Panorama
 
 
 

BROTAS ASSUME ATRIBUIÇÕES DO ESTADO NA FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2007

12/12/2007 A Prefeitura do Município de Brotas vai passar a exercer atividades de fiscalização e licenciamento ambientais, assumindo atribuições de órgãos vinculados à Secretaria do Meio Ambiente do Estado em casos de empreendimentos de impacto local. Com essa finalidade, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, e o prefeito de Brotas, Orlando Pereira Barreto, assinaram nesta terça-feira (11/12) um convênio que prevê a cooperação institucional, com a prestação de apoio e orientação técnica pelos órgãos do Estado ao município, para o exercício dessas atividades.
Segundo Graziano, o atual governo estadual está investindo no aperfeiçoamento da gestão pública, promovendo a descentralização administrativa. “Queremos que os municípios participem da política ambiental”, disse. “Brotas, que desenvolve intensas atividades na área do turismo, já investe na preservação dos recursos da natureza e agora vai investir na sua proteção exercendo as atividades de fiscalização e licenciamento”, acrescentou.

O secretário explicou que o Governo do Estado desenvolveu os 21 Projetos Ambientais Estratégicos, entre os quais o programa Município Verde, para fortalecer as ações das prefeituras. “Desta maneira, estamos privilegiando a gestão para alcançarmos resultados efetivos, como a sociedade pleiteia”, afirmou.

O prefeito Orlando Barreto comemorou a assinatura do convênio, lembrando que o município já vem desenvolvendo, há 25 anos, um intenso trabalho de preservação do meio ambiente. “A assinatura do convênio vai ser um marco para o nosso município, pois vai possibilitar a desburocratização e a agilização das atividades de fiscalização e licenciamento, com ganhos para toda a sociedade”, enfatizou.

O convênio

As atividades a serem licenciadas pelo município envolvem as áreas de transporte, saneamento, projetos de lazer e outras. Na de transportes, por exemplo, incluem prolongamento de vias públicas, construção e ampliação de pontes, recuperação de aterros e contenção de encostas, recuperação de estradas vicinais e obras de arte e construção de aeródromo civil privado ou heliponto.

Na área de saneamento incluem, entre outros, a construção de reservatórios, estações elevatórias e estações de tratamento de água, condicionada a obtenção de outorga do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, adutoras de água ou coletores de esgotos com diâmetro de até 600 mm e canalizações, bacias de contenção de cheias e outras.

Além de projetos de equipamentos de lazer, o convênio inclui o licenciamento de agroindústrias com área construída de até 2 mil m2, linhas de transmissão de energia elétrica de até 13.88 volts, açudes e outros.

Autorizações para a supressão de fragmentos florestais de Mata Atlântica, corte de árvores incluídas nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção ou supressão de vegetação de cerrado estão condicionadas a apreciação prévia do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN.
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.