Panorama
 
 
 

OTAVIANO DE MORAES AFIRMA QUE É POSSÍVEL CONCILIAR SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2007

(20/11/2007) - O Secretário do Meio Ambiente (SEMA), Otaviano Moraes abriu nesta terça-feira (20) o VIII Seminário Internacional sobre Agroecologia e o lX Seminário Estadual sobre Ecologia no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa. Para ele, é possível acertar o ponto de equilíbrio entre o meio ambiente e o setor agrícola. O objetivo do evento é promover a discussão das relações de conflito entre sociedade e ambiente, destacando a agroecologia na busca da sustentabilidade ambiental no planeta.

Otaviano Moraes salientou a importância do tema desta edição do evento,”Sociedade, Ambiente e Impactos: Construindo Caminhos”. Conforme o secretário, toda e qualquer atividade gera impactos nos recursos naturais, por isso se torna necessária a construção de caminhos que harmonizem a sustentabilidade e o meio ambiente, através de idéias e propostas.

“Estas propostas não são do Poder Público, são de todos e transcendem os governos”, salientou o titular da SEMA, acrescentando que “é através da ética que se percebe as condições necessárias para a sustentabilidade.”

Também participaram da abertura do seminário o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Adolfo Brito; deputado Elvino Bohn Gass; representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinto de Bem; presidente da Emater, Mario Augusto Ribas do Nascimento; representante da Embrapa, João Carlos Costa Gomes e o representante da Comissão Organizadora do evento, José Antonio Costa Beber. O seminário se encerra na quinta-feira (22).

+ Mais

Meio Ambiente cria Conselho Consultivo para Área de Proteção

(23/11/2007) O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, criou por meio de portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23), o Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande.

A portaria Sema Nº 050 determina que o conselho seja composto por 13 membros titulares e respectivos suplentes, representantes das seguintes entidades: Fepam; Fundação Zoobotânica – FZB; Comando Ambiental da Brigada Militar da Secretaria de Justiça e Segurança; Irga; Incra; Prefeituras de Gravataí – Fundação Municipal de Meio Ambiente/ FMMA; Santo Antônio da Patrulha; Viamão e Glorinha; Ulbra; Escola Técnica de Agricultura de Viamão – Eta e Associação Águas Claras.

O Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande será presidido pela Sema através do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap).

O Banhado Grande é uma das áreas mais importantes para a conservação de aves do Rio Grande do Sul. A unidade denominada Área de Proteção Ambiental (APA) foi criada em 1998 e está localizada nos municípios de Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. A APA possui 133.000 há e nela encontra-se o conjunto de banhados formadores do Rio Gravataí: Banhado do Chico Lomã (Sto. Antônio da Patrulha), Banhado dos Pachecos (Viamão) e Banhado Grande (Gravataí e Glorinha).
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Consema habilita três municípios para licenciamento local

(23/11/2007) - Agora já são 179 municípios no Rio Grande do Sul habilitados à gestão ambiental local. Na reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), ocorrida nesta sexta-feira (23), foram homologados os processos de Bento Gonçalves, Santa Maria do Herval e Almirante Tamandaré do Sul para o licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos de impacto local.

A reunião presidida pelo Secretário Estadual Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, contou com a presença do prefeito de Santa Maria do Herval, Derly Carlos Bassegio; da vice-prefeita de Almirante Tamandaré do Sul no exercício do cargo de prefeito, Sandra Sebben; e do Secretário de Meio Ambiente de Bento Gonçalves, Volnei Tesser.

“Buscamos a municipalização ambiental por acreditar que diante da realidade estadual e nacional não existe outro caminho senão esse”, afirmou a prefeita em exercício de Almirante Tamandaré do Sul. “Com a conscientização da comunidade e o apoio da gestão política teremos o município que desejam as futuras gerações”, acrescentou Sandra Sebben.

O Secretário de Bento Gonçalves disse que o município ainda era o único entre os de médio e grande porte da região que estava sem habilitação para o licenciamento local. “É importante que a municipalização seja tratada com seriedade e Bento Gonçalves vai dispensar a atenção necessária ao meio ambiente”, afirmou Volnei Tesser.

“A preocupação desta Administração, depois de 18 anos de emancipação, foi a de municipalizar o meio ambiente para fazer algo no sentido de colaborar com a Sema/Fepam na agilidade dos processos de impacto local”, foi a declaração do prefeito de Santa Maria do Herval, Derly Bassegio.

A reunião também contou com a participação de representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão, que apresentaram o Plano Plurianual (PPA) 2008-2011 e a proposta orçamentária 2008 do Estado e da Secretaria do Meio Ambiente, a convite do Consema, em atendimento à solicitação do conselheiro representante da Famurs.

Conforme a explanação, comparado aos Planos anteriores, o atual PPA traz avanços por integrar-se ao Orçamento e porque o Governo do Estado estabeleceu uma série de estratégias, como a redução do número de programas de 250 para 89, o planejamento por áreas e a organização das ações por eixos governamentais, além da regionalização. Especificamente na Sema, o PPA foi planejado de acordo com três grandes programas, que traduzem as linhas de atuação da Secretaria: Gestão Ambiental Integrada, Proteção dos Recursos Naturais e Qualidade e Controle Ambientais.
A última reunião do Consema neste ano será em 20 de dezembro.

Confira breve perfil dos municípios habilitados na reunião de hoje.
BENTO GONÇALVES
Localização:Encosta Superior do Nordeste,Região dos Vinhedos
População: 100.467 habitantes
Área territorial: 382 km2
Bacia Hidrográfica: Rio Taquari-Antas

SANTA MARIA DO HERVAL
Localização: Encosta da Serra
População: 5.891 habitantes
Área territorial: 139,22 Km2
Bacia Hidrográfica: Rio Caí

ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL
Localização: Produção ou Planalto Médio
População: 2.476 habitantes
Área terrirorial: 265 km²
Bacia Hidrográfica: Rio da Várzea
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.