Panorama
 
 
 

DECRETO PRESIDENCIAL CRIA DIA DO BIOMA PAMPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2007

Porto Alegre (14/12/07) - Um Decreto publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva institui o dia 17 de dezembro, Dia do Bioma Pampa. A data da comemoração foi escolhida em homenagem ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger.

A primeira comemoração do Dia do Bioma será realizada na segunda-feira (17/12), a partir das 10:30. O evento será promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Superintendência do Ibama do Rio Grande do Sul, e contará com o lançamento do trabalho técnico intitulado Mapeamento da Cobertura Vegetal do Bioma Pampa.

O local do encontro será no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS, na Avenida Paulo Gama, s/n, 1º andar, e contará com lançamento de cartaz e folheto alusivo ao Bioma e de apresentação do Mapeamento da Cobertura Vegetal do Bioma Pampa, que será feita por Heindrich Hasenack do Departamento de Ecologia da Universidade. Além disso, serão entregue um conjunto de 23 cartas temáticas para instituições de gestão e pesquisa em biodiversidade do Rio Grande do Sul.
Maria Helena Firmbach Annes

+ Mais

Árvore de Natal produz reflexão ecológica

Brasília (17/12/07) – Estudantes, sem-terra e madeireiros visitam a Superintendência do Ibama em Porto Velho, Rondônia, para conhecerem uma árvore de Natal diferente. Em vez de galhos, motosserras. No lugar de bolas, cabaças e ouriços. Materiais apreendidos durante fiscalizações contra extração ilegal de madeira e desmatamentos não autorizados em diversas operações do Ibama em Rondônia.

A obra, exposta desde sexta-feira em frente ao prédio do Instituto, evoca uma mensagem ímpar, além dos votos tradicionais de fim de ano. Essa é a proposta ecológica do Núcleo de Educação Ambiental que tem à frente o servidor e artista plástico Júlio Carvalho. “A idéia é gerar reflexão a partir do desvio da concepção original do objeto”, explica Carvalho. Segundo ele, os materiais apreendidos quando objetos de arte podem servir para motivar a utilização racional do recurso natural.

A árvore de Natal é umas das mais recentes criações da coleção do artista multifacetado Júlio Carvalho, natural de Porto Velho. As obras de Júlio Carvalho, que, além de escultor, é escritor, pintor e compositor, são inspiradas puramente no regional, nas espécies mais simples. Trazem consigo um alerta para a necessidade de preservação, mostrando o lado sombrio da destruição, não só para as pessoas urbanas como também para os ribeirinhos - aqueles que convivem diariamente com sua fonte de inspiração. Suas obras, em sua maioria, são de grande porte e intrigam profundamente.

Ele já produziu mais de 1200 peças entre esculturas e baixos-relevos em alumínio, ferro, bronze, cobre, aço, madeira e concreto. O cotidiano local, as ricas lendas do folclore regional e a história do Estado de Rondônia compõem o cenário inspirador do artista. Suas obras fazem parte de diversas coleções particulares e decora inúmeras instituições públicas e privadas nas cidades do estado de Rondônia, assim como, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.

Júlio Carvalho já participou de exposições individuais e coletivas em Porto Velho, Manaus, Brasília e Rio de Janeiro. Nos últimos anos vem se destacando na produção de obras de grande porte, tais como intervenções urbanas, painéis em mosaicos, em alumínio e esculturas em ferro. Dentre essas obras destacam-se o Monumento da Praça do Jamari, na cidade de Ariquemes e O Indígena, exposta na BR364.

+ Mais

Novos procuradores participam de curso de treinamento

Brasília (17/12/2007) - Durante o último fim de semana, na Academia de Tênis em Brasília, houve curso de treinamento dos novos Procuradores Federais do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Dos 54 novos procuradores, 28 tomaram posse no cargo no dia 10/12, e os outros 26 são procuradores que vieram removidos de outros órgãos. O ministro interino do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, abriu o curso.

Capobianco ressaltou que a chegada dos novos procuradores é um reflexo da decisão do governo federal de reforçar a área ambiental. Segundo ele, o fato de haver uma procuradoria unificada para o Ibama e o Instituto Chico Mendes aumenta a capacidade de gestão. “O importante é saber que a procuradoria é especializada em meio ambiente”, comemora, lembrando que a atuação de uma autarquia depende do trabalho da outra.

Sobre a importância do trabalho a ser realizado, o ministro interino afirmou que os procuradores darão a segurança de que as ações das autarquias são legais. “É a viabilização da nossa existência”. Capobianco enfatizou que o Brasil é um país megadiverso e que há grande repercussão a cada decisão na área ambiental.

Antes das palavras do ministro interino, os procuradores foram saudados pela procuradora chefe-substituta, Cynthia Passos, e assistiram ao vídeo de boas-vindas gravado pela procuradora chefe Andréa Vulcanis. Ela não esteve presente, pois Francisco, seu segundo filho, nasceu na madrugada do próprio sábado.

Para Andrea, o procurador federal que trabalha junto ao Ibama/ICMBio recebe uma dádiva. “Estamos defendendo algo superior; estamos à frente do futuro deste país e, quiçá, do planeta”, disse, entre outras mensagens de estímulo aos novos procuradores. Com base na própria experiência, a procuradora chefe assegurou que trabalhar com a causa ambiental é garantia de realização profissional.

Os procuradores estão animados com o novo trabalho. Maurício Yagu, por exemplo, percebeu que as autarquias têm missões muito importantes. “O que vi até agora me deixou empolgado”. Já Victor Yuri sempre se interessou pela área ambiental, mas espera um contato maior com a realidade do trabalho para se manifestar.

Logo após a abertura do evento, os procuradores ouviram o presidente substituto do Ibama e diretor de Licenciamento, Roberto Messias, e os diretores do Instituto Chico Mendes: Rômulo Mello, de Conservação da Biodiversidade; e Silvana Canuto, de Planejamento, Administração e Logística; e o representante da Diretoria de Unidades de Proteção Integral, Ricardo Castelli. Também ouviram exposições dos representantes do Ibama: das diretorias de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, José Humberto, e da de Proteção Integral, Marcelo Cruz.
Luis Lopes

+ Mais

Brigadas controlam incêndio no Parna Chapada Diamantina

Brasília (17/12/07) – Foram controlados os incêndios detectados na quinta-feira, 13, no interior Parque Nacional da Chapada da Diamantina, na Bahia. A informação é do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama. Segundo Elmo Monteiro, chefe do Prevfogo, há indícios de os incêndios serem criminosos.

Assim que o Ibama detectou os focos de calor, repassou à direção do parque as coordenadas. A brigada da unidade de conservação federal constatou os incêndios nas regiões de Guiné e Palmeiras e agiu imediatamente. Vieram reforços das brigadas voluntárias, num total de cem pessoas. O Parna continua em alerta contra o surgimento de novos focos.

Segundo a Lei de Crimes Ambientais, a pena para quem provocar incêndio em unidade de conservação ambiental é de reclusão de dois a quatro anos e multa. A multa administrativa do Ibama é de R$ 1,5 mil por hectare queimado.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.