Para o coordenador da pesquisa, discutir produção de energia com visão sustentável baseada no tripé estabelecido pela Agenda 21 (econômico-social-ambiental) é extremamente relevante para a sociedade atual.

Os diagnósticos das bacias podem ser acessados no site da Fepam www.fepam.rs.gov.br, em Biblioteca Virtual.
Coordenação: Jornalista Eliane do Canto
Texto: Jornalista Lúcia Camargo

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.