Panorama
 
 
 

ASSESSOR DO IBAMA SE PRONUNCIA NO CONGRESSO NACIONAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

Brasília (04/12/2007) – Na semana passada o assessor da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama, analista ambiental Marcelo Cruz, falou sobre Biopirataria em Audiência Pública na Câmara dos Deputados. O encontro foi na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Sustentável, e o Instituto foi convidado para tratar do tema.

Cruz comentou a atitude do pesquisador Marc Von Roosmalen, preso por cometer crime ambiental. Roosmalen foi flagrado com macacos em sua residência, sem licença para fazer pesquisas com os animais. O pesquisador foi condenado há 14 anos, mas está solto por meio de Hábeas Corpus.

O assessor defendeu a revisão na Lei de Crimes Ambientais, a fim de aumentar a pena dos traficantes de animais silvestres. “Tráfico é tráfico, seja de drogas, seja de animais.”, diz ele.

Outro foco do debate no Congresso Nacional foi uma questão que envolve populações ribeirinhas. Segundo o deputado Marcelo Serafin, o Ibama é injusto ao fechar empresas pequenas, que não derrubam nem 10 árvores por ano e que são a fonte de renda das comunidades. Em resposta, Cruz afirmou “A lei é para todos. O fiscal não pode se omitir”. Lembrou ainda que os fiscais alertam as pessoas sobre a ilegalidade dessas empresas.

O deputado Asdrúbal Mendes afirmou que não houve queda no desmatamento. Contestando, o assessor do Ibama respondeu que o desmatamento caiu sim, e que nos últimos três anos o avanço foi de 50% no controle. Isso devido a atuação do órgão, com o apoio das polícias Federal, Rodoviária Federal, Ambiental dos Estados e Militar, além da aquisição de novos equipamentos pelo instituto, com tecnologias avançadas.
Mariana Lahud

+ Mais

Parceria promove curso de capacitação de novo programa de rastreamento de embarcações

Brasília (05/12/07) – O litoral brasileiro conta agora com importante ferramenta na luta pela preservação das espécies marinhas. Começou ontem e se estende até amanhã, no Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros do Nordeste do Brasil (Cepene), Tamandaré, PE, o 2º Curso de Capacitação para uso do Sistema do Programa de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps). O treinamento é promovido pelo Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Secretaria de Aqüicultura e Pesca (Seap).

No total serão capacitados 40 servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes lotados nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará. Na opinião do responsável pela Divisão de Fiscalização de Pesca, da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama, Marcelo Amorim, ‘‘o Preps é um importante instrumento de controle e fiscalização da atividade pesqueira.” Segundo ele, “ o sistema permite um adequado acompanhamento da frota pesqueira à distância, por meio de alarmes alimentados no sistema. Um exemplo são as áreas protegidas pela legislação de ordenamento pesqueiro vigente. ’’

Preps - O Preps é um procedimento que consiste no acompanhamento remoto das posições das embarcações de pesca, por meio da instalação de equipamento específico nas embarcações. O programa entrou em operação na última segunda-feira, 03, e visa coibir a atividade ilegal e garantir maior agilidade aos resgates de barcos em perigo. Conforme a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap) 870 embarcações já participam do programa que nesta primeira etapa vai monitorar três mil pesqueiros.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Rastreamento do Preps na Seap, Cláudia Zagaglia, é fundamental que os servidores do Ibama repassem os procedimentos e rotinas de trabalho relacionadas ao uso do Sistema do Preps, tendo em vista a necessidade de garantir o uso de todas as suas potencialidades.

Com o rastreamento será possível verificar se determinada embarcação habilitada para a captura de uma espécie está efetivamente atuando em uma área onde esse pescado vive. Além disso, o sistema permitirá se as restrições geográficas e sazonais à atividade estão sendo respeitadas. O equipamento transmite informações de posição geográfica e/ou de profundidade local para os satélites a cada uma hora. Os sinais são, então, direcionados às antenas das empresas prestadoras de serviço, as quais disponibilizam a Central de Rastreamento as informações das embarcações de forma padronizada e segura, garantindo sigilo absoluto das mesmas.

Acesso - Na Central de Rastreamento, recentemente inaugurada pelo Presidente Luís Inácio da Silva, está localizado o Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (Comcontram), Organização Militar da Marinha do Brasil, subordinada ao Comando de Operações Navais. As informações são interpretadas por meio de um Sistema Informatizado e disponibilizadas simultaneamente aos órgãos gestores do Programa, bem como para os armadores e proprietários das embarcações rastreadas.

O acompanhamento das operações das embarcações por seus responsáveis legais poderá ser realizado por meio do portal www.preps.gov.br . Cada armador tem uma senha pessoal e exclusiva para acompanhamento das embarcações sob sua responsabilidade.

Todas as embarcações com mais de 15 metros de comprimento, as estrangeiras, as que atuam em águas profundas, com pesca da lagosta, polvo, caranguejo, peixe-sapo e bonito-listrado devem se integrar ao programa. Os equipamentos necessários devem ser adquiridos por empresas habilitadas pela Seap que seguem as especificações estabelecidas pelo programa. Marinha e Ibama já estão observando em inspeções e na renovação dos certificados de autorização da atividade se as embarcações já estão integradas ao novo sistema

O 1º Curso de Capacitação para uso do Sistema da Central do Programa de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps) foi realizado no mês de maio, nas dependências da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí/SC, desenvolvedora desse sistema, quando foram capacitados cerca de 35 servidores dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Para o ano de 2008, estão previstos cursos a serem realizados em Belém, no Pará, e em Manaus, no Amazonas, no mês de fevereiro.

+ Mais

Equipe de licenciamento ganha reforço de 81 servidores

Brasília (07/12/2007) – A Diretoria de Licenciamento contará com mais 81 servidores lotados nas superintendências nos estados para avaliar os pedidos de licenças ambientais protocolados no Ibama. “Esses servidores poderão integrar a equipe que se ocupa do licenciamento, permitindo acelerar ainda mais o ritmo de apreciação das licenças sem perder qualidade”, afirma o diretor de Licenciamento, Roberto Messias.

A identificação de servidores com formação e competência para reforçar a equipe do licenciamento ocorreu esta semana em reunião com representantes das superintendências. “Teremos um ganho, pois esses servidores estão onde os empreendimentos são instalados.”

Segundo Messias, a decisão de agregar servidores lotados nas superintendências é mais uma medida de reestruturação da área de licenciamento. Quatro anos atrás havia mais consultores que servidores do quadro. Com realização dos concursos públicos todos os contratados foram substituídos e a força de trabalho da Dilic cresceu. Hoje, a diretoria conta com 163 servidores no total, 115 são lotados na sede e 48 fazem parte da coordenação de petróleo e gás. Sendo 149 analistas ambientais e 14 temporários concursados.
Sandra Sato

+ Mais

Bahia adota o documento de Origem Florestal

Brasília (07/12/07) - O documento de Origem Florestal – DOF substitui já a partir deste mês o Carimbo Eletrônico da Bahia no controle de transporte de produtos e subprodutos florestais. Os detentores de matéria-prima florestal devem realizar a Declaração de Estoque no sitre do Ibama. Isso inclui as pessoas que possuam autorizações de exploração concedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

“A adoção do DOF pelo Estado da Bahia faz da integração ao Sistema Nacional prevista na Resolução Conama 379 de 2006. A integração é a única forma de as informações dos estados passaram a ficar disponíveis no Portal da Gestão Florestal, em atendimento à Resolução”, diz Antônio Hummel, Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta – DBFLO

Essa resolução do Conama e o Decreto 5.975/06 estabelecem que a geração, emissão e controle dos documentos de transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa devem ser emitidos por sistema eletrônico integrado ao Sistema Nacional que permita aferir sua autenticidade e validade.

Segundo José Humberto Chaves, Coordenador de Gestão de Recursos Florestais do Ibama, a partir do dia 01 de janeiro a fiscalização do Ibama passará a apreender as cargas que não estiverem acompanhadas por documento eletrônico integrado. A adequação do Estado da Bahia mostra a disposição no atendimento dessa obrigação, além de mostrar que o DOF é um sistema robusto e eficaz no combate ao transporte ilegal de madeira, lenha e carvão, afirma Chaves.

Com a integração do Estado da Bahia, faltam apenas os Estados do Ceará e Minas Gerais integrarem o seu sistema. Para os Estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Maranhão ainda falta à integração das informações de comercio interno de produtos florestais. “Acreditamos que no dia 01 de janeiro 100% do controle florestal no país estará informatizado e integrado. Será um grande passo no combate à exploração ilegal”, afirma Hummel.
José Humberto Chaves

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.