Panorama
 
 
 

EVENTO REFORÇA MOBILIZAÇÃO GERAL PELA REDUÇÃO DO TEOR DE ENXOFRE NO DIESEL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2007

04/12/2007 - O secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, declarou que o governo paulista “não vai arredar o pé” de exigir da Petrobrás e da Agência Nacional do Petróleo – ANP as medidas necessárias visando o cumprimento da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) 315/02, que estabelece os limites de emissão dos poluentes atmosféricos para os veículos a diesel fabricados ou comercializados no país a partir de janeiro de 2009 – quando deveria entrar em vigor a última fase do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

“É mais que um movimento de defesa do meio ambiente, é um movimento de defesa da vida”, alertou Graziano, no seminário “A qualidade do diesel combustível e seus efeitos no meio ambiente urbano”, coordenado pelo deputado estadual Davi Zaia (PPS), nesta segunda-feira (03/12), na Assembléia Legislativa de São Paulo – ALESP. O secretário vem liderando e participando de uma série de reuniões e eventos que fazem parte da grande mobilização do governo e da sociedade civil, com o objetivo de ver a resolução do CONAMA cumprida, como no ato público, no último dia 12/09, na unidade do SESC Vila Nova, na capital, e no encontro, na própria Secretaria do Meio Ambiente (SMA), no dia 31/10, com a presença de representantes de setores técnicos do governo paulista, procuradores do Estado, Prefeitura de São Paulo e entidades civis.

O deputado Davi Zaia destacou o projeto de lei, de sua autoria, que determina o padrão máximo de emissão de enxofre em 20 ppms (partes por milhão). “A tecnologia atual já é capaz de produzir um diesel de maior qualidade”, ressaltou. Atualmente, o óleo diesel comercializado no país tem 2.000 ppms, valor reduzido para 500 ppms apenas nas regiões metropolitanas.

Luiz Alberto Amador Pereira, do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP avalia que a poluição na Região Metropolitana de São Paulo causa a morte precoce de 2 mil pessoas por ano. “Com a melhora da qualidade do diesel, há uma redução de emissão de material particulado (MP) e outros poluentes, que diminuirão os gastos com internações e tratamentos pulmonares”, assinalou.

Segundo John Butcher, do movimento “Nossa São Paulo Outra Cidade”, o objetivo da ong é mobilizar e sensibilizar a sociedade para melhorar a qualidade de vida na capital. “Esperamos que o desenvolvimento da cidade siga a linha da sustentabilidade. Temos tecnologia para mudar as coisas, precisamos é de vontade política”, disse. Segundo a vereadora Soninha (PPS), também presente no seminário, ninguém discorda da importância da redução do teor de enxofre no diesel, pelo fato da questão ser tão fácil e óbvia. “Se não forem obrigadas, as empresas não reduzirão a emissão de poluentes por vontade própria, apesar de possuírem a tecnologia necessária”, anunciou.

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS) afirmou que é permitido, a cada estado, estabelecer limites de emissão de poluentes e anunciou uma nova rodada de discussão com participantes do CONAMA e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA. “Temos que jogar muito forte, com pressão, para obter uma solução”, declarou.

No encerramento, o deputado Davi Zaia declarou que tanto o seminário quanto o projeto de lei surgiram para somar esforços para ampliar a mobilização já existente, para que a resolução do CONAMA seja cumprida. “Há uma data marcada para a vigência desta resolução e espero chegar lá e poder dizer que conseguimos”, concluiu.
Texto: Valéria Duarte
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.