Panorama
 
 
 

PLENÁRIO DO STF MANTÉM SUSPENSA IMPORTAÇÃO DE PNEUS USADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

12 de Dezembro de 2007 - Mariana Jungmann e Ana Luiza Zenker - Repórteres da Agência Brasil - Brasília - Uma votação no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve hoje (12) a decisão da presidente do tribunal, ministra Ellen Gracie, que proibiu as empresas Bs Colway Social e Tal Remoldagem de Pneus LTDA de importarem carcaças de pneus para remoldagem. A decisão suspende liminares que estavam em vigor permitindo as importações.

Segundo informações da assessoria de imprensa do STF, Ellen Gracie apresentou dados do Ministério do Meio Ambiente que apontam que esse tipo de importação trouxe para o Brasil cerca de 15 toneladas (ou 3 milhões de carcaças) de pneus classificados como "inservíveis". A ministra considerou que esse material traz danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Ainda de acordo com texto publicado pela assessoria do STF na página do tribunal, os ministros Eros Grau, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski votaram contra a proibição, argumentando que essas empresas estavam sendo tratadas de forma desigual, já que outras empresas não foram impedidas de praticar esse tipo de importação. O ministro Marco Aurélio, segundo o texto, também defendeu que o Supremo discuta o assunto de forma mais ampla com a Procuradoria Geral da República e os advogados de defesa.

O governo brasileiro proibiu a importação de pneus usados e reformados em 1991, mas seguidas liminares judiciais permitiam que as carcaças fossem importadas para serem recauchutadas por empresas brasileiras.

Além disso, o Brasil só pode importar pneus dos países do Mercosul. Por conta disso, a União Européia questionou a prática brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC). A última decisão da OMC determinou que o Brasil suspenda definitivamente, inclusive de países do Mercosul, a importação de carcaças e de pneus usados.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.