Panorama
 
 
 

INCRA/AP ASSINA TERMO PARA UNIFORMIZAR LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

04/12/2007 - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Amapá, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) firmaram acordo, através de Termo de Referência Técnico, para a uniformização dos procedimentos de licenciamento ambiental (obtenção de Licença de Instalação - LI e Licença de Operação - LO) dos Projetos de Assentamentos do estado. O documento foi assinado no dia 19 de novembro do corrente ano.

Um dos documentos obrigatórios para a obtenção da licença é o Projeto Básico do Assentamento (Plano de Desenvolvimento de Assentamento – PDA e/ou Plano de Recuperação de Assentamento – PRA), que será elaborado por uma equipe multidisciplinar, contando com a participação efetiva de representantes de associações dos assentados, dos técnicos de Assessoria Técnica Social e Ambiental (ATES), dos orientadores de projetos de assentamentos e/ou técnicos do Setor de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra/AP.

No Termo de Referência Técnico foi especificado como serão conduzidos os estudos de diagnóstico das áreas dos assentamentos: meio natural (tipos de solo, relevo, recursos hídricos, fauna, uso atual do solo e cobertura vegetal, clima e dados metereológicos); e sócio-econômico e cultural (histórico do projeto de assentamento, população e organização social, infra-estrutura física, social e econômica, sistema produtivo, saúde, educação, cultura).

O Termo de Referência traz uma inovação ao exigir nesses estudos que se identifiquem e avaliem os impactos ambientais existentes, bem como sejam implantadas medidas mitigadoras, compensatórias e programas ambientais nestas áreas.

+ Mais

Assentamentos de SC participam de projeto de recuperação ambiental

05/12/2007 - Os assentamentos do município de Passos Maia, em Santa Catarina, farão parte de um programa-piloto de recuperação ambiental desenvolvido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado. O trabalho será realizado em 14 comunidades de assentados e compreenderá basicamente a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), que são as margens de rios, córregos e fontes d’água, além de um programa de educação ambiental voltado para assentados de todas as idades.

O edital para a execução do projeto, na modalidade de pregão eletrônico, já está disponível no site www.comprasnet.gov.br, e as propostas podem ser enviadas até o próximo dia 14. A empresa vencedora terá o período de um ano para executar os serviços, sendo que preço máximo que consta no edital é de aproximadamente R$ 289 mil

O programa faz parte do trabalho de licenciamento ambiental dos assentamentos catarinenses. Os 14 assentamentos já obtiveram a Licença Ambiental de Operação (LAO) com a recomendação da Fatma, órgão ambiental do estado, de que fossem realizadas ações mitigadoras e de recuperação. “Estamos iniciando um processo que visa mudar a realidade dos assentamentos de Santa Catarina, principalmente com a recuperação de um passivo ambiental que existia antes mesmo da desapropriação dessas áreas para a reforma agrária”, ressaltou o superintendente do Incra/SC, João Paulo Strapazzon.

A recuperação das áreas de APP será feita com o plantio de mudas nativas nas margens dos cursos d’água da região. Para tanto, os técnicos do Incra/SC estão estudando quais são as espécies mais adequadas e menos suscetíveis a pragas e doenças para a região. Já as ações de educação ambiental vão se concentrar na conscientização dos assentados da necessidade de preservação das áreas de APP e de reservas legais. Além disso, serão repassadas informações sobre sustentabilidade, mostrando que é possível aliar produção, renda e preservação ambiental.

+ Mais

Processo sobre Horto Florestal passa para a Justiça Federal

07/12/2007 - O Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou, nesta quarta-feira (5), que a competência para o julgamento do processo relativo ao Horto Florestal Tatu, em Limeira (SP), passe da Justiça Estadual de Limeira para a Justiça Federal de Piracicaba.

A decisão favorável ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi concedida mediante antecipação de tutela. Na semana passada, o Incra entrou com agravo de instrumento contra determinação do juiz federal substituto João Carlos Cabrelon de Oliveira, que havia declinado de sua competência para julgar o caso, considerando que o processo deveria retornar à Justiça Estadual de Limeira.

Com a transferência do processo para a Justiça Federal, concedida pelo relator da 2ª Turma do TRF da 3ª Região Dr. Nelton dos Santos, o Incra passa a ser reconhecido como parte do processo.

 
 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.