Panorama
 
 
 

PIAUÍ ESTÁ INCLUÍDO NA ROTA DO TRÁFICO DE MADEIRA ILEGAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2007

Teresina (26/11/07) - O Ibama no Piauí reuniu superintendentes do órgão de outros Estados, na última semana, para discutirem sobre tráfico de madeira nos Estados, onde o Piauí entra como rota para a atividade ilegal. Estiveram emTeresina, superintendentes de cinco Estados do Brasil (Ceará, Pará, Maranhão, Pernambuco e Piauí) e se reuniram com o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flavio Montiel.

O superintendente do Ibama do Piauí, Romildo Mafra, esteve recentemente em viagem ao Sul do Estado, acompanhado do diretor, Flavio Montiel, para verificar as condições de fiscalização das regiões de Picos e Floriano, que estariam servindo de rota para o transporte de cargas ilegais de madeira vindas dos Estados do Maranhão e Pará, com destino aos Estados do Ceará, Pernambuco e Bahia.

Segundo Flávio Montiel, a reunião com as superintendências de vários estados seria para traçar estratégias para identificar a origem e a distribuição da madeira e também fiscalizar e combater o tráfico, que seria o principal motivo do desmatamento ilegal da Amazônia.

Flavio Montiel explica que é preciso haver fiscalizações mais intensas no sentido de coibir essa prática e que será pedido o apoio da Policia Rodoviária Federal para a intensificação das fiscalizações em pontos já identificados pelo Ibama. Ele afirma também que o Piauí está servindo como rota no transporte ilegal das cargas de madeira. “No Piauí a preocupação existe nos municípios de Picos e Floriano, onde já foram realizadas grandes apreensões de madeira traficada, com destinos a outros estados”, relata o diretor, que não quer revelar especificamente os pontos e estratégias para não atrapalhar as investigações.

Segundo a superintendente do Ibama do Maranhão, Mariluzi Pastor, os estados vizinhos já identificaram os pontos de origem, passagem e receptação do tráfico. “Estamos com o relatório desta rota entre os estados, estamos agindo na intenção de combater essa prática”.

A Diretoria de Proteção Ambiental sugeriu a criação de escritórios de fiscalização nas regiões norte e sul do Piauí, e orientou manter e intensificar as fiscalizações nas regiões de Picos e Floriano, Sul do Estado, para combater o desmatamento predatório e o tráfico ilegal no estado.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.