Panorama
 
 
 

NEGLIGÊNCIA NO MAR: VAZAMENTO DE ÓLEO ATINGE CORÉIA DO SUL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2007

Negligência no mar: vazamentos de óleo atingem Coréia do Sul e, agora, Noruega

12 de Dezembro de 2007 Internacional — Em uma semana, cerca de 15 mil toneladas de petróleo foram derramados nos oceanos em apenas dois acidentes. Greenpeace denuncia incapacidade de empresa norueguesa de tomar medidas ambientais para evitar esse tipo de desastre.

Menos de uma semana depois do gigantesco derramamento de óleo no litoral da Coréia do Sul, que causou comoção internacional pela destruição ambiental que provocou, outro vazamento ocorrido nesta quarta-feira causa apreensão, desta vez a 200 quilômetros da costa da Noruega.

Cerca de 4 mil toneladas (ou 25 mil barris) de óleo cru vazaram da plataforma Statfjord A, no Mar do Norte, durante operação de abastecimento do navio-tanque Navion Britannica, em condições climáticas desfavoráveis - vento e ondas fortes.

O vazamento está sendo considerado o segundo maior da história da Noruega. O óleo derramado está seguindo para o norte e provavelmente não atingirá nenhuma terra. As ondas estão muito altas para permitir o uso de bóias e qualquer outro esquema de retenção do óleo.

A região onde ocorreu o vazamento é considerada rica em recursos pesqueiros e fica ao norte da área que o Greenpeace propõe para a criação da reserva marinha Viking Bank.

"Esse acidente nos confirma novamente que a StatoilHydro (empresa responsável pela plataforma) é incapaz de tomar as medidas ambientais necessárias para evitar esse tipo de acidente", afirma Truls Gulowsen, do Greenpeace Noruega, que questiona o fato da empresa realizar abastecimento de navios-tanques em tais condições climáticas adversas.

Na semana passada, 10,5 mil toneladas de petróleo foram derramadas no litoral sul-coreano, afetando dezenas de quilômetros de costa, entre as quais zonas pesqueiras do país.

Duzentos navios e cinco aviões estão trabalhando na limpeza e contenção do óleo, além de 16 mil soldados, policiais, funcionários e voluntários. Apesar de todo o esforço, foram recolhidas apenas 915 toneladas de petróleo e quase 5 mil de lixo até o momento.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.