Panorama
 
 
 

FEPAM AUTORIZA AMPLIAÇÃO DE PARQUE EÓLICO DE OSÓRIO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Novembro de 2007

(29/11/2007) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – Fepam concedeu nesta quinta-feira (29) Licença Prévia (LP) para ampliação das atividades do parque eólico Ventos do Sul, localizado no município de Osório/RS.

A Ventos do Sul, que atualmente gera 150 megawatts de energia, com a ampliação autorizada, duplicará esta capacidade, produzindo 300 MW. Os novos cataventos irão ocupar a mesma área do parque já implantada.

A região é monitorada ambientalmente há quatro anos, sendo que o Parque Eólico é um exemplo de qualidade técnica no que se refere aos estudos ambientais, com a empresa cumprindo todas as exigências da Fepam.

A solicitação da LP para a ampliação do parque eólico de Osório ingressou na Fepam no dia 04 de outubro de 2007.
ASSECOM SEMA/FEPAM

+ Mais

Fepam vistoria depósito de produtos químicos em Santa Maria

(27/11/2007) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler – Fepam, aguarda até quarta-feira (28) relatório preliminar sobre o incêndio ocorrido na noite do dia 23 na empresa Belga Química Importação e Exportação de Produtos Químicos Ltda, localizada em Santa Maria.Técnicos da Regional da Fepam fizeram vistoria no depósito da empresa na tarde desta segunda-feira (26).

Segundo o Gerente Regional, engenheiro do trabalho, José Antônio Mallmann, a remoção dos resíduos de construção civil e PVC já começou e o material está sendo transportado para o aterro Pró-Ambiente, em Gravataí. Já os produtos químicos passam por classificação, com o intuito de avaliar se ainda poderão ser utilizados.

Na última sexta-feira (23) o depósito da empresa localizado na Vila Goiânia, em Santa Maria, pegou fogo, queimando uma grande quantidade de PVC e de cloro. A empresa deverá ser autuada.
ASSECOM SEMA/FEPAM

+ Mais

Otaviano Moraes recebe reivindicação da Prefeitura de Porto Alegre

(27/11/2007) O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, recebeu nesta terça-feira (27), solicitação do secretário Municipal de Coordenação Política e Governança Local da Prefeitura de Porto Alegre, Cezar Busatto, no sentido de agilizar a formação dos Conselhos Consultivo e Deliberativo da Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) Delta do Jacuí. A criação destes conselhos é prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
A APA foi criada através da Lei Estadual n.º 12.371/2005 e é constituída de terras públicas e privadas localizadas em uma área com 22.826,39 hectares, abrangendo parte de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Canoas e Triunfo. Nela estão situadas as Ilhas da Pintada, Grande dos Marinheiros, Flores e Pavão, as quais são habitadas por populações tradicionais do Delta, em sua maioria pescadores. A Colônia de Pescadores Z-5, fundada em 1921, e a Cooperativa de Pescadores da Colônia Z-5 (COOPEIXE) são exemplos de atividades sustentável nas ilhas.
Uma APA é importante porque permite conservar e melhorar as condições ecológicas da região, disciplinar a ocupação da terra, assegurando a sustentabilidade dos recursos naturais. Também torna possível compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com as necessidades de conservação, preserva as belezas cênicas e atributos culturais relevantes e cria condições para o turismo ecológico.
ASSECOM SEMA/ FEPAM

+ Mais

Sema cria Grupo de Trabalho para analisar sacolas e embalagens plásticas

(28/11/2007) A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) instituiu Grupo de Trabalho que irá avaliar o uso de sacolas e embalagens plásticas nos supermercados. A discussão baseia-se na necessidade de analise técnica sobre proposta que tramita nos Legislativos Estadual e Municipal com o intuito de obrigar supermercados e estabelecimentos comerciais a usarem sacolas de plástico oxibiodegradável ou de material reciclado.

O intuito do Grupo de Trabalho é colaborar para que as propostas sejam estudadas e avaliadas tanto em nível técnico quanto ambiental, uma vez que existem divergências no que se refere aos resíduos gerados pelo plástico oxibiodegradável e seus efeitos sobre o meio ambiente, enfatizou a diretora-presidenta da Fepam, Ana Pellini, que coordenou a reunião em substituição ao secretário Otaviano Moraes.

A preocupação do Grupo de Trabalho se refere ao fato de que os materiais plásticos convencionais não se decompõem. O lixo urbano e os detritos acumulados nos aterros sanitários levam anos e até décadas para degradar. O lixo urbano representa poluição visual e efeitos diretos no entupimento de esgotos e galerias, além de provocar efeitos danosos à fauna marinha quando são levados aos rios e mares.

Nos aterros sanitários, o plástico convencional, além de demorar muito tempo para degradar, impede ou atrasa a degradação dos resíduos que estiverem em seu interior. Isto resulta em perda de espaço precioso nos aterros sanitários e efeitos danosos ao solo e à saúde pública. Os plásticos fabricados com o aditivo oxibiodegradável ainda estão cercados por muita polêmica, devido a falta de informação sobre os resíduos gerados pelo mesmo.

Participam do Grupo de Trabalho a coordenadora estadual do Procon/RS, Adriana Burger, as técnicas da Fepam, Carmem Níquel e Gilcléa Lopes Granada; o representante da Fecomèrcio, Ricardo Kalil Abud;a representante da AGAS, Edina Fassini e os representantes da rede de supermercados WallMart, Tatiana Franco Gonçalves e Juliana Nunes.
ASSECOM SEMA/ FEPAM

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.