Panorama
 
 
 

CENTRO ACADÊMICO DA UNISO REALIZA 1ª CONFERÊNCIA SOBRE MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2007

07/12/2007 - Os alunos do curso de Gestão Ambiental, da Universidade de Sorocaba – UNISO, constituem um grupo extremamente dinâmico e afinado com as questões sobre meio ambiente. Uma das mostras desse interesse é o próprio centro acadêmico, fundado no dia 20 de setembro último, cujo patrono é o engenheiro sanitarista Celso Eufrásio Monteiro, já falecido, que foi gerente da agência da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, em Sorocaba, além de ter sido um dos fundadores da Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar – CICPAA, criado na década de 1960 por prefeituras da região do ABC e considerado o embrião dos órgãos de controle ambiental, no país.

Além disso, em pouco mais de dois meses de existência, realizou, nesta quinta-feira (06/12), a sua 1ª Conferência sobre o Meio Ambiente, convidando o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, para proferir a primeira conferência, onde ele falou sobre “Políticas Públicas e o Programa Município Verde”.

Graziano foi recebido pelo pró-reitor Rogério Augusto Penteado, pelo coordenador do curso de Gestão Ambiental, Nobel Penteado, e pelo presidente do centro acadêmico, Eduardo Luís Ferreira, com os quais compôs a mesa, que contou ainda com o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, e o vereador Jessé Nunes, da Frente Parlamentar Ambiental.

Em sua palestra, o secretário salientou que o maior investimento de um governo deve ser em gestão. “A gestão pública carece de critérios e de um melhor planejamento, para alcançar os resultados devidos”, explicou. É esse princípio que permeia os 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, que define as ações e avalia os resultados.

“É o caso do programa Município Verde, que constitui um modelo de gestão com a finalidade de descentralizar a agenda ambiental, para delegar às prefeituras atribuições que o Executivo estadual não conseguiria assumir”, disse. Dos 645 municípios paulistas, 560 aderiram ao programa, assumindo o compromisso de solucionar problemas relativos a esgoto, qualidade das águas, lixo, arborização, preservação de mata ciliar e outros.

Segundo Graziano, em janeiro próximo, deverá estar pronta uma sistemática de avaliação das atividades desenvolvidas pelos municípios. “Em março, já estaremos pontuando os trabalhos desenvolvidos pelos participantes do programa e os que obtiverem as melhores notas receberão certificados, com os quais terão acesso privilegiado aos recursos do Estado”, acrescentou.

Para o secretário, o programa Município Verde constitui um exemplo de política pública, definindo objetivos a serem alcançados, os meios representados pelo apoio técnico oferecido pelos órgãos da Secretaria do Meio Ambiente, os resultados e as avaliações, além de conceder estímulos, que são as facilidades de acesso às diversas fontes de recursos geridos pelo Governo do Estado. Ao finalizar, lembrou que, como um incentivo extra, os municípios que apresentarem os melhores resultados serão contemplados com o Prêmio André Franco Montoro.
Texto: Newton Miura
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.